NOVA AURORA

PARANÁ

Indústria do Paraná cresce 3,9% em dezembro, melhor resultado do Sul

Publicado em

A indústria do Paraná cresceu 3,9% em dezembro, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta-feira (10). Foi o melhor resultado do Sul na passagem entre novembro e dezembro: o Rio Grande do Sul evoluiu 1% e Santa Catarina variou 0,7%. Dez dos 15 locais pesquisados pela entidade tiveram variação positiva, enquanto o Brasil encerrou o ano com estabilidade na passagem dos dois meses: 0%.

Os dados apontam que o Paraná teve uma reta final de ano bem positiva, diante de um 2022 desafiador para a indústria por causa da inflação e o consequente aumento dos juros, que afetaram o poder de compra das famílias. O crescimento na média móvel trimestral no trimestre encerrado em dezembro de 2022 foi de 1,2%, à frente de São Paulo (0,8%) e Rio de Janeiro (0,5%), e distante da média nacional, de 0,1%. Nesse recorte, apenas cinco dos 15 locais apontaram taxas positivas.

“Os bons resultados paranaenses no final de 2022 abrem perspectivas otimistas para 2023. Indústrias de alimentos e de refino de petróleo, por exemplo, registrarão resultados muito mais favoráveis em 2023”, afirma Júlio Suzuki, economista do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

Leia Também:  Lote 6 das concessões terá duplicação de Prudentópolis a Nova Laranjeiras

Os principais resultados positivos da indústria paranaense em 2022 foram na fabricação de bebidas (20,3%), celulose, papel e produtos de papel (3,9%), produtos de borracha e material plástico (2,1%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (1,6%). No segmento de bebidas, o Paraná teve o melhor resultado nacional, fruto de investimentos privados no setor e recuperação da atividade pós-pandemia.

De maneira geral, a indústria recuou no Brasil em 2022. Na soma dos estados, houve perda de -0,7% na variação com 2021. Paraná (-4,2%), Santa Catarina (-4,3%), Ceará (-4,9%), Espírito Santo (-8,4%), Pará (-9,1%) e muitos outros tiveram um ano complicado. Além das questões internas, o setor foi altamente impactado pelo conflito geopolítico na Ucrânia , que aumentou de forma generalizada o preço de vários insumos e matérias-primas, impactando nos custos de produção, e oscilação do dólar.

Mesmo com o volume de atividade em compasso mais lento ao longo do ano passado, a indústria encerrou o ano com 15.271 novas vagas de trabalho abertas no Paraná. Foi a terceira atividade econômica que mais abriu oportunidades, superada pelo setor de serviços e comércio. Atualmente, são quase 717 mil pessoas em atividade na área, contra 701 mil no ano anterior.

Leia Também:  Governo do Estado congela novamente as taxas do Detran para 2024

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Administração Municipal de Nova Aurora conclui a entrega das 40 casas no Conjunto Habitacional Prudêncio Devigili

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Jogos do Idoso trarão ao Paraná atleta que escalou as sete principais montanhas do mundo

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA