NOVA AURORA

Esportes

Ex-presidente da Federação Paranaense de Voleibol será homenageado em Brasileiros de 2023

Publicado em

A Confederação Brasileira de Voleibol acatou a sugestão das federações alagoana e paranaense e fará em 2023 a justa homenagem ao ex-presidente da Federação Paranaense de Voleibol Neuri Barbieri. As 12 competições organizadas pela CBV neste ano terão como premiação o “Troféu Neuri Barbieri”, seguindo uma iniciativa de fazer homenagem ainda em vida à gestores de federações que tenham contribuído com o desenvolvimento do voleibol de base.

Os Campeonatos Brasileiros de Seleções são as competições mais longevas que a CBV realiza. Desde a década de 1960, as federações organizam seleções estaduais e competem entre si, filtrando os principais talentos nos estados e abastecendo as seleções brasileiras. A competição já teve diversos formatos e métodos de organização, mas em 2023 está dividida em três divisões: Especial e 1ª divisão, ambas com 10 seleções, e 2ª divisão que conta com sete selecionados estaduais.

Em 2023, seguindo regressão de idade pela Federação Internacional, os CBSs serão disputados nas categorias Sub-18 e Sub-16, tanto no masculino quanto no feminino. O calendário de competições inicia em março e deve se encerrar somente no mês de setembro. Para a divisão especial, onde está a elite do voleibol de base do Brasil, seis estados estão nas quatro categorias: Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Roraima é a surpresa de 2023, uma vez que disputará pela primeira vez a Divisão Especial e em três categorias. Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Amazonas, contam com duas categorias na elite. Com apenas uma, Pará, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Ceará completam a lista das 40 seleções estaduais da elite brasileira.

Presidente da Federação Alagoana de Voleibol, Gustavo Laranjeiras, idealizador da homenagem, destacou a iniciativa da CBV: “Às vezes as pessoas partem e não damos a ela em vida uma homenagem por toda dedicação. A CBV está fazendo diferente e sugerimos para este ano homenagear o Neuri. Ele e meu pai tiveram uma vida de amizade no voleibol que ligaram intrinsicamente Paraná e Alagoas. Não poderia me furtar deste estímulo para que a CBV pudesse honrar toda dedicação dele ao voleibol brasileiro.”

Leia Também:  PM recupera veículos e apreende mais de 280 quilos de drogas em Curitiba

Homenageado

Neuri Barbieri é natural de Seara, Santa Catarina, radicado em Curitiba há quase 50 anos. Advogado e economista, fez carreira na vida pública onde conheceu o ex-governador e ex-ministro Ney Braga que o indicou para ser presidente da Federação Paranaense de Voleibol que em 1982 estava sem diretoria. Foi eleito presidente da Federação Paranaense de Voleibol em 10 de abril de 1982, e, até 06 de março de 2020 presidiu a entidade. Durante sua gestão, o Paraná deixou de ser coadjuvante no voleibol nacional e passou a ser protagonista. O voleibol do Paraná sempre ficou em evidência pelo celeiro de atletas e por ter um excelente trabalho na base.

Na Confederação Brasileira de Voleibol foi indicado pelo então presidente Carlos Nuzman para ser membro das Comissões Executivas de Campeonatos Brasileiros de Seleção, na qual participou de diversas discussões para melhoria da competição ao longo de quase 30 anos. Foi na comissão que Neuri, ao lado de outros presidentes, fortaleceu a competição, dando importância para as categorias de base que certamente contribuíram para o Brasil dominar os pódios da base e depois do adulto durante quase duas décadas.

Em fevereiro de 2014, foi convidado a assumir a Superintendência Executiva da CBV no momento mais turbulento do voleibol, face aos escândalos da gestão Ary Graça. Em abril de 2014 foi eleito vice-presidente da CBV para completar o mandato até 2017. Ao lado do parceiro de quase 40 anos, Walter Pitombo Laranjeiras (Toroca), Neuri foi reeleito para o mandato que findou em 2021.

Reconhecido por atletas, técnicos, dirigentes, presidentes de Federações do voleibol e de outras modalidades dentro do estado do Paraná, Neuri foi indicado para ser homenageado em 2023, sucedendo a honraria dada em 2022 ao ex-presidente da Federação do Distrito Federal, Carlos Barroso. Outro presidente homenageado havia sido Potengi Holanda de Lucena, mas postumamente visto o seu falecimento ainda em 2014.

Leia Também:  Carnaval seguro: Polícia Militar inicia operação para garantir tranquilidade no Litoral

Idealizador da homenagem, o presidente da Federação Paranaense de Voleibol, Jandrey Vicentin, destacou o protagonismo de Barbieri ao longo de seus 38 anos a frente da federação: “Neuri é uma pessoa que aprendi muito. Foi um gestor equilibrado, sensato e com qualidades que todos reconhecem. Deixou um legado lindo no voleibol paranaense e brasileiro e uma homenagem como esta é o mínimo que podemos fazer.”

Paraná sediará dois CBS´s
A cidade de Maringá abrigará dois Campeonatos Brasileiros de Seleções no final do mês de março. O Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-16 masculino e o Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-18 feminino devem reunir 20 equipes, 240 atletas, 50 técnicos, 20 árbitros e se transformar em uma das maiores competições já organizadas simultaneamente pela CBV na categoria.

A parceria entre Federação Paranaense de Voleibol, Prefeitura de Maringá e Governo do Estado do Paraná fomenta o turismo na cidade, uma vez que são esperados pais e familiares para acompanhar a competição que iniciará dia 28 de março e findará no dia 02 de abril. O icônico Ginásio Chico Netto será palco da grande maioria das partidas, que também serão disputadas na quadra do Ginásio Chico Pinheiro, na Vila Olímpica de Maringá.

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer dará toda estrutura necessária para a realização do evento, bem como apoio técnico e logístico. A Secretaria de Estado do Esporte é parceira na realização da competição com investimentos para receber um grande evento para o calendário do esporte do Paraná.

Por assessoria FPV

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Esportes

Gabigol marca, mas Cruzeiro perde no Mineirão e amarga lanterna do Grupo E

Published

on

By

Nesta quarta-feira, em mais um embate da segunda rodada do Grupo E na Copa Sul-Americana, o Cruzeiro foi surpreendido ao receber o Mushuc Runa no Mineirão, caindo por 2 a 1. Apesar do gol de Gabigol, os visitantes contaram com as atuações decisivas de Carlos Alfredo e Bryan Bentaberry, que garantiram o triunfo equatoriano.

A partida teve seu início movimentado e logo o Mushuc Runa abriu o placar aos 29 minutos. Após uma bela jogada individual de Penilla, que colocou o atleta Orejuela em posição de finalizar, o goleiro Cássio tentou segurar, mas Carlos Alfredo aproveitou o rebote e balançou as redes. O Cruzeiro conseguiu reagir no segundo tempo, quando Gabigol converteu um pênalti aos 22 minutos, igualando momentaneamente o jogo.

Contudo, a virada ficou com os visitantes. Aos 32 minutos do segundo tempo, Bryan Bentaberry, bem posicionado após um cruzamento certeiro de Mauricio Alonso, despachou de cabeça e fez o segundo gol para o Mushuc Runa. Com a vitória, a equipe equatoriana assumiu a liderança do grupo, totalizando seis pontos, enquanto o Cruzeiro, que também já havia sido superado em sua estreia, segue sem somar nenhum ponto na competição.

Leia Também:  Seleção do Estado para vaga de diretor especialista em IA avança para última etapa

Para os próximos desafios, o Cruzeiro já tem jogo marcado no domingo, quando enfrentará o São Paulo pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. A partida acontecerá no Morumbi, com início às 17h30, horário de Brasília. Já o Mushuc Runa se prepara para encarar a LDU na próxima segunda-feira, às 16h, pijamada pela oitava rodada do Campeonato Equatoriano, no Estádio Olímpico de Riobamba.

Esta derrota deixa claro que o Cruzeiro precisa rever suas estratégias e tomar medidas urgentes para sair da zona de rebaixamento no grupo, enquanto o Mushuc Runa se mostra um adversário a ser levado a sério na competição sul-americana. Com jornadas decisivas pela frente, as próximas partidas prometem intensificar ainda mais a disputa no torneio.

Fonte: Esportes

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA