NOVA AURORA

Meio Ambiente

Harpia do refúgio biológico da Itaipu fanha nova casa em zoológico de Goiânia

Publicado em

Uma harpia macho, nascida e criada em Foz do Iguaçu (PR), viajou quase 1.500 km na tarde da sexta-feira (20) com destino a Goiânia (GO). A ave de oito anos, que faz parte do programa de reprodução de harpias do Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), mantido pela Itaipu Binacional, ganhou uma nova casa no Jardim Zoológico da capital goiana, onde terá, também, uma companheira.

 

De acordo com o biólogo do RBV, Marcos de Oliveira, a transferência de animais entre instituições faz parte de um trabalho de proteção da espécie que reúne entidades de todo o país para formar casais aptos a procriar e aumentar a população de aves. Essas trocas buscam aumentar a variedade genética dos casais e, com isso, gerar filhotes com mais condições de sobrevida saudável.

Existem hoje em torno de 230 harpias distribuídas entre 40 instituições brasileiras, e uma rede de profissionais faz o recenciamento dessas aves. “Foi uma solicitação do zoológico, um processo que está dentro do programa de conservação de harpias nacional. A ideia é parear harpias que estão sozinhas. Eles tinham uma fêmea lá em condição reprodutiva e, como tivemos sucesso com reprodução aqui nos últimos 20 anos, temos condições de enviar animais que não são aparentados e organizar a população de harpias para ter um plantel de animais em período reprodutivo”, explica o biólogo.

Leia Também:  Vagas de trabalho na Agência (Sine) de Assis Chateaubriand para segunda-feira dia 16 de outubro

E o trabalho de parceria entre as instituições segue mesmo após a transferência da ave. “Nós acompanhamos a chegada e fazemos as orientações para a equipe do zoológico, porque a formação do casal demora de seis meses a um ano, e os animais precisam ser aproximados de forma lenta. É preciso observar os comportamentos condizentes e ver se vai dar o famoso ‘match’”, brinca, comentando a possibilidade de formação de mais um casal da espécie.

Cuidados no transporte

A harpia saiu de Foz do Iguaçu no dia 20, a bordo de um avião da Latam, por meio do programa Avião Solidário, que faz o transporte gratuito de animais silvestres no País. A ave foi transportada em uma caixa de madeira especialmente confeccionada, com forro de grama sintética no chão e um tapete higiênico, além de pequenas janelas para visualização e recipientes para água e comida. Tudo é feito para dar conforto e segurança para a ave durante o trajeto.

Para atestar a saúde e as boas condições do animal para a viagem, antes do embarque são realizados uma inspeção detalhada e exames de sangue. “Avaliamos cavidades, capacidade cardiorrespiratória, verificamos se ela está com uma boa condição corporal e coletamos amostras para ter certeza de que está bem”, aponta a veterinária do Refúgio Biológico, Aline Luiza Konell.

Segundo ela, não há um padrão de exames específicos e cada instituição faz a sua avaliação de saúde do animal, mas há um protocolo sanitário que costuma ser adotado para garantir o bem-estar e os veterinários de ambas as instituições – origem e destino – mantêm contato para garantir o cuidado antes e logo após a viagem.

Leia Também:  Ballet realiza apresentações no Clube da Terceira Idade

Sobre o projeto

Desde sua criação, a Itaipu Binacional possui ações de conservação da biodiversidade focadas na Mata Atlântica da região do Rio Paraná. O trabalho de restauração de áreas florestais e proteção da fauna visa permitir o fluxo de vida no entorno do reservatório. Um dos principais exemplos é o cuidado com as harpias.

Há mais de 20 anos o Refúgio Biológico Bela Vista mantém harpias sob seus cuidados. A primeira ave a chegar no local foi um macho, resgatado depois de ter sido abandonado à beira de uma rodovia em Foz do Iguaçu, provavelmente vítima do tráfico de animais. A partir dele e de uma fêmea transferida do zoológico de Brasília, a instituição iniciou o trabalho de procriação. Até 2023 já haviam nascido 56 harpias no local.

Hoje o RBV é a única instituição com reprodução continuada da espécie e a única no mundo que possui duas gerações, ou seja, com filhotes de aves já nascidas em cativeiro. Isso dá ao Refúgio a autorização para exportar harpias para criadouros em outros países. De Foz já saíram casais de harpias para França e Alemanha, além de outros indivíduos para zoológicos e criadouros de diversos estados do Brasil.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Itaipu

Natal da Itaipu 2024 terá shows e oficinas gratuitas

Published

on

O Papai Noel estará muito bem acompanhado na Vila Encantada do Natal 2024 da Itaipu Binacional. De 7 de dezembro a 5 de janeiro, o bom velhinho terá uma série de atividades gratuitas para encantar e divertir adultos e crianças no Gramadão da Vila A.
A abertura do Natal da Itaipu será neste sábado (7), às 20h, com o espetáculo “Uma Noite Antes do Natal”, da Companhia Despertar. É o terceiro ano consecutivo em que a companhia participa das festividades, sempre com shows muito elogiados pelo público.  Em 2024, um grupo de mais de 40 artistas vai contar a história de Luli, uma garota determinada a resgatar o espírito natalino para sua família.
No domingo (8), o Padre Reginaldo Manzotti relembra o verdadeiro significado do Natal em uma missa seguida de show, com início às 18h.
Padre Reginaldo Manzotti fará missa e show no domingo (8). Foto: Marcos Labanca/Itaipu Binacional
A partir daí, todo final de semana (de sexta a domingo), vai ter música para todos os estilos, com destaque para artistas locais. O início será sempre às 19h. No dia 13, DJ; no dia 14, Banda Fumê; no domingo (15) showzaço com Coral de Itaipu e APAE. Já no dia 20 tem Orquestra Doxologia; no dia 21, Inspira Samba e, no domingo (22), banda Lei de Gauss. Em janeiro, no dia 4, sobe ao palco do Gramadão Maxcilene Carvalho, e no domingo (5), Marina Araldi.
Luz e emoção
As noites do Natal do Gramadão começarão com a alegria de uma fanfarra convidando os visitantes para a Vila Encantada. Às 19h30, a árvore de 22 metros de altura será acesa pelo “Engenheiro da Itaipu”, personagem responsável por cuidar de todos os detalhes do funcionamento da Vila.
Haverá ainda efeitos artísticos com luzes de LED, projeção de vídeos e vários espaços “instagramáveis” para registrar o momento em família, além de acrobatas, palhaços e “duenders”, os fotógrafos que estarão registrando o evento e os visitantes.
Outro destaque da decoração é a Casa do Papai Noel. Durante a semana, ele conversa e tira fotos com as crianças das 20h às 22h; nos fins de semana, das 18h às 22h. E ele estará de acordo com a última moda no Polo Norte: camiseta e bermuda. Afinal, em Foz do Iguaçu, a roupa tradicional não dá!
Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional
Oficinas
A partir da próxima terça-feira (10), o público vai aprender e se divertir com várias oficinas gratuitas, ministradas por personagens muito especiais.
A Oficina de Contação de Histórias fica a cargo da Mamãe Noel. A Senhora Árvore vai ministrar uma oficina de Pintura de Enfeites usando madeira de reflorestamento. O Maestro Capivara e a Onça Maestrina vão ensinar a fazer instrumentos musicais usando materiais recicláveis. O artista Natalino fará pintura em ecobags e, para completar, a Fada Atlântica ministrará a Oficina de Jardinagem.
Companhia Despertar trará um novo show para emocionar. Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional
As Oficinas acontecem em casinhas decoradas de acordo com a personalidade de cada habitante, de terça a sexta, das 20h às 22h, e nos fins de semana, das 17h30 às 22h. A participação nas Oficinas é aberta ao público com número limitado de inscritos conforme a capacidade de atendimento. Para se inscrever basta chegar no local.
Os jovens dos projetos Um chute para o futuro, CAIA-Foz, Anjo Gabriel, Aprendendo a Viver e Associação Fraternidade Aliança, todos apoiados pela Itaipu, já confirmaram presença.
Solidariedade
Em parceria com a RPCTV e o Sebrae, os visitantes poderão entregar brinquedos novos ou usados em bom estado para doação a crianças em situação de vulnerabilidade. E quem doar vai receber uma surpresa da bolinha de Natal, Mary.
Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Maripá reforça equipe médica devido a epidemia de dengue
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA