NOVA AURORA

POLÍCIA

PCPR mais de 70% dos homicídios ocorridos em Foz do Iguaçu em 2022

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) elucidou 73,07% dos homicídios ocorridos durante o ano de 2022, em Foz do Iguaçu, região Oeste do Estado. No período, foram registrados 75 homicídios e 3 feminicídios, sendo solucionados 55 casos pela Delegacia de Homicídios da PCPR no município.

Os principais motivos dos crimes ocorridos ao longo do ano estão ligados ao tráfico de drogas, vingança, discussões e desentendimentos. De acordo com a delegada da PCPR Iane Cardoso, as vítimas predominantes são do sexo masculino, com idades que variam entre 18 e 39 anos. “A motivação predominante seria por vingança, pelas vítimas terem praticado crimes anteriores, seja contra patrimonio, dignidade ou contra a vida”, complementa.

O número de casos de 2022 não é o maior registrado na região, considerando que em 2018 chegou a ultrapassar 80 homicídios dolosos. O índice divulgado ainda não é um número absoluto, visto que as investigações continuam em 23 casos ocorridos em dezembro. “Os casos do final do ano costumam ser elucidados nos primeiros meses do ano seguinte. Temos como exemplo dois homicídios ocorridos no final de 2021, que até então estavam sem autoria mas foram esclarecidos no corrente ano, elevando o índice”, destaca Cardoso.

Leia Também:  Polícia Civil prende quatro pessoas envolvidas em três homicídios em Umuarama e Maria Helena

FEMINICÍDIO- Em relação aos três feminicídios ocorridos na cidade, apenas uma vítima registrou boletim de ocorrência contra o seu agressor, porém não deu continuidade. Nenhuma das três mulheres possuía medida protetiva de urgência, o que facilitou o crime.

“É muito importante que as mulheres vítimas de violência doméstica reportem o crime em alguma delegacia da mulher ou online, pelo site da polícia civil. Com essas diligências, podemos solicitar medidas protetiva, punir os autores e evitar novos feminicídios”, ressalta Iane.

TRABALHO INTEGRADO- A solução dos homicídios em Foz do Iguaçu está diretamente ligada ao trabalho eficiente dos policiais civis, que atuam com agilidade nas investigações de alta complexidade. O índice representa ainda o resultado positivo do trabalho integrado entre as forças de segurança pública, contribuindo com impunidades e respostas à população.

Fonte: Polícia Civil do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva a Tiradentes na Academia do Guatupê

Published

on

By

Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, patrono das Polícias Militares do Brasil. O evento ocorreu na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais.
Durante a cerimônia, 29 policiais militares, entre eles 7 oficiais e 22 praças, tiveram a honra de receber a medalha de mérito comunitário

Ainda no decorrer da cerimônia, que contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, reunidas para prestar homenagens, foi realizada a deposição de uma coroa de flores no busto de Tiradentes. Este ato simbólico ressalta o profundo respeito pela memória de Tiradentes, figura histórica que representa de forma emblemática a luta incansável pela liberdade e pela justiça no Brasil.

Após isso, o coronel Semmer teve a palavra “Hoje, reverenciamos a figura imortal de Tiradentes, mártir da liberdade e patrono das polícias militares do Brasil, cuja memória permanece viva no âmago da história nacional e no espírito combativo das instituições militares. Homem de origem simples, forjado no labor diário nos desafios da vida colonial, Tiradentes abraçou a causa da liberdade, colocando sua vida à serviço de um ideal coletivo. Sua trajetória é símbolo do compromisso inquebrantável da justiça. Como policiais militares, carregamos esse legado. Sejamos dignos da história que nos antecedeu e firmes no compromisso que virão, minha continência à todos os policiais militares do Paraná, Tiradentes vive em cada um de nós”, falou o coronel Semmer em nome do comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva.

Leia Também:  PCPR prende homem por ameaça e lesão corporal em Cornélio Procópio

Quem também teve a palavra foi o coronel Gil Alessandro Zwir. “É possível ser um país verdadeiramente independente? Sim, mas exige de todos nós um compromisso profundo com um projeto de nação, exige analisemos a educação como instrumento de liberdade, que invistamos em ciência e tecnologia como ferramentas de autonomia, que cultivemos uma cultura crítica, criativa e enraizada em nossas tradições. Exige também que combatamos com firmeza a corrupção, o desrespeito e o desprezo pelo bem comum. Tiradentes plantou a semente de um país livre, e essa semente germinou. Hoje, ao homenageá-lo, não devemos apenas exaltado, mas devemos reproduzir sua coragem e compromisso”.

Ao fim do evento, houve também um desfile da tropa, composta pela Banda de Música da PMPR, de alunos das Escolas de Formação de Oficias e Praças e do desfile de viaturas.

Estiveram presentes as seguintes autoridades. Subcomandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Paulo Henrique Semmer, o Chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel QOPM Paulo Roberto Lima, Corregedor-Geral da Polícia Militar do Paraná e Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Paraná, coronel Gil Alessandro Zwir, o Coronel Darany Luiz Alves de Oliveira, Comandante do 6º CRPM; o Coronel Paulo Renato Aparecido Siloto, Comandante de Missões Especiais; a Coronel Letícia Chun Pei Pan, Chefe do Comando Odontológico; Armando Antônio Sobreiro Neto, Subprocurador-Geral de Justiça do MPPR; o Coronel Veterano Valter Wiltemburg Pontes; o Coronel Veterano Altair Mariot, Presidente da AMAI; o Coronel Veterano Izaias de Farias, Presidente do Clube dos Oficiais; o Coronel da Reserva Celso José Mello, representante do Grão-Mestre da Grande Loja do Paraná; o Coronel Veterano Luiz Rodrigo Larson Carstens, Presidente da ASSOFEPAR; o Coronel Veterano João Jorge dos Santos Junior, representante da AVM; o Tenente-Coronel Marco Antonio da Silva, Diretor Interino de Ensino da PMPR; o Tenente-Coronel Rinaldo Paz da Rocha, Diretor da DINT; o Tenente-Coronel José Luiz Beggiora Junior, Comandante Interino da APMG.

Leia Também:  PCPR conclui inquéritos policiais de homicídios ocorridos em Umuarama

Comunicação Social da PMPR

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA