NOVA AURORA

PARANÁ

Com previsão de dobrar consumo de água no Carnaval, Sanepar reforça abastecimento no Litoral

Publicado em

O Carnaval e o calor devem movimentar o Litoral do Paraná, com grande fluxo de pessoas nas praias e aumento no consumo de água potável. No mês de janeiro e nesta primeira quinzena de fevereiro, a média de consumo foi de 58 milhões de litros de água por dia. A expectativa é, que no Carnaval, o consumo diário chegue a 70 milhões de litros de água, um pouco mais do que o dobro da média diária de 33 milhões de litros fora da temporada.

Para assegurar a regularidade no abastecimento neste último feriado do verão, a Sanepar mantém a estrutura de reforço de reservação e distribuição de água. Desde o início da temporada, estão em operação seis reservatórios modulares extras, com capacidade de 70 mil litros de água cada. Essas unidades ficam em áreas estratégicas de Matinhos e Pontal do Paraná. Também estarão à disposição no feriado seis caminhões-pipa que injetam água potável nos reservatórios e diretamente na rede de distribuição, conforme a demanda.

Leia Também:  Polícia Militar lança a Operação Natal e reforça a segurança em todo o Paraná

No Centro de Controle Operacional, em Matinhos, a Sanepar acompanha em tempo real o nível dos reservatórios e a pressão da água em 50 pontos de rede. Esse monitoramento antecipa o diagnóstico e a resolução de problemas no abastecimento em todo o Litoral.

Mesmo com todas essas ações, a Sanepar alerta para que moradores e veranistas façam uso racional da água, evitando desperdício. As dicas são simples:

– Tome banhos mais rápidos (no máximo, cinco minutos);

– Não deixe crianças brincando com chuveiros e mangueiras;

– Mantenha limpa a água das piscinas infantis com o uso de água sanitária, sem esvaziá-las;

– Cubra as piscinas infantis à noite para evitar evaporação e conservar a água limpa, sem esvaziá-las;

– Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes e fazer a barba. Abra somente na hora do enxágue;

– Ao lavar a louça, limpe os restos de comida dos pratos e panelas e só depois abra a torneira para molhá-los. Com a torneira fechada, ensaboe toda a louça e, então, abra a torneira para enxaguar;

– Evite lavar o carro durante a temporada. Faça isso depois que retornar de viagem;

Leia Também:  Limpeza de reservatórios pode afetar o abastecimento em distrito e bairros de Pato Branco na terça-feira

– Não lave calçadas ou o quintal durante a temporada. Use vassoura para tirar a sujeira.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com 70% das ações executadas, programa Paraná Urbano III entra na reta final

Published

on

By

Representantes da Secretaria de Estado das Cidades se reuniram nesta quarta-feira (9), em Curitiba, com o chefe da Missão de Supervisão do Programa Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Urbano e Melhorias de Infraestrutura Municipal – Paraná Urbano III (BR-L1520), Jorge Silva Herreros, que é especialista em Habitação e Desenvolvimento Urbano do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Participaram da reunião o secretário das Cidades, Guto Silva, e a superintendente executiva do Paranacidade, Camila Mileke Scucato.

A reunião definiu um cronograma de conclusão do Paraná Urbano III, que foi assinado em 2020 e já teve 77% dos componentes executados. O prazo final é abril de 2026. São três componentes: o primeiro, mais institucional, com recursos para os municípios contratarem Cadastro Territorial e Plano Diretor, e um segundo voltado à infraestrutura, como pavimentação, praças, o Centro de Idosos, Centros de Referência e outras obras. O terceiro componente é o fortalecimento do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM). O empréstimo é de US$ 118 milhões.

Entre os projetos concluídos e em andamento que levam a este nível de execução estão, por exemplo, a revisão do plano diretor municipal de Itambaracá e Japurá; a instalação de sistema solar fotovoltaico em Pato Branco; a pavimentação de vias com requalificação urbana em Pitanga; a implantação de rede de iluminação pública em LED em Araruna; e a reforma de ginásio de esportes em Verê, entre outras obras.

Leia Também:  Limpeza de reservatórios pode afetar o abastecimento em distrito e bairros de Pato Branco na terça-feira

“Foi uma reunião importante com o BID, que já tem uma tradição de parceria com o Paranacidade, com a Secretaria das Cidades, pelos diversos projetos que ajudam no fortalecimento e no desenvolvimento dos municípios do Paraná”, disse o secretário. “E mais importante do que o recurso do BID é essa jornada de aprendizagem, de protocolos, de formato de políticas públicas, que ajudam a gente a aperfeiçoar nossos mecanismos, a calibrar as políticas públicas”.

“Estamos analisando todos os pontos para que, juntos, possamos fazer os ajustes necessários. Vamos supervisionar as atividades em execução, com foco no cumprimento dos produtos críticos de cada componente, revisar ações a serem realizadas e posicionarmos o BID sobre os trabalhos que já estão sendo contratados”, complementou Camila.

Até o momento esse trabalho mostrou que a cada R$ 1 milhão investido no Paraná em obras públicas urbanas são gerados 42 novos empregos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA