NOVA AURORA

Itaipu

Investimentos da Itaipu ampliam a capacidade de coleta seletiva em Foz do Iguaçu

Publicado em

A capacidade de processamento do lixo reciclável feito pela Coaafi (Cooperativa dos Agentes Ambientais de Foz do Iguaçu) será multiplicada por seis nos próximos três anos. A meta consta de convênio assinado entre Itaipu Binacional e a Prefeitura Municipal e que prevê, entre outros investimentos, a reforma, ampliação e aquisição de equipamentos para oito dos nove centros de triagem da entidade.

Os números foram divulgados na tarde desta quarta-feira (06) durante o lançamento do Programa de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Recicláveis, no centro de triagem da Vila C. A atividade ocorreu como parte da programação do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na terça-feira (5).

O total dos investimentos previstos por Itaipu e prefeitura será de quase R$ 7,8 milhões, sendo mais de 80% da binacional. Os barracões passarão a se chamar Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs) e vão receber reforma e ampliação na estrutura física, melhorias na rede elétrica e conforto térmico.

Os prédios também ganharão um anexo para funcionar como sede administrativa, com escritório, refeitório, banheiros e vestiários. Os tamanhos dos anexos vão variar entre 70 e 80 metros quadrados.

Leia Também:  Itaipu alacança marca de 2,9 bilhões de mwh gerados desde 1984

Itaipu ainda vai complementar o apoio previsto pelo Instituto das Águas do Paraná, do governo estadual, com a entrega de maquinários para a separação dos resíduos e caminhão. Os centros que não forem contemplados com investimentos do Estado receberão os equipamentos da binacional: “Para nós, esse é um dia muito especial. Porque fortalece uma relação muito forte que Itaipu tem com os catadores de Foz do Iguaçu”, afirmou Hélio Pereira Cury Filho, da Diretoria de Coordenação de Itaipu Binacional.

O prefeito de foz, Chico Brasileiro, disse que a coleta seletiva é uma das prioridades do município e destacou “o comprometimento e a paixão de Itaipu por fazer as coisas pela cidade”. “Diria que é muito difícil fazer algo sozinho. E essa parceria com Itaipu representa essa união por Foz do Iguaçu.”

A presidente da Coaafi, Cleuza Cordeiro, declarou que os investimentos anunciados pela Itaipu e a parceria com a prefeitura são um sonho que os catadores de Foz do Iguaçu têm há muito tempo e que só agora começa a se tornar realidade. “Vai melhorar a renda, as condições e a segurança de trabalho e, principalmente, a qualidade de vida do catador.”

Leia Também:  Harpia do refúgio biológico da Itaipu fanha nova casa em zoológico de Goiânia

O coordenador do Programa Coleta Solidária de Itaipu, Lorivan Webber, explicou que o volume de material processado atualmente pela Coaafi é de aproximadamente 120 toneladas por mês, que representam 6% de todo o material reciclável de Foz; o plano de negócios elaborado pela Itaipu estima que esse número pode alcançar 760 toneladas, ou seja, 40%. Estão incluídos nesse grupo resíduos como papel, papelão, plásticos (como garrafas pet), alumínio, vidros, entre outros.

 

Fonte: Assessoria – Itaipu Binacional

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Itaipu

Natal da Itaipu 2024 terá shows e oficinas gratuitas

Published

on

O Papai Noel estará muito bem acompanhado na Vila Encantada do Natal 2024 da Itaipu Binacional. De 7 de dezembro a 5 de janeiro, o bom velhinho terá uma série de atividades gratuitas para encantar e divertir adultos e crianças no Gramadão da Vila A.
A abertura do Natal da Itaipu será neste sábado (7), às 20h, com o espetáculo “Uma Noite Antes do Natal”, da Companhia Despertar. É o terceiro ano consecutivo em que a companhia participa das festividades, sempre com shows muito elogiados pelo público.  Em 2024, um grupo de mais de 40 artistas vai contar a história de Luli, uma garota determinada a resgatar o espírito natalino para sua família.
No domingo (8), o Padre Reginaldo Manzotti relembra o verdadeiro significado do Natal em uma missa seguida de show, com início às 18h.
Padre Reginaldo Manzotti fará missa e show no domingo (8). Foto: Marcos Labanca/Itaipu Binacional
A partir daí, todo final de semana (de sexta a domingo), vai ter música para todos os estilos, com destaque para artistas locais. O início será sempre às 19h. No dia 13, DJ; no dia 14, Banda Fumê; no domingo (15) showzaço com Coral de Itaipu e APAE. Já no dia 20 tem Orquestra Doxologia; no dia 21, Inspira Samba e, no domingo (22), banda Lei de Gauss. Em janeiro, no dia 4, sobe ao palco do Gramadão Maxcilene Carvalho, e no domingo (5), Marina Araldi.
Luz e emoção
As noites do Natal do Gramadão começarão com a alegria de uma fanfarra convidando os visitantes para a Vila Encantada. Às 19h30, a árvore de 22 metros de altura será acesa pelo “Engenheiro da Itaipu”, personagem responsável por cuidar de todos os detalhes do funcionamento da Vila.
Haverá ainda efeitos artísticos com luzes de LED, projeção de vídeos e vários espaços “instagramáveis” para registrar o momento em família, além de acrobatas, palhaços e “duenders”, os fotógrafos que estarão registrando o evento e os visitantes.
Outro destaque da decoração é a Casa do Papai Noel. Durante a semana, ele conversa e tira fotos com as crianças das 20h às 22h; nos fins de semana, das 18h às 22h. E ele estará de acordo com a última moda no Polo Norte: camiseta e bermuda. Afinal, em Foz do Iguaçu, a roupa tradicional não dá!
Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional
Oficinas
A partir da próxima terça-feira (10), o público vai aprender e se divertir com várias oficinas gratuitas, ministradas por personagens muito especiais.
A Oficina de Contação de Histórias fica a cargo da Mamãe Noel. A Senhora Árvore vai ministrar uma oficina de Pintura de Enfeites usando madeira de reflorestamento. O Maestro Capivara e a Onça Maestrina vão ensinar a fazer instrumentos musicais usando materiais recicláveis. O artista Natalino fará pintura em ecobags e, para completar, a Fada Atlântica ministrará a Oficina de Jardinagem.
Companhia Despertar trará um novo show para emocionar. Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional
As Oficinas acontecem em casinhas decoradas de acordo com a personalidade de cada habitante, de terça a sexta, das 20h às 22h, e nos fins de semana, das 17h30 às 22h. A participação nas Oficinas é aberta ao público com número limitado de inscritos conforme a capacidade de atendimento. Para se inscrever basta chegar no local.
Os jovens dos projetos Um chute para o futuro, CAIA-Foz, Anjo Gabriel, Aprendendo a Viver e Associação Fraternidade Aliança, todos apoiados pela Itaipu, já confirmaram presença.
Solidariedade
Em parceria com a RPCTV e o Sebrae, os visitantes poderão entregar brinquedos novos ou usados em bom estado para doação a crianças em situação de vulnerabilidade. E quem doar vai receber uma surpresa da bolinha de Natal, Mary.
Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Chefe do poder executivo de Nova Aurora em conversa com o ex-presidente Bolsonaro relembra momento histórico do município
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA