AGRONEGÓCIO
Primato e MWM iniciam projeto pioneiro com biogás
Publicado em
18 de janeiro de 2023por
Tadeu ItajubáPrimato ,MWM,iniciam, projeto pioneiro , biogás,ESG, Ouro Verde do Oeste,suínos, de frango, de tilápia, de bovino de leite, e de bovino de corte,Anderson Léo Sabadin,IDH,MWM, José Eduardo C. Luzzi, José Eduardo Luzzi
Um projeto piloto que poderá ser levado aos mais de 9.400 cooperados da Primato.
Investir em energias renováveis, debater ESG, desenvolver tecnologias limpas, produzir mais e melhor com respeito ao meio ambiente. Estes são apenas alguns dos desafios que o setor do agronegócio vem procurando resolver ao longo dos últimos anos, quando a pressão sobre a sustentabilidade aumentou e os mercados ficaram mais exigentes. Neste sentido a Primato Cooperativa Agroindustrial tem procurado parceiros que agreguem soluções, tragam rentabilidade ao cooperado e permitam entregar produtos de qualidade ao consumidor final respeitando o tripé de desenvolvimento através do arranjo econômico, social e ambiental.
E esta semana um novo passo neste sentido foi dado por meio de uma aliança entre a Primato e a MWM, que vai construir uma usina para produção energia a partir do dejeto de suínos na granja da cooperativa localizada em Ouro Verde do Oeste. Um projeto piloto que poderá ser levado aos mais de 9.400 cooperados da Primato que tem produção de suínos, de frango, de tilápia, de bovino de leite, e de bovino de corte também, oferecendo matéria-prima em abundância para o projeto que prevê um ciclo completo de economia circular e regenerativa.
“É fundamental para nós essa economia circular de onde o nosso cooperado terá um novo momento de geração de renda visto que o dejeto da pecuária passa a gerar energia consumida nas propriedades”, comenta o presidente da Primato Anderson Léo Sabadin.
Segundo ele, o dejeto produzido no campo passará a ser gerador de energia da frota de caminhões da cooperativa Primato, a qual será adaptada utilizando motores desenvolvidos pela MWM. “Aquele mesmo caminhão que vai lá levar ração para a pecuária será abastecido por meio do biometano gerado pelo dejeto dos animais. Então isso é transformador para a região, gera renda, gera riqueza, melhora a qualidade de vida e também produz um alimento que eu diria que é verde, um alimento limpo, transformando a região e melhorando o nosso IDH. É isso que assumimos um compromisso”, acrescenta Sabadin.
Solução completa
O presidente & CEO da MWM, José Eduardo C. Luzzi, disse ter ficado “muito impressionado” com o potencial da Região Oeste e da Primato. Ele destaca ainda ter ficado empolgado com o projeto “porque traz um valor agregado de uma solução completa. O agricultor não vai se preocupar com nada”, reforça Luzzi.
Ainda de acordo com o presidente da MWM, outra vantagem do projeto pioneiro desenvolvido entre as duas organizações é apresentar uma solução de um problema ambiental sério e, em sua visão, o fator chave para o sucessos será operar com excelência, “entregando o que o cooperado espera. Aí sim, esse projeto vai se transformar numa vitrine e juntos vamos conseguir condições melhor para ampliá-lo”, diz, lembrando não existir inovação sem riscos. “Para desenvolver um projeto desses é preciso ter coragem”, acrescenta José Eduardo Luzzi, que destaca a responsabilidade com a qual a Primato tem tratado do projeto. “Negócios são feitos entre pessoas que representam empresas e a empatia é importante para o sucesso. Desde o início a MWM e a Primato estão em sintonia”, reforça.
Momento histórico
Para Anderson Sabadin é missão da cooperativa “resolver uma dor” de quem está no campo produzindo. “O produtor quer alguém que ajude a solucionar e esse projeto é uma realidade desse processo, onde a MWM vai trazer tecnologia e a cooperativa vai atuar como um conector desse projeto”, analisa o presidente.
Na opinião dos dirigentes da Primato e da MWM, o que se está desenvolvendo é muito mais que um processo tecnológico. Segundo eles, é um projeto que dará visibilidade rápida por ser de interesse de todos e porque é um projeto completo, que vem ao encontro do que se discute no mundo inteiro.
Para José Eduardo Luzzi o desenvolvimento deste projeto só está sendo possível por unir uma cadeia produtiva de dois elos que se encontram. “Estamos colocando o produtor ao lado de uma organização de tecnologia e isso vai atrair a atenção de outras organizações por se tratar de um momento histórico”, comenta o CEO da empresa. Ele lembra que o projeto está pronto e que em 6 meses “deverá ser ligada a chave”.
Anderson Léo Sabadin frisa que “cada vez mais somos desafiados a produzir mais e melhor de uma forma mais sustentável e o uso do biofertilizante de maneira adequada vai permitir à Primato isso, graças à parceria com uma empresa da grandeza como é a MWM”.
Selo verde será diferencial para toda cadeia produtiva
Uma das apostas mais ousadas do projeto que está sendo desenvolvido em parceria entre a Primato e a MWM é a implantação de uma espécie de selo verde na produção a partir da utilização de todos esses desejos que não irão para o meio ambiente de maneira poluidora.
“Vai poder sim. Os produtos da Cooperativa Primato fazem parte de Central da cooperativa Frimesa e esse produto chega até o consumidor final. E é importante lembrar esse consumidor está cada vez mais consciente que essa produção e esse produto vem com o selo verde, ele vem com sustentabilidade”, destaca Andeson Sabadin.
Ele explica que, além da produção pecuária, além da produção de energia para os caminhões e para a própria propriedade, será construída uma usina que vai produzir biofertilizante. “Nós vamos fazer um uso adequado desse dejeto, desse resíduo orgânico da pecuária aplicando isso na soja, no milho, no sorgo, na produção de pastagem e fazendo o completo uso desse resíduo que em dado momento era destinado, inclusive, de maneira inadequada. Esse é nosso desafio”.
Ainda de acordo com o presidente da Primato, este projeto em parceria com a MWM vai permitir avançar neste sentido de ajudar a cuidar do meio ambiente com produção plena. Anderson Sabadin também aponta a necessidade do próprio produtor enxergar essa importância, assim como o consumidor final “porque aí conseguimos resolver os grandes desafios do produtor quando tornamos realidade um projeto como esse, onde o produtor passa a ter não apenas fonte de renda, mas fonte de bem-estar através da geração de energia limpa e isso impacta também no consumidor final dos nossos produtos”.
MWM reforça compromisso com o futuro
“Este é um momento histórico para a MWM. Sem dúvida um dos dias mais marcantes da empresa por consolidar a associação entre a indústria e o agro inovador trazendo o conceito de solução completa para que o cliente foque no seu negócio”. A frase é do presidente da MWM Motores e Geradores, José Eduardo Luzzi ao analisar a parceria firmada com a Primato Cooperativa Agroindustrial.
Um dos pontos principais do sucesso do projeto na visão de Luzzi é a possibilidade de transformar um passivo num ativo ambiental. “Os dejetos de animais hoje são um fator limitante de crescimento no campo e através da planta operada pela MWM será possível produzir energia limpa a um custo competitivo”, frisa o CEO da empresa. E acrescenta: “Oferecendo segurança energética com previsibilidade”.
Luzzi sabe dos problemas no fornecimento da energia em algumas regiões, especialmente no campo e, a partir do biogás será possível gerar biometano para abastecer caminhões, plantadeiras e tratores com motores de fábrica e garantia mantendo a mesma performance de um motor a diesel, porém, com um custo operacional menor em torno de 15%.
Outra vantagem do projeto será a produção do organo mineral adequado para cada cultura dos cooperados da Primato, “com custo competitivo e atendendo aos pilares da sustentação: ambiental, social e econômica.
Responsabilidade social é um dos pilares do projeto
Além desse aspecto do pioneirismo, Luzzi e Sabadin destacam ainda a visão de ESG, ou seja, a governança ambiental, social e corporativa, algo que a Primato vem investindo muito.
“Os princípios do cooperativismo já trazem esse escopo de preocupação com a preservação ambiental, de questões sociais”, disse Sabadin, frisando que há dois anos vem se implantando o sistema de compliance e se buscando uma ligação direta com a comunidade na qual a Primato atua. Além disso, no meio ambiente tem relação direta com as atividades e com a logística reversa, seja na suinocultura, na bovinocultura, na avicultura, piscicultura. Hoje a Primato faz toda a recolha hospitalar do material utilizado pelo produtor lá no campo, no tratamento dos animais. A cooperativa ainda recolhe as embalagens de agrotóxico e faz o recolhimento dos resíduos não hospitalares.
Ainda atua como protagonista quanto à exigência de todas as licenças para alojamento de animais nas propriedades. “Hoje, sem licença do IAT, a Primato não aloja animais, automaticamente esse produtor deve estar com o CAR em dia, com as licenças ambientais em ordem”. Esse processo, de acordo com Sabadin, é realizado olhando o mercado futuro, de carbono e de preservação “que na visão da Primato vai trazer sim recurso econômico, financeiro ao nosso produtor”.
A cooperativa atua com a Fundação Nacional de Qualidade, tem um Conselho de Administração, Conselho Fiscal, a Assembleia Soberana e auditoria interna e externa.
Planejamento
A implantação desta nova cultura vem sendo tratada com muita responsabilidade e repassada aos cooperados de forma gradativa. Anderson Sabadin lembra ter assumido a presidência da Primato Cooperativa Agroindustrial em fevereiro do ano passado, mas que o trabalho parte de um planejamento até 2033. Dentro deste planejamento foi implantado recentemente o Comitê de Inovação, o qual participa do ecossistema do Senai/Fiep, da PUCPR, Câmara de Insumos e Produtos, “entre outras entidades fundamentais no decorrer do nosso planejamento, como a Ocepar/Sescoop, Senar-PR, IAT e a Embrapa que está instalando uma unidade em Toledo, além do próprio BNDES. Podemos avançar bastante e comprometer todos estes agentes com o projeto da Primato”, enfatiza Sabadin.
AGRONEGÓCIO
Ponte desaba e expõe gargalos logísticos para o escoamento da safra
Published
12 horas agoon
24 de dezembro de 2024By
O desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, no último domingo (22.12), trouxe à tona os problemas crônicos da infraestrutura logística brasileira. A estrutura, que conectava os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), desmoronou sobre o rio Tocantins, provocando uma tragédia com uma morte confirmada e pelo menos 14 pessoas desaparecidas. Caminhões que transportavam ácido sulfúrico e herbicidas também caíram no rio, levando as prefeituras a emitirem alertas sobre contaminação da água.
O acidente ocorre em um momento crítico para o agronegócio nacional. O Brasil deve alcançar uma safra recorde de 322,53 milhões de toneladas de grãos em 2024/25, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Este aumento de 8,2% em relação à safra anterior reflete o crescimento da produção de soja e milho, mas evidencia os desafios logísticos de um setor cada vez mais pressionado por gargalos estruturais.
A ponte Juscelino Kubitschek estava localizada na região do Matopiba, uma das áreas de maior crescimento do agronegócio no Brasil, englobando os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Nos últimos dez anos, a produção de grãos na região aumentou 92%, saltando de 18 milhões de toneladas em 2013/14 para 35 milhões em 2024.
Essa expansão, no entanto, tem sobrecarregado a infraestrutura local. O intenso tráfego de cargas pesadas, principalmente de fertilizantes e grãos, contribuiu para o desgaste da ponte, que já apresentava rachaduras e denúncias de negligência na manutenção.
Além de afetar a segurança da população, o desabamento representa um entrave significativo ao escoamento da safra. Os portos do Arco Norte, responsáveis por 35,1% das exportações de grãos em outubro de 2024, são fundamentais para o agronegócio brasileiro. A interdição da ponte pode impactar negativamente a logística de transporte para esses portos, aumentando custos e atrasos.
O transporte de fertilizantes também está em alta, com as importações alcançando 4,9 milhões de toneladas em outubro, um crescimento de 5,9% em relação ao mês anterior. Essa demanda reforça a necessidade de investimentos em infraestrutura para evitar colapsos como o ocorrido no rio Tocantins.
Entidades do agronegócio, como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), destacam que episódios como este evidenciam a urgência de investimentos em infraestrutura. “O crescimento do agronegócio brasileiro depende diretamente de uma logística eficiente. A tragédia no rio Tocantins é um alerta para a necessidade de modernização das rotas de transporte e manutenção das estruturas existentes”, afirma a CNA em nota.
O Ministério dos Transportes já anunciou a abertura de uma sindicância para investigar o desabamento e prometeu reconstruir a ponte em 2025. Enquanto isso, o setor agropecuário pede soluções imediatas, como rotas alternativas e a implementação de medidas para mitigar os impactos sobre a logística da safra.
Embora críticas à expansão do agronegócio tenham ganhado destaque após o acidente, é crucial equilibrar o debate. O setor é um pilar da economia nacional, responsável por 25% do PIB e por grande parte das exportações brasileiras. Investir em infraestrutura adequada e eficiente não é apenas uma questão de atender às demandas do agronegócio, mas de assegurar que o crescimento econômico venha acompanhado de segurança, sustentabilidade e benefícios para toda a sociedade.
O desafio agora é transformar essa tragédia em um ponto de virada, priorizando investimentos estratégicos que garantam a competitividade do agronegócio no mercado global, sem negligenciar a segurança das comunidades locais e a preservação ambiental.
Fonte: Pensar Agro
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