NOVA AURORA

PARANÁ

Em Cascavel, dez pessoas privadas de liberdade se formam em cursos profissionalizantes

Publicado em

O Complexo Social da Polícia Penal em Cascavel, no Oeste do Paraná, realizou na última sexta-feira (20) a cerimônia de formatura de 10 pessoas privadas de liberdade nos cursos de capacitação profissional de gestão de empresas, construção civil e mídias sociais. Os formandos são beneficiários do uso da tornozeleira e também egressos do sistema prisional.

Os cursos, com duração de 240 horas, foram ofertados por uma parceria entre a Polícia Penal do Paraná, o Grupo Universal nos Presídios (UNP) e a instituição de ensino superior Faculdade Fanduca, plataforma digital educacional que oferta ensino a distância. A atividade educacional dentro das unidades prisionais no Paraná está prevista na Lei de Execução Penal (LEP) e garante ao custodiado remição da pena.

As aulas foram ministradas no modelo de Educação a Distância (EaD) por professores disponibilizados pela Fanduca. Para aqueles que não tinham acesso a computador com conexão à internet, as aulas aconteceram na unidade prisional em salas adequadas para o estudo, chamadas de telecentros.

Leia Também:  Unicentro recebe 250 servidores e professores para os Jogos das Universidades Estaduais

O diretor do Tratamento Penal do Complexo Social, Blacito Sampaio, comentou sobre o impacto que a educação tem na vida do apenado após cumprimento de pena. “O papel da Polícia Penal é garantir que o custodiado retorne para a sociedade como um indivíduo qualificado, com meios de se manter financeiramente e de prover a sua família. A capacitação profissional dá ao apenado a oportunidade de recomeçar sua a vida”, disse. 

A pedagoga do Setor Pedagógico do Complexo Social de Cascavel, Elisane Freitas Meneses, destacou o papel da Polícia Penal na ressocialização das pessoas privadas de liberdade. “É necessário trabalharmos em conjunto: Polícia Penal, sociedade em geral e familiares dos apenados para que, de fato, obtenhamos uma ressocialização efetiva. A educação é um direito de todos e um dever do Estado. O trabalho da Polícia Penal é levar essa oportunidade a todas as pessoas privadas de liberdade que desejam mudar suas vidas”, destacou.

Leia Também:  Batatinha e Diretor Administrativo do IML no Paraná visitam a estrutura de Cascavel

Os apenados que participaram da colação de grau usaram trajes tradicionais para cerimônia e receberam os certificados das mãos das autoridades presentes no evento. Seus familiares puderam acompanhar a formatura.

A cerimônia contou com a presença do diretor interino do Complexo Social de Cascavel, Douglas Brusadin; do chefe da divisão do Tratamento Penal, Ari Batista da Silva; da representante do Conselho da Comunidade, Pâmela Pfeffer; do representante do Escritório Social de Cascavel, policial penal Marco Aurélio; do representante da Igreja Universal, pastor João Batista; e familiares dos formandos.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Paraná lidera número de alunos classificados para final da Olimpíada de IA

Published

on

By

Mais uma vez, o Paraná é o destaque na 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial – a ONIA Brasil. Dos 235 alunos de todo o Brasil classificados para a 4ª e última fase da competição, 87 (36,6%) são do Estado, entre estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de toda a rede estadual de ensino. O Paraná lidera o número de alunos finalistas, seguido pelo Ceará. A lista dos aprovados para a quarta fase da ONIA está disponível no site www.oniabrasil.com.br.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes do país que passaram para a segunda fase, mais da metade era do Estado, totalizando 30.911. Já para a terceira fase, o Paraná classificou 1.378 estudantes, dos 3.332 de todo o Brasil.

O secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, comemorou a classificação dos alunos para a quarta fase da competição. “Novamente mais um resultado fantástico do Paraná, com mais de um terço dos alunos classificados sendo do nosso Estado. Isso mostra como todo o trabalho que temos desenvolvido para tornar o Paraná referência em inteligência artificial tem dado frutos”.

Leia Também:  Polícia Militar realiza apreensão de mercadoria contrabandeada na praça de pedágio de Corbélia

Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA) e da Educação (Seed), vai entregar notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da terceira fase da Olimpíada.

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, e também aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, afirmou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

Ao todo, serão 70 prêmios oferecidos, com um investimento aproximado de R$ 380 mil. Serão entregues 30 notebooks VAIO para os alunos que se classificarem do 1º ao 30º lugar e 20 “iPads 9” para os classificados entre o 31º e 50º lugar. Também serão entregues 20 notebooks VAIO para as 20 escolas com mais alunos selecionados para a 4ª fase da competição.

Leia Também:  Ações da Sanepar pelo Dia do Meio Ambiente devem mobilizar mais de 6 mil pessoas no Paraná

A quarta etapa acontece no dia 15 de abril, de forma presencial, com divulgação do resultado prevista 20 de abril. Os alunos classificados devem preencher o formulário para definição dos polos de aplicação da prova. Os quatro melhores do país vão representar o Brasil na IOAI (International Olympiad In Artificial Intelligence), evento global a ser realizado em Pequim, na China, em agosto, e que vai reunir os maiores talentos em IA de todo o mundo.

ONIA BRASIL – Iniciada em novembro de 2024, a ONIA Brasil é promovida por três plataformas digitais – EduSpace, a H2IA/UFPel e IIA/LNCC – que formam a Comissão Organizadora do evento. A competição acontece em várias etapas até abril de 2025, com provas online e questões práticas para definir os vencedores brasileiros.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA