NOVA AURORA

PARANÁ

Governo monta força-tarefa para atender alunos e reconstruir escola atingida por incêndio em Santa Mariana

Publicado em

Sob orientação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, o Governo do Estado montou uma força-tarefa nesta sexta-feira (10) para agilizar o atendimento aos alunos, professores e toda a comunidade escolar do Colégio Agrícola Estadual Fernando Costa, em Santa Mariana, no Norte Pioneiro, atingida por um incêndio na noite de quinta-feira (09). Com a saída rápida dos alunos e o trabalho ágil de diversas equipes do Corpo de Bombeiros, o incêndio foi controlado em poucas horas. Não há vítimas.

A Secretaria de Estado da Educação está trabalhando em parceria com o Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio para garantir alojamento, segurança e alimentação para os estudantes – como é um colégio agrícola, os 350 estudantes dormem nas dependências da escola porque ela funciona em sistema de internato, com simulação das situações cotidianas do campo. O colégio é referência nacional e atrai inclusive estudantes de outros estados.

O Paraná tem um sistema robusto de atendimento remoto (aulas online) e vai garantir que nenhum estudante fique desassistido pedagogicamente enquanto durar a reconstrução.

Leia Também:  Governo formaliza construção de Ambulatório de Especialidades em São José dos Pinhais

Diretores do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) vão até a cidade já nesta sexta para avaliar a estrutura atingida e agilizar a contratação emergencial das obras de reconstrução.

A escola implementa treinamentos recorrentes contra incêndios e demais incidentes emergenciais por meio do Programa Brigadas Escolares, do Governo do Estado, que engloba todos os mais de 2 mil colégios da rede. Com ele, os estudantes recebem treinamentos todos os anos para saber como agir em casos como esse. O programa também capacita servidores com a formação de brigadistas escolares.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Avanço científico: Governo do Paraná premia projetos que conectam academia e sociedade

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Fundepar lança concurso de Arquitetura para construção de planetário no Parque da Ciência

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA