NOVA AURORA

PARANÁ

Com agenda fixa e eventos, programação esportiva do verão alcança 477 mil atendimentos

Publicado em

Em vinte dias, as equipes que atuam na área de esporte e lazer durante o Verão Maior Paraná fizeram 477.593 atendimentos a moradores e veranistas. O balanço é de 26 de dezembro de 2022 a 15 de janeiro de 2023. Jogos com estrelas do vôlei e do futebol e apresentação de manobras radicais com bicicletas de aro (BMX) são exemplos de atividades que empolgaram e lotaram as arenas do Litoral.

O público tem participado, também, da programação diária com recreação, dança, tirolesa e oficinas de circo. As atividades cotidianas nos postos incluem caminhada orientada, recreação infantil, aula de dança, ginástica, torneios relâmpagos, muro de escalada com tirolesa, vôlei de praia, beach tennis, futevôlei, futmesa, beach soccer e empréstimo de material. As ações, ofertadas pelo Governo do Paraná por meio da Secretaria do Esporte, são gratuitas e acontecem no Litoral e Costa Noroeste do Estado, de terça a domingo, das 8h às 12h e das 15h às 19h.

O projeto conta com seis pontos fixos no Litoral, nas praias de Guaratuba, Caiobá, Matinhos, Praia de Leste, Ipanema e Shangri-lá, três equipes itinerantes e outros dois postos fixos no Noroeste, em Porto Rico e São Pedro do Paraná. Todas as atividades são preparadas, acompanhadas e conduzidas por mais de 250 profissionais e acadêmicos de educação física, turismo, enfermagem e comunicação. Todos passaram por uma capacitação para melhor atender os veranistas e a comunidade litorânea.

Leia Também:  No Cosud, Paraná apresenta propostas de políticas de atenção e proteção às mulheres

O secretário do esporte do Paraná, Helio Wirbiski, destaca que as ações levam saúde, segurança e tranquilidade para o veranista. “Hoje comemoramos o número expressivo de mais de 470 mil atendimentos. Nos orgulhamos disso porque temos uma equipe de mais de 250 pessoas trabalhando para proporcionar aos turistas e moradores grandes momentos nas praias do Estado. A temporada continua bombando e esperamos as famílias com tudo que o Estado pode dar de conforto, comodidade e reciprocidade”, afirma.

Além disso, grandes eventos estão ajudando a atrair mais público e proporcionam acesso a modalidades não tradicionais, por meio dos Jogos de Aventura & Natureza, como BMX e Wheeling.

No ultimo final de semana, os medalhistas olímpicos paranaenses Giba e Emanuel, ídolos do voleibol nacional, foram os anfitriões do Vôlei das Estrelas, que movimentou a Praia de Caiobá, em Matinhos, no sábado (14). O jogo aconteceu na Arena Caiobá, que também contou com homenagens a outros grandes nomes do esporte paranaense que foram precursores da modalidade.

Já os jogadores que fizeram história defendendo a camisa para o Athletico, Coritiba, Paraná Clube e os seus times fundadores, Pinheiros e Colorado, além de outros clubes nacionais e internacionais, se reuniram para um jogo para lá de amistoso: o Futebol das Estrelas. A partida acontece há seis anos e se tornou atração do Verão Maior Paraná no Litoral do Estado.

Leia Também:  Programa Geração Paraná Digital vai facilitar acesso de jovens ao mercado de tecnologia

Também no final de semana, a equipe Showtime BMX fez uma apresentação de manobras radicais com as bicicletas de aro 20 em frente à Arena Caiobá. Antes disso, eles estiveram em Morretes durante a semana para apresentar a modalidade que entrou para a categoria de esportes olímpicos em 2020.

Confira a programação diária dos postos fixos:

8h30 – 11h45: Muro de escalada com tirolesa, vôlei de praia, beach tennis, futevôlei, futmesa, beach soccer e empréstimo de material

8h30 – 9h15: Caminhadas

8h30 – 11h45: Torneios com inscrição

9h30 – 10h30: Recreação infantil

10h30 – 11h: Mexa-se (atividade de palco)

11h – 11h15: Torneio relâmpago

15h – 18h45: Muro de escalada com tirolesa, vôlei de praia, beach tennis, futevôlei, futmesa, beach soccer e empréstimo de material

15h30: Torneio relâmpago

16h – 17h: Recreação infantil

17h30 – 18h: Danças e ritmos

18h – 18h45: Ginástica Verão

Confira a programação de grandes atrações AQUI.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná. 

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com apoio da Copel, hospital de Apucarana instala equipamentos para economia de energia

Published

on

By

O Hospital da Providência de Apucarana, no Norte do Paraná, é um dos 41 hospitais beneficiados pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da Copel, que está investindo R$ 35,2 milhões para impulsionar a eficiência energética em unidades de saúde filantrópicas.

Com mais de sete décadas de atuação e referência em áreas como ortopedia, oncologia, neurocirurgia, gestações de alto risco e UTI neonatal, o hospital realizou no ano passado 14 mil cirurgias e 15 mil internamentos. Agora, com o apoio do programa, modernizou sua estrutura para reduzir custos com energia elétrica e direcionar mais recursos para o atendimento à população. 

“Fomos contemplados pelo projeto da Copel e pudemos trazer equipamentos modernos: duas autoclaves com capacidade para atender as nossas duas unidades hospitalares, e 85 aparelhos de ar-condicionado, distribuídos por toda a instituição”, explica a diretora geral da instituição, Irmã Geovana Aparecida Ramos.

Ela destaca que a economia gerada com as melhorias será direcionada principalmente à aquisição de medicamentos e ao aprimoramento das condições de trabalho dos funcionários. 

Leia Também:  Mais sete municípios recebem capacitação para utilizar plataforma de negócios

A chamada pública do Programa de Eficiência Energética da Copel, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), previu o financiamento a fundo perdido para instituições públicas e filantrópicas que prestam atendimento de saúde à população. “Os hospitais são um ponto estratégico, porque eles têm um consumo de energia expressivo. E os recursos liberados com ações de economia podem ser aplicados em outras frentes da atenção à saúde”, explica Julio Omori, diretor comercial da Copel. 

SÉRIE – Ao longo desta semana, a Copel divulga uma série de vídeos que registra as ações desta chamada realizada pelo programa, trazendo uma instituição representante de cada região do Paraná. As melhorias realizadas em Apucarana são o tema do quarto vídeo da série, disponível no YouTube.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA