NOVA AURORA

PARANÁ

Perto do produtor: IDR-Paraná superou 200 mil atendimentos no Show Rural 2023

Publicado em

O IDR-Paraná confirmou na 35ª edição do Show Rural, em Cascavel, seu DNA para estar cada vez mais próximo do produtor, não importa o tamanho da propriedade, levando informação e tecnologia, além da busca por qualidade nos produtos da agricultura. Com suas 12 estações, reuniu cerca de 120 pesquisadores e extensionistas que prestaram em torno de 200 mil atendimentos diretos aos produtores no evento, que terminou na sexta-feira (10).

“Participar de um evento como este é uma prática pedagógica que faz despertar o produtor para tudo aquilo que está disponível para ele. Para a instituição, também é muito positivo porque colocamos os envolvidos com a pesquisa e quem está a campo lado a lado nos projetos. Um não vive sem o outro e resultado desta integração vai beneficiar toda a agricultura”, salientou o presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza.

Sob a coordenação da Mesorregião Oeste, que integra as regionais de Cascavel, Toledo e Campo Mourão, todas as áreas do IDR-Paraná foram preparadas desde meados de 2022 para prestar atendimento no Show Rural.

“Esses números da partipação do IDR no Show Rural coroam todo o planejamento e execução do nosso time, que inovou em várias áreas e possibilitou uma expansão da difusão de informações da extensão e da pesquisa. Uma oportunidade ímpar para os produtores que buscam tecnologias adaptadas à sua propriedade para a intensificação da produção”, analisou o gerente da Mesorregião Oeste, Ivan Decker Raupp.

“Tudo o que apresentamos na área do IDR-Paraná é validado pela pesquisa, ciência, tecnologia, e chega aos produtores através dos nossos extensionistas, que têm o contato direto com o produtor. O IDR-Paraná está em todas as cidades, está o tempo todo perto de quem produz. Só que toda essa produção precisa de um mercado, e para isso, nada melhor do que o investimento que estamos fazendo em qualidade, com a certificação dos produtos e em tecnologias que unam produtor e consumidor”, afirmou o gerente regional do IDR-Paraná em Cascavel, Lindomir Pezenti.

Leia Também:  Governo do Estado recebe projeto executivo do Viaduto Esperança, em Cambé

CULTIVARES – Um dos destaques foi a apresentação da nova cultivar de feijão do IDR-PR e de mais 20 cultivares de outras culturas, como soja, mandioca, milho e plantas de cobertura.

Antes mesmo do lançamento oficial, previsto para março, a IPR Águia, nova cultivar de feijão, já desperta o interesse do setor produtivo. Do grupo comercial carioca, ela se destaca pela alta tolerância ao escurecimento dos grãos, característica desejada por todos os elos da cadeia produtiva e especialmente importante para os agricultores, já que lhes permite estocar a produção e decidir sobre o melhor momento de fazer a venda.

A nova cultivar tem ciclo de 88 dias e potencial produtivo ao redor de 3,3 toneladas por hectare. É resistente à ferrugem, oídio e mosaico comum; moderadamente resistente à antracnose, crestamento bacteriano comum, murcha de curtobacterium e mancha angular; e suscetível a mosaico dourado.

O instituto programou para 2023 o lançamento de outra cultivar de feijão: a IPR Cardeal, de grãos vermelhos (tipo Dark Red Kidney), desenvolvida para o segmento de exportação, será utilizada para a indústria de enlatados e conservas.

Com ciclo de 78 dias, a IPR Cardeal pode alcançar produtividade de 3 toneladas por hectare. É resistente à ferrugem e ao mosaico comum; moderadamente resistente à antracnose, mancha angular e murcha de curtobacterium; e suscetível a mosaico dourado, crestamento bacteriano comum e oídio.

ASSISTÊNCIA E VISIBILIDADE – Quem passou pelo Show Rural também pôde conferir a Feira da Agroindústria Familiar Rural, montada dentro do espaço do IDR-Paraná. Ela era destinada à venda de produtos de agricultores familiares regularizados que são assistidos pelo Instituto. 

Este foi o segundo ano em que o IDR-Paraná montou o barracão da agroindústria, através de uma parceria com Coopavel, Fetaep e Seab. Participaram 30 agroindústrias e havia mais de 6 mil peças inscritas por 19 artesãos individuais e nove associações e grupos de artesãos de 15 municípios.

A feira é famosa por dar visibilidade aos participantes e ao que produzem. Além de gerar renda com as vendas no próprio Show Rural, é uma vitrine para divulgação, trazendo oportunidades de ampliar da comercialização.

Leia Também:  Educação aplica nesta semana última Prova Paraná do ano a todos os alunos da rede estadual

NOVAS FERRAMENTAS – Aproximar produtores e consumidores. Com esse objetivo foram lançados no Show Rural dois aplicativos: Vendo Meu Peixe e Rede Campo – Sabor do Campo a um Clique. O trabalho de desenvolvimento das duas ferramentas foi liderado pela professora Alessandra Matte, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em parceria com o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater).

O Vendo Meu Peixe é destinado a aproximar piscicultores e compradores ou abatedouros de peixes. A ferramenta é fruto da observação de extensionistas do IDR-Paraná. Eles perceberam que os piscicultores do Oeste têm apresentado dificuldades para encontrar canais de venda da produção. Para resolver esse problema, o aplicativo vai apresentar um mural de ofertas. Assim, resolve também um problema dos compradores, que poderão localizar lotes por tamanho dos peixes e localização, e então negociar a compra.

A ferramenta já está disponível para download na Google Play Store (dispositivos Android), e também pode ser acessada pelo Instagram do IDR-Paraná (@idrparana). Em breve será também disponibilizado para iOS. A ferramenta é dirigida a piscicultores, abatedouros de peixe e empresas de piscicultura de todo o Estado.

O Rede Campo – Sabor do Campo a um Clique é um aplicativo destinado a viabilizar a comercialização de alimentos da agricultura familiar, buscando aproximar produtores rurais e consumidores. Essa necessidade foi identificada pelo grupo Rede Campo, especialmente durante o período de pandemia. O objetivo é ter um espaço para que agricultores familiares possam comercializar seus produtos, bem como garantir para a população o acesso a alimentos saudáveis e de qualidade.

Atualmente o app se encontra em testes no município de Santa Helena, e na sequência será implementada em Londrina e Toledo, e então por todo o Estado. Depois dos devidos ajustes, a ferramenta ficará disponível nas plataformas de aplicativos para agricultores familiares, agroindústrias rurais, cooperativas e consumidores.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Governo do Estado recebe projeto executivo do Viaduto Esperança, em Cambé

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Paraná avança em programas de ação climática e se consolida como o mais sustentável do País

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA