NOVA AURORA

PARANÁ

Policiais militares levam tranquilidade para os foliões em Guaratuba

Publicado em

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) esteve presente com policiamento preventivo e repressivo durante todos os eventos de Carnaval realizados em Guaratuba, no Litoral, entre a noite da última sexta-feira (17) e esta segunda-feira (20).

Na noite desta segunda-feira, com a presença da tradicional Guaratubanda, os militares estaduais estimam que cerca de 600 mil pessoas acompanharam os desfiles e trios-elétricos que seguiram pela Avenida 29 de abril, entre a Praia de Guaratuba e a Praia dos Namorados.

As equipes atuantes na Operação Carnaval em Guaratuba iniciaram o policiamento horas antes da primeira apresentação e só encerraram as atividades já na manhã desta terça-feira (21), após a dispersão de todo o público.

O secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, acompanhou a atuação da Polícia Militar e aprovou a estratégia de policiamento adotada durante todo o percurso.

“A estratégia de policiamento foi bem alinhada pelos comandantes e isso proporcionou eventos tranquilos, não só em Guaratuba, mas em todas as cidades do Litoral, com a atuação do efetivo local, do reforço do Verão Maior Paraná e das unidades especializadas, além da integração com as demais forças de segurança”, frisou.

Leia Também:  Policiais do Deppen-PR falam sobre prevenção às drogas a alunos de colégio estadual

Para o capitão Silvio Cordeiro, responsável pelo comando das equipes durante o Carnaval em Guaratuba, o trabalho dos últimos dias proporcionou aos foliões mais segurança.

“Nossas equipes foram posicionadas durante todo o percurso, quadra a quadra, possibilitando uma ação rápida e efetiva de resposta para qualquer situação. Contamos com o apoio também das especializadas que permitiram um perímetro maior de segurança para todos”, completou.

Para o Rogério Almeida, que estava na avenida com a família toda, a presença da Polícia Militar fez com que eles ficassem durante todo o evento. “A gente se sente mais seguro ao ver que os policiais estão em cada esquina. Trouxe meus filhos para assistirem os desfiles e os trios e estão aproveitando muito, com segurança”.

Aline Corrêa estava acompanhada das amigas a afirmou que, depois de dois anos sem Carnaval, conseguiu aproveitar muito. “Vimos viaturas e policiais durante todo o percurso e isso foi muito bom, não tivemos nenhum problema e aproveitamos do início ao fim sem ver nenhuma confusão”.

Leia Também:  Programa do Estado apoia estudos sobre violência contra mulheres no Paraná

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reuniu uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste, como atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e eventos esportivos, além de outras práticas relacionadas ao entretenimento. O reforço de policiamento nesses locais continua até o fim do Carnaval.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Published

on

By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

Leia Também:  Filhote de onça com ferimentos graves é resgatado por técnicos do IAT em Umuarama

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Leia Também:  Com investimento do Estado, Hospital Zona Norte de Londrina bate recorde de cirurgias eletivas

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA