NOVA AURORA

POLÍCIA

Polícia Militar ministra palestra na Federação da Agricultura do Paraná e reforça segurança rural do Estado

Publicado em

A Policia Militar do Paraná, por meio da Coordenadoria Estadual da Patrulha Rural, foi convidada a ministrar uma palestra na sede da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), em Curitiba, sobre a importância da segurança para o setor rural. O encontro aconteceu na segunda-feira (30).

Durante o evento, foi apresentado um breve histórico sobre o Programa Patrulha Rural Comunitária que possui como finalidade desenvolver instrumentos e medidas junto à comunidade a fim de proporcionar maior segurança, redução de indicadores de criminalidade e melhoria da qualidade de vida na população das áreas rurais do Estado do Paraná.

No encontro foi falado sobre os tipos criminais mais comuns que assolam o homem do campo, com especial atenção aos crimes contra o patrimônio, com ênfase ao crime de abigeato, que seria o furto de gado.

“Temos uma excelente parceria entre a Polícia Militar e a FAEP e essa palestra serviu para mostrarmos aos representantes do Campo que estamos ao lado deles em todas as situações, seja com os Conselhos Comunitários de Segurança Rural, Sindicatos e Sociedades Rurais e com a população rural do nosso estado”, contou o 3º sargento Marcos Paulo Nascimento, que ministrou a palestra.

Leia Também:  Comunidade portuária do Paraná participa de missão internacional na Espanha

O encontro também serviu para a apresentação da Patrulha Rural 4.0 que conta com metas a serem atingidas, como reforço das orientações e prevenção ao crime em ambiente rural, o reforço da integração com a comunidade e a realização de policiamento de proximidade.

Também foi demonstrada a integração da Patrulha Rural com o App 190PR, servindo como mais uma tecnologia favorável para aquelas pessoas que moram nas áreas rurais de todo o Paraná.

“Criamos um processo para promover mais segurança e qualidade de vida para as pessoas que vivem e trabalham no Campo. Essa aproximação vai resultar em frutos positivos e que todos saem ganhando”, ressaltou Marcos Paulo Nascimento.

Neste início de ano, a Patrulha Rural Comunitária da Polícia Militar do Paraná realizou a capacitação preventiva de cerca de 1,4 mil produtores rurais em todo o estado, e entregou e auxiliou na instalação das placas de identificação das propriedades.

CADASTRO – Ao todo, 5.500 propriedades rurais já foram visitadas e cadastradas no Programa Patrulha Rural Comunitária  4.0, bem como os respectivos proprietários e funcionários foram orientados com base das informações constantes na Cartilha Segurança Rural, que traz recomendações e formas de prevenção aos principais crimes que ocorrem no campo (disponível no site da PMPR: https://www.pmpr.pr.gov.br/Pagina/Patrulha-Rural-Comunitaria).

Leia Também:  PCPR apreende 11 toneladas de maconha em Foz do Iguaçu

Fonte: Polícia Militar do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR e PMPR prendem foragido após perícia papiloscópica identificar falsa identidade no litoral

Published

on

By

Uma operação conjunta da Polícia Civil do Paraná (PCPR) e da Polícia Militar do Paraná (PMPR) resultou na prisão de um homem de 49 anos, foragido da Justiça de São Paulo, em Pontal do Paraná. O suspeito foi identificado na terça-feira (24) durante uma abordagem policial e autuado em flagrante por falsa identidade.

De acordo com a PMPR, o homem foi abordado enquanto caminhava sem documentos pela cidade. Ele alegou ser morador de Cananéia (SP) e afirmou que havia se mudado para o litoral paranaense para trabalhar como guardador de carros. Durante a abordagem, forneceu o nome do irmão, mas seu comportamento e a ausência de documentos levantaram suspeitas.

“A abordagem é uma das ferramentas mais importantes para a prevenção e o combate ao crime. A atenção e a experiência dos policiais militares foram fundamentais para identificar algo errado e encaminhar o caso para uma análise mais detalhada”, destacou o major Anderson Couto, coordenador operacional da PMPR no Verão Maior Paraná.

Encaminhado à delegacia da PCPR em Pontal do Paraná, o homem foi submetido a perícia papiloscópica, realizada pelos papiloscopistas policiais, que confirmou sua verdadeira identidade. O trabalho revelou que ele possuía um mandado de recaptura em aberto, emitido após não retornar de uma saída temporária em março deste ano, em São Paulo.

Leia Também:  Polícia Civil deflagra 3ª fase da operação que investiga furtos de veículos de luxo

“A perícia papiloscópica é essencial para garantir a identificação precisa de suspeitos. Com o cruzamento das impressões digitais, conseguimos confirmar a verdadeira identidade do indivíduo e assegurar que ele fosse responsabilizado tanto pelo crime anterior quanto pela tentativa de enganar as autoridades”, explicou o papiloscopista policial da PCPR Danilo Lemos Pereira.

Com a identidade confirmada, o homem foi autuado em flagrante por falsa identidade e permanece preso à disposição da Justiça. Ele responderá tanto pelo mandado de recaptura quanto pelo novo crime cometido.

“O trabalho integrado entre a PCPR e a PMPR foi decisivo para o desfecho desse caso. A abordagem inicial feita pela PMPR, aliada à perícia técnica dos papiloscopistas da PCPR, garantiu a captura de um foragido e sua responsabilização. Essa integração reafirma nosso compromisso com a segurança da população e com a eficiência no combate à criminalidade”, afirmou o delegado da PCPR Marcos Pestano..

A ação é parte da atuaçao das forças de segurança no Verão Maior Paraná, que intensifica o policiamento na região litorânea durante a alta temporada, garantindo maior proteção e tranquilidade para moradores e turistas.

Leia Também:  Legado de força e tradição do povo gaúcho é celebrado na Assembleia Legislativa do Paraná

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA