NOVA AURORA

Esportes

Atletas Paranaenses são maioria na seleção brasileira de Footgolf

Publicado em

Dos 39 convocados para a Seleção Brasileira de Footgolf, 34 são atletas paranaenses. Eles irão defender o Brasil na FIFG World Cup Orlando 2023 (Copa do Mundo de Footgolf), que acontecerá de 27 de maio a 06 de junho, em Orlando, na Florida (USA. Essa quase unanimidade de atletas do nosso estado confirma o Paraná como berço nacional do Footgolf. Assim como em outras modalidades, para “serem convocados” os atletas precisaram garantir a vaga por meio de ranking, obtido com a pontuação em etapas nacionais do esporte, realizadas pela CBFG – Confederação Brasileira de FootGolf, instituição máxima do esporte no Brasil.

Realizado a cada dois anos, o primeiro campeonato mundial foi disputado na Hungria, em 2012, com a participação de oito países; o segundo na Argentina em 2016 com 26 países; e o terceiro em 2018, no Marrocos, com a participação de 35 países. Este ano, o Mundial contará com a participação de mais de mil atletas de 40 países, um resultado incontestável do crescimento desse esporte que já virou febre no mundo todo.

Um esporte chamado Footgolf

Oficialmente o FootGolf nasceu em 2009, na Holanda. Entretanto, no ano de 2000, idealizado por Antão Santor, foi realizado um evento inédito em Foz do Iguaçu, e pelo que se tem conhecimento, foi o primeiro em todo o mundo deste novo esporte. Em 2015, foi criada a ABFG (Associação Brasileira de FootGolf), hoje denominada CBFG (Confederação Brasileira de Footgolf), a qual recebeu o certificado de Filiação à FIFG (Federation for International FootGolf), sendo a única organização oficial em território Brasileiro.

Leia Também:  Palmeiras vence o Athletico e alcança o Botafogo na liderança do Brasileirão

Inspirado no Golf, o FootGolf é um esporte bastante inclusivo, pois os únicos equipamentos necessários são uma bola número cinco e uma chuteira. Os pés dos jogadores são os “tacos”! O esporte consiste em introduzir uma bola de futebol em um buraco de 52cm de diâmetro, com os pés, na menor quantidade de chutes possíveis. Há um número de chutes previsto para cada campo, visando sempre buscar esse número com base na dificuldade do campo e distância do ponto inicial e, assim como no Golf, os campos oficiais são compostos de 18 buracos.

É jogado em grupos de quatro pessoas, mas a pontuação é individual. Por ser considerado um jogo muito ético e cordial, no qual ninguém tenta sabotar o outro ou tirar vantagem, os próprios membros da equipe são os juízes. Outro ponto que torna o esporte tão democrático é a possibilidade da participação de pessoas de todas as idades e sexo. Para participar dos campeonatos é necessária a idade mínima de 16 anos, mas nada impede que crianças também participem do espaço e aprendam a modalidade.

Leia Também:  Arrecadação de alimentos na Ceasa Curitiba supera expectativa e chega a 33 toneladas

Lista dos 39 atletas convocados, por ordem alfabética:
Adilson Brasil Barreto, Adilton Sena Sntana, Anaile Zilio, Anderson Fonseca Nunes, Andressa Hreiciuk dos Santos, Cassiano Pianaro, Cristiane Rodrigues Ferreira, Crystopher Verbiski, Danmerson Cabrera Souza, Diego Juan Carlos Allou, Eder Trevisol, Elizane de Lurdes Stormoski Barreto, Everton Doberstein, Felipe Brayan de Paula, Gerson Natal Sávio, Humberto Bertoldi, Jean Leonardo Stdrezk, João Henrique dos Santos da Luz, Joilson José Kuhn, José Adelino Bueno, José Geraldo Berta, Luciane Maneira Stdrezk, Luiz Gustavo Coltro, Márcio Antônio Kuhn, Márcio José Bubniak, Marcos Krupa, Mariana Krupa, Mário Sérgio Rodrigues, Maurício José Bonato, Monike da Silva Machado, Murilo Dambrosio Caigar, Peter Walter Andre, Renato Semenssi, Rogério Giardini, Sandra Krupa, Simone de Lavigne Samways Largo, Thiago de Matos, Vagner André de Souza Machado e Vinícius Bernardo Stdrezk.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CBFG

 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Esportes

Dourado empata com Avaí na Arena Pantanal 

Published

on

By

Em uma partida emocionante e cheia de reviravoltas, Cuiabá e Avaí empataram em 2 a 2 na noite de ontem, na Arena Pantanal, em jogo válido pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B 2025. O Dourado, jogando em casa, buscou o empate duas vezes, mostrando a força e a resiliência de sua equipe.

Primeiro tempo de domínio auriverde

O Cuiabá começou a partida a todo vapor, abrindo o placar logo aos seis minutos com Mateusinho, que aproveitou um belo lançamento para vencer o goleiro César Augusto. O Dourado continuou pressionando, com destaque para Zé Ricardo, que arriscou um chute de longa distância aos 17 minutos, levando perigo ao gol adversário.

O Avaí tentou responder, mas esbarrou na forte marcação do Cuiabá e em uma defesa atenta. No final do primeiro tempo, Pedrinho quase ampliou a vantagem para o Dourado, em um contra-ataque veloz, mas César Augusto fez uma grande defesa, evitando o segundo gol.

Segundo tempo eletrizante

Na segunda etapa, o Avaí voltou com mais ímpeto, criando boas oportunidades e buscando o empate. Aos 20 minutos, Alef Manga aproveitou uma bela jogada de Marquinhos Gabriel para igualar o marcador.

Leia Também:  Cascavel Futsal é superado fora de casa pela Liga Nacional de Futsal

O Cuiabá não se abateu e, quatro minutos depois, voltou a ficar à frente no placar com um gol de Derik Lacerda, em cobrança de pênalti. No entanto, a alegria do Dourado durou pouco. Aos 36 minutos, Barreto empatou novamente para o Avaí, após uma jogada de persistência de Vagner Love.

Destaque 

Mateusinho: Autor do primeiro gol do Cuiabá, o atacante mostrou oportunismo e faro de gol.
Derik Lacerda: O atacante cobrou o pênalti com categoria, colocando o Dourado novamente em vantagem.

Histórico do confronto

Com o empate de ontem, Avaí e Cuiabá-MT se enfrentaram cinco vezes na história, com quatro vitórias do Cuiabá-MT e um empate. O Avaí marcou quatro gols e sofreu nove.

FICHA TÉCNICA

Cuiabá 2 x 2 Avaí

Local: Arena Pantanal – Cuiabá-MT
Competição: Brasileiro Série B 2025 (2ª rodada)
Data: 10/04/2025 – Hora: 21h30
Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro RS
Árbitro Assistente 1: Jorge Eduardo Bernardi RS
Árbitro Assistente 2: Maurício Coelho Silva Penna RS
Quarto árbitro: Rodrigo da Fonseca Silva MT
Quality manager: Larissa Ramos Monteiro RJ
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho RJ
AVAR: Lilian da Silva Fernandes Bruno RJ
Observador de VAR: Pericles Bassols Pegado Cortez RJ

Leia Também:  AAAEF Londrina vence Nova Esperança por 3 a 0 e se recupera no estadual

CUIABÁ: Mateus Pasinato; Mateusinho (Léo Ataíde), Bruno Alves, Alan Empereur e Sander; Denilson (Ruan Oliveira), Lucas Mineiro e Max (Calebe); Lucas Cardoso (André Luis), Derik Lacerda e Pedrinho (Natan). TÉCNICO: Guto Ferreira

AVAÍ: César Augusto; Marcos Vinícius, Jonathan Costa, Eduardo Brock e Mário Sérgio (Quaresma); Judson (Barreto), Zé Ricardo (Alef Manga), João Vitor e Marquinhos Gabriel; Hygor (Gaspar) e Cléber (Vagner Love). TÉCNICO: Jair Ventura

Fonte: Esportes

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA