15 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Sanepar apresenta projeto de Parceria Público-Privada do esgotamento sanitário a prefeitos

    Publicado em

    Diretores da Sanepar apresentaram a prefeitos de 16 municípios da Microrregião Centro-Litoral detalhes do projeto de Parceria Público-Privada (PPP), a ser desenvolvido na região, com o objetivo de universalizar o serviço de coleta e tratamento de esgoto.

    A medida visa atender ao novo marco de saneamento que estabelece meta de 90% de esgotamento sanitário até 2033. A apresentação foi no auditório da Sanepar, no Tarumã, na tarde de quinta-feira (26).

    O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, esclareceu que a PPP possibilita mais agilidade ao atendimento da meta, principalmente nos municípios de médio e pequeno portes.

    “Temos o compromisso de olhar para esses municípios e melhorar seus indicadores. A PPP vai nos permitir avançar mais rápido”, disse.

    Ele assegurou também que a PPP não significa, de modo algum, privatizar os serviços. “A responsabilidade será sempre da Sanepar. Nós continuaremos a atender os municípios e a responder pelos serviços”, garantiu.

    A estimativa de investimentos é em torno de R$ 1,2 bilhão durante todo o período da concessão. Estudos de modelagem técnica, financeira e jurídica foram elaborados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a B3 está auxiliando em todo o processo licitatório.

    Leia Também:  Teatro José Maria Santos recebe "O Bom Crioulo", que aborda racismo, homofobia e amor

    Participaram do encontro outros diretores e técnicos da Companhia de Saneamento; prefeitos e representantes dos 16 municípios (Almirante Tamandaré, Adrianópolis, Fazenda Rio Grande, Contenda, Piên, Rio Branco do Sul, Bocaíuva do Sul, Cerro Azul, Guaratuba, Mandirituba, Quitandinha, Campo Largo, Morretes, Rio Negro, Tijucas do Sul e Campo do Tenente); Marcio Wosniack, representando a Secretaria de Estado das Cidades; a secretária-geral das Microrregiões dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Paraná, Marcia de Oliveira Amorim; e representantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

    Fonte: Governo do Paraná

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Espaço Cultural BRDE recebe três novas exposições nesta quinta-feira

    Published

    on

    By

    O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, em Curitiba, abre no mês de abril três novas exposições que ficarão em cartaz até o final de maio. Eles podem ser visitadas a partir desta quinta-feira (17).

    Uma delas é a mostra Transfiguração da Forma, da artista, poeta e contista Mozileide Neri. A abertura, às 19h, contará com visita mediada com a artista, levando o público a conhecer seu trabalho que explora os jogos sensíveis de imaginação e os desdobramentos da abstração geométrica.

    Composta por 30 obras, incluindo pinturas e obras táteis acessíveis a todos os públicos, a mostra toma como inspiração a pesquisa da artista sobre cinco artistas brasileiras: Judith Lauand, Maria Leontina, Lygia Clark, Beatriz Milhazes e Criola.

    Também da quinta, a partir das 13h, o público poderá conhecer as exposições Coisas de Alice, do duo BordaDuras, e Ilex: o tempo das coisas, do coletivo Bordas.

    Coisas de Alice é fruto da colaboração criativa do duo BordaDuras, formado pelas artistas Giovana Casagrande e Leila Alberti. Desenvolvida a partir de uma pesquisa de três anos, a mostra consiste em trabalhos híbridos que mesclam porcelana com crochê e bordado, resgatando objetos culturais esquecidos — como bules e xícaras de porcelana branca — e convidando o público a revisitar memórias afetivas.

    Leia Também:  Governo anuncia especialização em metodologia BIM para qualificar servidores públicos

    “Atualizando as Coisas de Alice e seu mundo invertido no espelho, a poética das artistas alude às práticas ancestrais referentes aos regimes do feminino e aos códigos naturalizados das sociabilidades”, destaca a artista e pesquisadora Tânia Bloomfield.

    Ilex: o tempo das coisas é uma exposição do Coletivo Bordas, integrado por Cadu Cinelli, Gi Mazetto, Lisiani Serea, Lucilene Wapichana, Lu Dobrychlop, Marcelo Forte, Max Carlesso, Rafael Codognoto, Sonia Vasconcellos, Suzi Pereira, Talita Thutty e Vavá Diehl. A mostra evidencia as memórias e saberes que se cruzam em diferentes tecidos, costuras, entrelaces e desfechos, olhando para histórias reveladas e camufladas neste espaço eclético e cultural.

    “As imagens que construímos em bordados, que acreditamos serem para além de particulares, estão envolvidas em um processo mais amplo de vivência e de trocas. Muitas dessas imagens estão impregnadas de imaginários, permeiam nossas memórias, fazem parte da construção de significados e de arquétipos culturais”, afirma o Colectivo Bordas.

    “Com a reunião dessas três mostras no Palacete, buscamos convidar o público a mergulhar em referências ao mesmo tempo distintas e familiares, reforçando o compromisso do Espaço Cultural BRDE em abrigar diversas linguagens. Com diferentes materialidades e técnicas, as obras evocam memórias, seja de artistas, objetos, ou vivências”, comenta a coordenadora do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, Mariana Bernal.

    Leia Também:  Paraná renova recorde e tempo médio de abertura de empresas cai para menos de 10 horas

    OFICINAS – Como parte das exposições, o Coletivo Bordas ministrará três oficinas no mês de maio, nos dias 8, 15 e 22, sempre às quintas-feiras das 14h às 17h.

    No dia 8, a artista Leila Alberti realizará a Oficina Linha de Borda que propõe um convite ao bordado livre. No dia 15, será a vez da Oficina Escultura Mole com Rafael Codognoto estimulando a criatividade através da transformação de tecidos, linhas e agulhas em objetos. No dia 22 será realizado o Bordado Solidário, um convite ao bordado coletivo.

    As oficinas têm 15 vagas cada e são gratuitas, com materiais inclusos. Inscrições pelo e-mail leilaalberti@hotmail.com. Envie o nome da oficina que deseja participar, nome completo e idade.

    Serviço:

    Data: 17/04, quinta-feira

    “Transfiguração da Forma de Mozileide Neri”

    Abertura e visita mediada com a artista, às 19h

    “Coisas de Alice”, do duo BordaDuras, e “Ilex: o tempo das coisas”, do coletivo Bordas

    A partir das 13h

    Local: Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões

    Avenida João Gualberto, 570, Alto da Glória – Curitiba

    Acompanhem a programação do Palacete AQUI.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA