NOVA AURORA

POLÍCIA

PMPR cria rede de comunicação móvel para atuar em grandes eventos no Verão Maior Paraná

Publicado em

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) está equipada com uma tecnologia que trará mais agilidade no atendimento à população paranaense. Trata-se de um caminhão transformado em uma Estação Rádio Base (ERB), que permite a comunicação entre as equipes policiais até mesmo em locais em que as redes de telefonia não chegam. Atualmente, o veículo atende aos eventos do Verão Maior Paraná.

Ele foi adaptado para servir como uma antena de rádio e telefonia móvel, viabilizando que celulares sejam utilizados como rádios digitais de comunicação entre as viaturas policiais. Com essa tecnologia, os equipamentos podem se comunicar dentro de determinada área, sem interferências e sem a possibilidade de acesso externo à comunicação entre os módulos, viaturas e militares estaduais.

Por conta do aumento no número de pessoas no Litoral durante a temporada, o veículo foi enviado para atuar nas ações do Verão Maior Paraná. Ele é instalado, principalmente, nos espaços com os shows que estão previstos na orla da praia de Matinhos e Pontal do Paraná.

Leia Também:  PCPR indicia mulher por falsa comunicação de crime em Francisco Beltrão

“O Verão Maior Paraná é um importante teste para a Estação Rádio Base, pois são milhares de pessoas que descem para o litoral paranaense, além dos moradores desses municípios. Com ele, teremos uma comunicação mais ágil até nas regiões mais distantes das cidades litorâneas, como nas áreas de mata e sem sinal de rede de telefonia”, disse o diretor de Tecnologia da Polícia Militar, coronel Valmor Anderson Pereira.

A EBR conta com 80 celulares que permitem a troca de informações sobre ocorrências em andamento em formato de texto, foto e vídeo. Também foram disponibilizados mais 40 chips de celular que podem ser colocados em aparelhos de telefonia comuns, aumentando a capacidade de comunicação para 120 aparelhos.

O caminhão tem, ainda, capacidade para atuar em situações de desastres naturais. O veículo pode ser alocado próximo à área crítica e, assim, facilitar a comunicação entre as equipes que estão no local e as solicitações de apoio, inclusive, médico.

“Além dos 80 celulares e dos 40 chips, o sistema que a PMPR configurou possibilita que esses aparelhos também se comuniquem com os rádios digitais das viaturas policiais, ou seja, amplia a comunicação e facilita o trabalho das equipes que estão atuando em situações mais delicadas ou que demandem um grande efetivo policial”, destacou o coronel Anderson.

Leia Também:  PCPR apreende arma de fogo em Pontal do Paraná

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

Fonte: Polícia Militar do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador

Published

on

By

O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana prolongado pelo feriado do Dia do Trabalho, uma operação de fiscalização intensificada no litoral do estado.

As ações ocorreram nas cidades de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, com foco na prevenção de infrações e na promoção da segurança viária. Ao todo, foram abordados 414 veículos, resultando em 251 notificações lavradas. As principais infrações registradas foram:

    Art. 162, inciso I – conduzir veículo sem possuir habilitação (05 autuações);

    Art. 165 – dirigir sob influência de álcool (05 autuações);

    Art. 165-A – recusa do condutor em realizar o teste do etilômetro (24 autuações);

    Além de irregularidades como ausência de itens obrigatórios e alterações  no sistema de escapamento.

Durante as fiscalizações, outros nove veículos foram removidos ao pátio por questões administrativas.

Alem das situações de trânsito, durante abordagens, duas pessoas foram encaminhadas à delegacia por porte de entorpecentes, conforme o artigo 28 da Lei nº 11.343.

Leia Também:  Estado investe R$ 29 milhões para restauração de rodovias em Guarapuava e região

As operações da COTAMOTRAN têm como objetivo coibir condutas perigosas no trânsito, além de conscientizar condutores, passageiros e pedestres sobre a importância de comportamentos seguros nas vias.

Balanço da operação:

    Veículos abordados: 414

    Veículos notificados: 149

    Notificações lavradas: 251

    Veículos recolhidos ao pátio: 09

    Art. 162 I: 05

    Art. 165: 05

    Art. 165-A: 24

Polícia Militar do Paraná, nós fazemos a diferença! 
 

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA