NOVA AURORA

AGRONEGÓCIO

“Show Rural é ambiente para debater os grandes temas do agro”, destaca Neri Geller

Publicado em

Secretário nacional de Política Agrícola visitou a mostra tecnológica nesta terça-feira (07), que segue até a próxima sexta (10), em Cascavel, no Oeste do Paraná.

 

O Show Rural Coopavel é a representação da agricultura que dá certo. “Aqui é um ambiente para debater as grandes pautas do agronegócio, mas não só isso. É terreno fértil também para falarmos de investimentos em infraestrutura, políticas públicas e para dialogar sobre desafios e oportunidades a uma cadeia pulsante e determinante à economia do Brasil”. Quem afirma é o secretário nacional de Política Agrícola, Neri Geller, que foi ministro da Agricultura no governo Dilma Rousseff.

A tecnologia como um recurso para elevar e melhorar a produtividade também foi destacada por Geller. “Eventos como o Show Rural revelam para os agricultores e pecuaristas o universo da inovação, que desenvolve ferramentas voltadas a melhorias no campo e nos resultados da propriedade rural”, segundo o secretário.

Geller destacou os 35 anos do Show Rural, parabenizou e citou a Coopavel como uma das protagonistas de mudanças intensas registradas, principalmente nos últimos cinco anos, na região Oeste do Paraná.

Leia Também:  Atraso no plantio da soja acabou beneficiando a safra de milho

Demandas

Geller ressaltou que o Ministério da Agricultura está presente no Show Rural Coopavel e que, por meio do diálogo e da união, busca a construção de pontes e de parcerias para fortalecer ainda mais o segmento. “Passamos a ouvir demandas, no Paraná e no Brasil, que levem à construção de políticas públicas capazes de elevar ainda mais os resultados da economia nacional por meio da geração de empregos e renda”, frisa.

Fonte: Ascom Show Rural Coopavel

AGRONEGÓCIO,

 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Ponte desaba e expõe gargalos logísticos para o escoamento da safra

Published

on

By

O desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, no último domingo (22.12), trouxe à tona os problemas crônicos da infraestrutura logística brasileira. A estrutura, que conectava os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), desmoronou sobre o rio Tocantins, provocando uma tragédia com uma morte confirmada e pelo menos 14 pessoas desaparecidas. Caminhões que transportavam ácido sulfúrico e herbicidas também caíram no rio, levando as prefeituras a emitirem alertas sobre contaminação da água.

O acidente ocorre em um momento crítico para o agronegócio nacional. O Brasil deve alcançar uma safra recorde de 322,53 milhões de toneladas de grãos em 2024/25, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Este aumento de 8,2% em relação à safra anterior reflete o crescimento da produção de soja e milho, mas evidencia os desafios logísticos de um setor cada vez mais pressionado por gargalos estruturais.

A ponte Juscelino Kubitschek estava localizada na região do Matopiba, uma das áreas de maior crescimento do agronegócio no Brasil, englobando os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Nos últimos dez anos, a produção de grãos na região aumentou 92%, saltando de 18 milhões de toneladas em 2013/14 para 35 milhões em 2024.

Leia Também:  Governo quer que 50% do biocombustível venham da agricultura familiar

Essa expansão, no entanto, tem sobrecarregado a infraestrutura local. O intenso tráfego de cargas pesadas, principalmente de fertilizantes e grãos, contribuiu para o desgaste da ponte, que já apresentava rachaduras e denúncias de negligência na manutenção.

Além de afetar a segurança da população, o desabamento representa um entrave significativo ao escoamento da safra. Os portos do Arco Norte, responsáveis por 35,1% das exportações de grãos em outubro de 2024, são fundamentais para o agronegócio brasileiro. A interdição da ponte pode impactar negativamente a logística de transporte para esses portos, aumentando custos e atrasos.

O transporte de fertilizantes também está em alta, com as importações alcançando 4,9 milhões de toneladas em outubro, um crescimento de 5,9% em relação ao mês anterior. Essa demanda reforça a necessidade de investimentos em infraestrutura para evitar colapsos como o ocorrido no rio Tocantins.

Entidades do agronegócio, como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), destacam que episódios como este evidenciam a urgência de investimentos em infraestrutura. “O crescimento do agronegócio brasileiro depende diretamente de uma logística eficiente. A tragédia no rio Tocantins é um alerta para a necessidade de modernização das rotas de transporte e manutenção das estruturas existentes”, afirma a CNA em nota.

Leia Também:  Imea projeta boa safra de algodão e MT deve manter liderança

O Ministério dos Transportes já anunciou a abertura de uma sindicância para investigar o desabamento e prometeu reconstruir a ponte em 2025. Enquanto isso, o setor agropecuário pede soluções imediatas, como rotas alternativas e a implementação de medidas para mitigar os impactos sobre a logística da safra.

Embora críticas à expansão do agronegócio tenham ganhado destaque após o acidente, é crucial equilibrar o debate. O setor é um pilar da economia nacional, responsável por 25% do PIB e por grande parte das exportações brasileiras. Investir em infraestrutura adequada e eficiente não é apenas uma questão de atender às demandas do agronegócio, mas de assegurar que o crescimento econômico venha acompanhado de segurança, sustentabilidade e benefícios para toda a sociedade.

O desafio agora é transformar essa tragédia em um ponto de virada, priorizando investimentos estratégicos que garantam a competitividade do agronegócio no mercado global, sem negligenciar a segurança das comunidades locais e a preservação ambiental.

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA