NOVA AURORA

PARANÁ

Conselho estadual de políticas sobre drogas empossa nova presidente e conselheiros

Publicado em

O Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conesd) realizou nesta quarta-feira (8) a solenidade de posse da nova presidente e dos conselheiros para o biênio 2023-2024. Juliane Maria Fonseca Silva assume a presidência em substituição à Luiz Carlos Hauer.

A representante da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Caroline Arns, passa a ocupar a vice-presidência e Renata Himovski Torres, representante da secretaria estadual da Segurança Pública, tomou posse como secretária executiva.

A nova presidente é representante da secretaria de Estado da Educação no Conesd e, na pasta, é responsável pela interface junto ao Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária da PM no que se refere às ações voltadas à segurança escolar.

De acordo com a Juliane, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) dará importante contribuição ao conselho, já que é nas escolas que acontece o contato direto com os adolescentes.

“Os estudantes dentro da faixa etária atendida pela Secretaria da Educação, em sua grande maioria são os adolescentes, que são aqueles mais vulneráveis com relação à questão das drogas. O trabalho e a atuação secretaria, tendo essa visão de dentro do conselho, só tem a constribuir cada vez mais para estabelecermos uma política de combate às drogas que ajude a sociedade de fato e, assim, fazer a diferença”, explicou.

Durante a cerimônia, o diretor-geral da Secretaria da Segurança Pública, coronel Adilson Luiz Lucas Prüsse, entregou certificados em reconhecimento aos relevantes serviços públicos prestados aos conselheiros que fizeram parte do biênio 2021-2022.

“Agradeço, em nome da Secretaria da Segurança, todo o empenho dos conselheiros dessa gestão, um trabalho benéfico para combater as drogas, o que não se faz só com repressão, mas também com prevenção e o tratamento aos dependentes químicos”, destacou o coronel Prüsse. “O trabalho do Conesd é muito importante nesta missão e daremos todo o suporte necessário para que isso seja perene”, disse.

Leia Também:  Evento encerra etapas do PlanificaSUS e apresenta conquistas na região de Irati

O diretor do Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas, Renato Figueiroa, destacou que foi dado andamento a um plano estadual de políticas sobre drogas que vinha sendo trabalhado há três anos. “No ano passado, fizemos uma conferência municipal de política sobre drogas, onde o plano foi apresentado a todos os municípios do Paraná, que também contribuíram na elaboração do documento”, disse.

“Acredito que nessa nova composição do Conesd, com a Secretaria da Educação à frente, serão novos ares e novas ideias. Tenho certeza que o conselho continuará atuante e de uma forma bem presente, avaliando o nosso trabalho dentro da Secretaria de Segurança Pública”, afirmou Figueiroa.

CONESD – O Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas é regulamentado por decreto e debate ações voltadas à prevenção do uso de drogas lícitas e ilícitas. Ele conta com representantes das secretarias estaduais da Segurança Pública, da Justiça e Cidadania, da Educação e da Saúde, entre outras. Também participam representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Associação Comercial do Paraná, do Tribunal de Justiça do Paraná, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e de outras instituições representativas.

O órgão colegiado tem caráter deliberativo, normativo, consultivo, de composição paritária, orientador, nas áreas de prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas – substâncias psicoativas que causem dependência física e/ou psíquica, incluindo a dependência tecnológica. Também tem a função de orientar políticas de redução de oferta e do tráfico de drogas no Paraná.

Leia Também:  Com foco na prevenção, Paraná oferta exame para diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço

Integrantes do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas – biênio 2023/2024:

Secretaria de Estado da Educação

Titular : Juliane Maria Fonseca Silva (presidente)

Suplente: Vanessa Maria Rodrigues Viacava

Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP

Titular: Caroline Arns de Santa C. Arruda (vice-presidente)

Suplente: Aline Calefi Lima

Secretaria de Estado da Segurança Pública

Titular: Renata Himovski Torres (secretária executiva)

Suplente: Camila Duda
 

Secretaria de Estado da Saúde

Titular: Marisa da Costa

Suplente: Maristela da Costa Sousa
 

Polícia Militar do Estado do Paraná

Titular: major QOPM Ricardo da Costa

Suplente: capitão QOPM Denise Marília Silva

Departamento da Polícia Civil

Titular: Anelyze Sant Ana

Suplente: Ana Cristina Ferreira Silva Suplente

Departamento de Polícia Penal

Titular: Leandro Domingos Zanardi

Suplente: Gesergio Lopes Leal
 

Ministério Público do Estado do Paran

Titular: Diogo de Assis Russo

Suplente: Fábia Teixeira Fritegotto Gimenez

Ordem dos Advogados do Brasil

Titular: Andrea Damasceno de Barros

Suplente: Luiz Carlos Hauer
 

Conselho Regional de Psicologia do Paraná

Titular: Fábio José Orsini Lopes

Suplente: Felipe de Nadai G. de Oliveira

Universidade Federal do Estado do Paraná

Titular: Dulce Dirclair Haf Bais

Suplente: Rogério Goulart da Silva
 

Conselho Regional de Serviço Social

Titular: Helena Maria Ramos dos Santos

Suplente: Priscila dos Santos Brasil Suplente

Associação Comercial do Paraná

Titular: Maria Lúcia Gomes

Suplente: Marcelo Mikosz Gonçalves

Federação Paranaense das Comunidades Terapêuticas – FEPACT

Titular: Junior Luiz Tavares de Castro

Suplente: Kleiton Jesus Ribeiro

Conselho Regional de Medicina – CRM

Titular: Marco Antônio do Socorro Marques Ribeiro Bessa

Suplente: Ursula Bueno do Prado Guirro

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Com foco na prevenção, Paraná oferta exame para diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Paraná produzirá 323,7 mil toneladas de batatas nesta safra; colheita já chegou a 78% da área

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA