NOVA AURORA

PARANÁ

Indicada pelo Banco Mundial, Sanepar inicia consultoria técnica na Argentina

Publicado em

A Sanepar iniciou nesta segunda-feira (13) um trabalho de colaboração técnica com a empresa argentina Serviço de Água e Manutenção do Estado Provincial (Sameep), na cidade de Resistência, Província de Chaco. Indicada pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird)/Banco Mundial, a companhia paranaense irá contribuir para o aprimoramento do sistema de esgotamento sanitário na região metropolitana de Gran Resistencia.

Três profissionais da Sanepar – um técnico em química da área de Pesquisa e Inovação e dois engenheiros de Projetos Especiais e de Desenvolvimento Operacional – farão visitas técnicas nas instalações das unidades operacionais da ETE e reuniões com a equipe da empresa de saneamento da região do Chaco durante esta semana.

A Sanepar foi recomendada para esta parceria pelo fato de deter ampla experiência na tecnologia de reatores anaeróbios de fluxo ascendente (UASB), a mesma adotada pela empresa argentina. A companhia paranaense tem o maior parque do mundo de reatores anaeróbios de tratamento de esgoto doméstico e é referência internacional em planejamento, projeto, obra, operação, manutenção, pesquisa e inovação nesta tecnologia.

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, participou na manhã desta segunda-feira (13), por videoconferência, da reunião de abertura dos trabalhos com o governador da Província do Chaco, a presidente da Sameep e representante do Banco Mundial.

Leia Também:  Governo sanciona fundo voltado para investimentos em infraestrutura

“Para nós é motivo de grande alegria poder colaborar para o sucesso desta planta, além de ser uma oportunidade de aprendizado para a nossa equipe. Quando transmitimos conhecimento, também aprendemos. Esta unidade irá promover saúde pública aquela região. É importante comparar os indicadores de doenças de veiculação hídrica antes e depois da operação desta ETE para constatar a melhoria das condições de saúde”, disse o presidente.

O governador da Província do Chaco, Jorge Capitanich, afirmou que a obra é bastante estratégica no atendimento à população da região metropolitana da província. “Agradeço ao Banco Mundial e à Sanepar, que enviou seus técnicos a fim de que esta planta seja operada de forma adequada para alcançarmos alta qualidade nos serviços. Este intercâmbio vai contribuir na capacitação de nosso quadro técnico na otimização da gestão para que tenhamos altos níveis de atendimento”, afirmou.

A especialista sênior em Água e Saneamento do Banco Mundial, Maria Catalina Ramírez, destacou a importância dos projetos inovadores e sustentáveis em água e saneamento para elevar os índices de cobertura. “É a primeira planta com esta tecnologia na Argentina, o que é um grande desafio em termos operacionais e trará grandes resultados de sustentabilidade e economia. É muito importante a conexão entre os pares de saneamento na transferência de conhecimento”, disse. O Banco Mundial é o agente financiador da obra.

Leia Também:  BRDE se consolida como Banco Verde ao integrar negócios ligados à biodiversidade

A presidente da Sameep, Escribana Noelia Canteros, também destacou o benefício a toda a comunidade do Chaco trazido com essa parceria. “Vamos promover maior profissionalização e capacitação de nossa equipe nesta planta para que seja um grande exemplo para toda a República Argentina”, afirmou.

Da parte da Sanepar, também participaram da reunião por videoconferência os diretores Leura Conte de Oliveira (Investimentos) e Sérgio Wippel (Operações); na Argentina estavam o gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Possetti; e os profissionais Murilo Duma, Cesar Augusto Marin e Leandro Correa Bertonha. Da parte da Sameep, participaram a diretora Liliana Spoljaric; os gerentes Verónica Leiva Velky (geral), Ricardo Requena (Planejamento e Desenvolvimento), Adrián Soto (Tratamento de Esgoto) e o assistente Diego Robledo; e a assistente técnica e consultora do Bird, Ayelen Becker.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Pranchita recebe R$ 3,1 milhões do Estado para construção de Centro Comunitário

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  PREFEITO CARLINHOS TURATTO INICIA ANO PRIORIZANDO EDUCAÇÃO

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA