NOVA AURORA

PARANÁ

Sertanejo, samba e pagode: fim de semana do Verão Maior Paraná promete mais diversão no Litoral

Publicado em

O próximo final de semana será mais uma oportunidade para moradores e veranistas em férias no litoral paranaense se divertirem nos shows gratuitos do Verão Maior Paraná, que estão agitando as areias desde janeiro. E haverá muitos hits para cantar junto. Do sertanejo ao samba e pagode, será um final de semana de muitas emoções. 

Matinhos recebe na sexta-feira (27) uma das duplas sertanejas de maior sucesso no País, Fernando & Sorocaba. No sábado (28), Dell Cavalini abre o palco, que recebe na sequência a dupla Pedro Paulo & Alex. A estrutura montada nas areias de Pontal do Paraná recebe os shows de Dell Cavalini e Quinteto S.A. na sexta e Sambô no sábado.

Iniciativa do Governo do Estado, em parceria com a Renault do Brasil, os shows apresentam grandes nomes da música nacional, reunindo uma plateia gigantesca formada por pessoas de todas as idades. A programação começa às 20 horas no palco, com animação e recreação. A programação completa do Verão Maior Paraná está no site www.verao.pr.gov.br.

Ainda estão programados mais dois finais de semana de apresentações musicais, encerrando uma temporada que certamente ficará na memória do público. Guilherme & Santiago, banda Ara Ketu, Pedro Paulo & Alex, João Bosco & Vinícius e Maria Cecília & Rodolfo vão fazer a alegria dos veranistas nos próximos finais de semana.

FERNANDO & SOROCABA – Com 15 anos de estrada, a dupla precursora do “sertanejo universitário” ganhou o cenário nacional com o sucesso “Bala de Prata”, canção composta por Sorocaba e que deu nome ao primeiro álbum. Logo em seguida, a canção “Madri” dominou as paradas de sucesso. Além delas, os singles “Paga Pau”, “Veneno”, “É Tenso”, “Livre”, “Gaveta”, “As Mina Pira”, “Bom Rapaz” e “Zona de Risco” são algumas das músicas que caíram no gosto popular.

Hoje com carreira consolidada, Fernando & Sorocaba são referência para as novas gerações e exemplo de produção musical, passando pela composição, empreendedorismo, inovação e publicidade. A dupla soma mais de dois mil shows ao longo da carreira, no Brasil, Estados Unidos, Europa e América Latina. As apresentações são compostas por um repertório autoral, grandes hits e, claro, muita tecnologia e efeitos especiais que conectam o público à atmosfera da turnê.

Leia Também:  Nada melhor que um comida mexicana picante! Guacamole com doritos!

Fernando & Sorocaba se destacam também nos números: a dupla tem mais de 1,1 bilhão de visualizações no YouTube em seus quase 300 vídeos lançados, além de contabilizar 2,4 milhões de inscritos no canal. Também somam cerca de 3 milhões de fãs no Spotify e mais de 5,7 milhões de ouvintes mensais na plataforma.

DELL CAVALINI – Nascido em Pedregulho, interior de São Paulo, Dell Cavalini deu os primeiros passos da carreira aos 12 anos em bandas de baile, cantando os mais variados gêneros musicais.

A paixão pela música sertaneja se tornou mais forte e a parceria com o amigo e padrinho Eduardo Costa o catapultou ao sucesso. Uma das suas principais músicas de trabalho, “Só sei amar você”, é de autoria de Costa e certamente será entoada pelo público neste final de semana. Ele também já tocou com o Trio Parada Dura.

PEDRO PAULO & ALEX – Os paranaenses Pedro Paulo & Alex fazem uma linha ascendente no cenário sertanejo desde que se conheceram em churrascos de repúblicas na cidade de Umuarama. Mas foi em Maringá que os dois deslancharam e gravaram o primeiro trabalho (“Ao Vivo em Maringá”), no fim de 2011.

Entre os hits que fizeram a dupla estourar estão “Fama de Pegador”, “Tá Calor, Tá Calor”, “Açúcar em Mim”, “Do Nada” e “República Pingaiada”. Esse caminhão de sucessos reflete bem o combinado de estilos que conquistou os ouvidos dos fãs. As canções de Pedro Paulo e Alex sempre trouxeram a mistura do reggaeton, que se tornou também uma das marcas da dupla e o diferencial no mercado brasileiro.

Recentemente, Pedro Paulo & Alex gravaram o novo projeto, em formato pocket, durante o Quintal da Clube, evento da Rádio Clube FM de Ribeirão Preto (SP), batizado de “Estúdio Show”. Nos últimos tempos, os dois vêm se destacando pela variação musical que apresentam em seu repertório.

QUINTETO S.A. – Amigos de longa data, Filipi Luchi (voz e cavaco), Serginho Brasil (tantã), Dodô Dias (pandeiro), Edson Junior (reco-reco) e Rapha (violão) formam o Quinteto S.A. O grupo, que mantém a mesma formação há 18 anos, é referência em Santa Catarina e vem conquistando o Brasil. Na estrada desde o ano de 2003, eles carregam no currículo conquistas dignas de grandes estrelas da música popular. As composições do quinteto refletem as referências no samba raiz, no pagode dos anos 90 e muita MPB.

Leia Também:  Polícia Científica acerta 100% de teste de identificação de substâncias químicas

Com mais de seis produtos na discografia, hoje a banda comemora a aceitação e o sucesso em todas as plataformas digitais. No Instagram são mais de 170 mil seguidores e no YouTube há 420 mil inscritos, com a marca extraordinária de mais de 220 milhões de visualizações em diversos vídeos disponíveis na plataforma. Versátil, moderno e criativo, o QSA arrasta fãs por onde passa.

SAMBÔ – Formada em Ribeirão Preto (SP), em 2006, a banda mistura o samba com diversos outros estilos musicais, como o rock e o pop, criando um estilo próprio chamado de “rock-samba”. O grupo se tornou conhecido inicialmente por interpretar versões covers de artistas nacionais e internacionais com instrumentos típicos de uma roda de samba.

Originalmente, a banda foi composta por Sandamí (vocais), Zé da Paz (pandeiro), Ricardo Gama (teclado e vocal de apoio), Sudu Lisi (bateria), Júlio Fejuca (guitarra e banjo), Sávio Penha (cavaquinho) e Max Leandro (surdo e tantã) – estes dois últimos deixaram o grupo em 2009 e 2013, respectivamente. Em 2015, Sandamí deixou a banda e foi substituído por Hugo Rafael como vocalista.

O Sambô já se apresentou ao lado de músicos consagrados, como Seu Jorge, Jair Rodrigues, Luciana Mello, Wilson Simoninha e Sidney Magal e já gravou canções de Jorge Ben Jor, Tim Maia e Marcelo Camelo.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

Serviço:

Sexta-feira, a partir das 20 horas

Fernando & Sorocaba (Palco Matinhos – Avenida Atlântica)

Dell Cavalini e Quinteto S.A. (Palco Pontal do Paraná – Centro de Eventos, Av. Sete de Setembro) 

Sábado, a partir das 20 horas  

Dell Cavalini e Pedro Paulo & Alex (Palco Matinhos)

Sambô (Palco Pontal do Paraná)

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  BR 376 e 277 contarão com proibição de cargas pesadas durante a operação Carnaval no Paraná

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  MON promove imersão coletiva no acervo que resultará em exposição inédita

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA