NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná defende ampliação de repasses do Fundo de Amparo ao Trabalhador

Publicado em

O Paraná ocupa hoje o primeiro lugar no ranking nacional de ocupação de postos formais de trabalho através da rede Sine estadual. O excelente desempenho das Agências do Trabalhador e postos avançados em todo o Estado pode viabilizar repasse maior de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

A proposta de ampliação do volume de investimentos repassados pelo FAT foi apresentada pelo secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, a representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, nesta segunda-feira (30), durante reunião com técnicos do Paraná e de Brasília. 

Em 2022, o Paraná recebeu R$ 2,87 milhões para ações de qualificação profissional e de geração de emprego, o segundo maior volume de repasse, atrás apenas de São Paulo. A ideia é que a parceria seja ampliada para abarcar mais programas e valorizar os projetos que estão em desenvolvimento com sucesso no Paraná.

“Apresentamos ao Ministério do Trabalho e Emprego o saldo positivo do Paraná em termos de geração de postos de trabalho e contratações efetivadas, ou seja, nossos excelentes números relacionados aos empregos formais oferecidos e ocupados em nosso estado”, disse Moraes. 

Leia Também:  DER/PR inicia fiscalização efetiva de cargas pesadas nas regiões Oeste e Sudoeste

De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Previdência, o Paraná colocou 118.839 trabalhadores em empregos formais pela rede Sine estadual em 2022, sendo responsável por 33,71% dos 352.518 mil os trabalhadores empregados em todo o País. Segundo colocado, o Estado do Ceará registrou 48.107 colocados, enquanto que São Paulo encerrou o ano com 34.566 empregados via Sine. No ranking nacional, o Paraná alcançou um resultado 147,03% maior do que o Ceará e 243,80% superior a São Paulo. 

O superintendente do Trabalho e Emprego no Paraná, Paulo Kroneis, frisou que o Paraná é referência em empregabilidade via Agência do Trabalhador e que não há dúvidas de que a ampliação de recursos do FAT fará com que o Estado alcance números ainda maiores. “O Paraná demonstra grande capacidade em superar seu próprio desempenho, que já é referência para todo o País”, destacou.

FAT – O Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT é um fundo especial, de natureza contábil-financeira, vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego, destinado ao custeio do Programa do Seguro-Desemprego, do Abono Salarial e ao financiamento de Programas de Desenvolvimento Econômico. Ele possui linhas de crédito destinadas à diversos setores da economia.

Leia Também:  UEM recepciona professora ucraniana por meio de programa do Estado

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Polícia Militar apreende mais de 140 quilos de cocaína em Paranaguá

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Com maioria feminina, Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná tem mais de 700 inscritos

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA