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Estado homologa investimento de R$ 36 milhões em conservação de rodovias no Noroeste

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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) homologou a licitação para obras de conservação de 238,25 quilômetros de rodovias estaduais da região Noroeste. O investimento do Governo do Paraná é de R$ 36.333.943,86, com os trabalhos de manutenção contemplando nove rodovias estaduais entre Maringá e a divisa com São Paulo. A licitação integra o Lote C da Superintendência Regional Noroeste do DER/PR, dentro do programa de conservação de pavimentos Proconserva.

As obras vão beneficiar diretamente mais de 168 mil habitantes de 17 municípios, além do tráfego de longa distância. São eles: Ângulo, Astorga, Atalaia, Colorado, Cruzeiro do Sul, Iguaraçu, Itaguajé, Lobato, Mandaguaçu, Munhoz de Mello, Nossa Senhora das Graças, Nova Esperança, Paranacity, Santa Fé, Santa Inês, Santo Inácio e Uniflor.

Os trabalhos serão iniciados assim que o contrato for assinado e a ordem de serviço for expedida pelo órgão estadual. O prazo de duração é de um ano, com as rodovias de maior prioridade recebendo as primeiras intervenções.

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O diretor-geral do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes, detalha sobre a execução das obras. “Todas as rodovias do lote foram analisas para identificarmos o que cada uma delas precisa. Com o contrato de um ano, garantimos a manutenção contínua com serviços rotineiros, remendos profundos e superficiais, reperfilagem, tapa-buraco, melhorias no sistema de drenagem, recomposição de placas e restauração da sinalização horizontal”, afirma.

PROCONSERVA – Já foram contratados três lotes do programa de conservação no Noroeste do Estado. Os lotes A e B, de rodovias estaduais nos arredores de Paranavaí, contemplam 592 quilômetros, com um investimento de R$ 36,2 milhões, do Governo do Paraná. Já o chamado lote único, que foi a primeira iniciativa dentro do programa, atende 307 quilômetros de rodovias entre Tapira e Cianorte, com um contrato de R$ 53,2 milhões.

O Proconserva é um programa intermediário, visando garantir a conservação e boas condições de segurança das rodovias estaduais, enquanto está em elaboração o próximo programa de conservação. Para esta nova iniciativa estão em desenvolvimento projetos que irão contemplar soluções mais modernas, embasadas por uma cuidadosa análise das condições do pavimento da malha estadual. Será uma nova modelagem para este tipo de contrato, com indicadores de desempenho e resultados mais eficazes e duradouros.

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Lote C Noroeste

Extensão: 238,25 km

Rodovias: PR-218, PR-317, PR-340, PR-454, PR-458, PR-461, PR-463, PR-542 e PR-935

Municípios: Ângulo, Astorga, Atalaia, Colorado, Cruzeiro do Sul, Iguaraçu, Itaguajé, Lobato, Mandaguaçu, Munhoz de Mello, Nossa Senhora das Graças, Nova Esperança, Paranacity, Santa Fé, Santa Inês, Santo Inácio e Uniflor

Fonte: Governo do Paraná

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Com economia de 23% em licitação, novo contrato amplia serviços em presídios do Paraná

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O Governo do Estado vai economizar mais de R$ 120 milhões por ano na prestação de serviços no sistema penitenciário do Estado. Um processo licitatório aberto pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) garantiu uma economia de 23% na contratação da empresa que será responsável pela contratação de monitores de ressocialização e encarregados administrativos nas unidades prisionais.

No contrato anterior firmado com o Departamento de Polícia Penal (Deppen), o Estado gastou R$ 520 milhões no ano para a prestação desses serviços em cerca de 130 unidades do sistema prisional paranaense. Com o atual, que tem vigência de cinco anos, esse valor caiu para R$ 398 milhões anuais.

A licitação foi aberta porque, anteriormente, esse tipo serviço era prestado por profissionais temporários contratados por Processo Seletivo Simplificado (PSS). Esses contratos, porém, foram encerrados, sem possibilidade de renovação, com a transformação do Departamento Penitenciário em Polícia Penal.

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O objetivo da contratação é manter a qualidade do atendimento da Polícia Penal aos custodiados, e a seleção da empresa foi feita a partir de critérios como preço e capacidade técnica e operacional. Segundo a Sesp, contratações nesse segmento passam pelo crivo das áreas de inteligência das forças de segurança para evitar a seleção de prestadores de serviço que possam ter relação com o crime organizado.

Fonte: Governo PR

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