NOVA AURORA

PARANÁ

Aventura e economia aquecida: 29º Rally Transparaná atravessa o Estado na próxima semana

Publicado em

As estradas do Paraná recebem na próxima semana a 29ª edição do Rally Transparaná, com um roteiro passando por mais de 173 municípios. Cruzando o Estado da Costa Oeste à Costa Leste, a competição tem como objetivo mostrar as belezas naturais e fomentar o esporte de aventura por meio do turismo, ações sociais e ambientais que contribuem com a distribuição de renda para todas as cidades que recebem o evento.

O maior rally de regularidades das Américas é uma realização do Jeep Clube de Curitiba, em conjunto com o Governo do Estado – o evento integra a programação dos Jogos de Aventura e Natureza (JAN).

Com seis dias de muita aventura, o rally tem início na segunda-feira (20) em Foz do Iguaçu, no complexo Movie Cars, com a largada promocional de todas as categorias, e chegada em Curitiba, no Palácio Iguaçu, no sábado (25).

Além de Foz do Iguaçu e da Capital, os comboios irão percorrer as quatro regiões do Estado, com paradas estratégicas em mais 11 cidades hospedeiras: Cascavel, Guaíra, Laranjeiras do Sul, Guarapuava, Maringá, Barracão, Pato Branco, União da Vitória, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e Castro. O número de cidades percorridas, no total, pode variar conforme a rota que o participante traçar.

Leia Também:  Estado atende cerca de 37 mil animais domésticos e silvestres em 2022

São mais de 200 inscritos nas 12 categorias de carros e motos: Rally 4×4 Master, Rally 4×4 Graduados, Rally 4×4 Turismo, Rally 4×4 Light, Trilha 4×4, Passeio Adventure, Big Trail Enduro, Big Trail Turismo, Big Trail Turismo Garupa, Big Trail Turismo Duplas, Big Trail Turismo Feminina e Big Trail Turismo até 450cc.

De acordo com o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, a edição de 2023 será uma das maiores já realizadas. “Na semana do Carnaval teremos a largada do grande Rally Transparaná, que é a maior prova de regularidades da América Latina. Teremos mais de 200 inscritos que vão percorrer as quatro regiões do Paraná movimentando o turismo e a economia”, disse.

O diretor de Inovação e Desenvolvimento do Esporte, Tiago Campos, também destaca os benefícios do rally. “O objetivo do evento e dos Jogos de Aventura e Natureza é movimentar as cidades economicamente e turisticamente, além de gerar empregos. Será uma grande festa em todos os municípios hospedeiros. Esses jipes passam, os participantes se hospedam, se alimentam nas regiões, os familiares e todo o staff acompanham, movimentando todas as cidades envolvidas”.

Leia Também:  Fórum prepara sugestões para desburocratizar operação de micro e pequenas empresas

Veja a programação:

Abertura

Segunda-feira, 20/02, às 18h30h, em Foz do Iguaçu

Movie Cars – Parque Nacional do Iguaçu – Rodovia das Cataratas – BR 469, km 20 nº 11.547

Largada

Terça-feira, 21/02, às 7h, em Foz do Iguaçu

Movie Cars – Parque Nacional do Iguaçu – Rodovia das Cataratas – BR 469, km 20 nº 11.547

Chegada

Sábado, 25/02, no período da tarde, em Curitiba

Palácio Iguaçu – Praça Nossa Senhora de Salette s/n – Centro Cívico

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  PAUTA DIA 02 - 10H: GOVERNADOR INAUGURA NOVA ESTRUTURA DO COLÉGIO ESTADUAL INDÍGENA CACIQUE GREGÓRIO KAEKCHOT, EM MANOEL RIBAS

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Entre janeiro e março, Receita Estadual arrecadou R$ 3,71 bilhões com o IPVA 2024

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA