NOVA AURORA

PARANÁ

Revistas científicas da UEL alcançam cada vez mais destaque em suas áreas do conhecimento

Publicado em

As revistas científicas produzidas na Universidade Estadual de Londrina (UEL) vêm ganhando cada vez mais destaque em suas respectivas áreas do conhecimento. A maioria dos periódicos passou a contar com o conceito mais alto na avaliação do Qualis Periódicos, da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) referente ao Quadriênio 2017-2020, período em que a instituição passou a contar três programas de pós-graduação considerados de excelência (nota 7). Conforme a avaliação, divulgada no final do ano passado, 17 dos 27 periódicos científicos da universidade foram classificados com o índice A, que conta com quatro estratos (A1, A2, A3 e A4). Destas, três foram reconhecidas com o índice mais alto (A1), conferindo relevância internacional ao trabalho dos pesquisadores envolvidos na produção dos artigos científicos e na edição dos periódicos. 

Ferramenta de avaliação que mede indiretamente a qualidade dos artigos publicados pelos programas de pós-graduação no Brasil, o Qualis Periódicos teve sua metodologia de avaliação aprimorada em 2019, quando passou a adotar critérios mais objetivos. A nova metodologia foi fruto de um trabalho desempenhado pela Comissão Especial de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG). O método visa permitir uma comparação mais equilibrada entre as áreas, utilizando, também, indicadores internacionais para melhorar a comparabilidade dos programas de pós-graduação brasileiros com os de universidades de ponta, defendeu, à época, a Capes.

“Não tínhamos revistas classificadas como A1, que é o conceito mais alto, e passamos a ter três. Ao mesmo tempo, os conceitos A2 e A3 também são muito bons, o que indica que nossas revistas foram procuradas por pesquisadores de outras instituições. É um reconhecimento importante da comunidade científica, até porque quando um pesquisador termina um artigo, ele deseja publicar em uma revista onde o trabalho terá maior probabilidade de ser lido”, explica o diretor de pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG), Eduardo Araújo. 

Leia Também:  De limpeza de escola a salvamento de animais: a rotina solidária da equipe do IAT no RS

A avaliação do Qualis Periódicos ainda conta com outros seis níveis: B1, B2, B3, B4, B5 e C. O prazo para o envio de solicitações para alterações na classificação das revistas permanece aberto até o dia 19 de janeiro. “Geralmente essas mudanças, quando acontecem, vêm para melhorar o nível. No caso das revistas da UEL, nós não estamos entrando com recursos nessa avaliação”, diz Araújo.  Além das 17 revistas reconhecidas com o conceito A, a UEL passou a contar com nove classificadas no grupo B e uma no grupo C.

Conforme a Capes, a nova metodologia propõe uma classificação de referência que é dada por meio do uso combinado de indicadores bibliométricos e de um modelo matemático. Este método tem como base a utilização do número de citações do periódico dentro de três bases de dados: Scopus (CiteScore), Web os Science (Fator de Impacto) e Google Scholar (índice H5). Esta metodologia também leva em consideração o percentual de artigos publicados por pesquisadores que não são ligados às instituições onde as revistas são produzidas, sendo mais relevante para o periódico e para a produção científica evitar a publicação endógena. 

Leia Também:  Governo abre inscrições para a edição 2023 do Selo Clima Paraná

ACESSO – As revistas científicas produzidas na UEL podem ser acessadas no Portal de Periódicos Científicos, que é vinculado ao Sistema de Bibliotecas. Atualmente atravessando uma reformulação, o sistema adota medidas que visam melhorar a qualidade dos periódicos científicos, facilitando a indexação nacional e internacional e padronizando as informações. Dentre estas medidas estão a atribuição do DOI (Identificador de Objeto Digital) e a inclusão do ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) dos autores.

CLASSIFICAÇÃO:

Antíteses – A1
História & Ensino – A1
Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários – A1
GEOGRAFIA (Londrina) – A2
Informação & Informação – A2
Projetica – A2
Revista do Direito Público – A2
Serviço Social em Revista – A2
Domínios da Imagem – A3
Estudos Interdisciplinares em Psicologia – A3
Geographia Opportuno Tempore – A3
Signum: Estudos da Linguagem – A3
Entretextos – A3 
Discursos Fotográficos – A4
Estação Literária – A4
Mediações – Revista de Ciências Sociais – A4
Semina: Ciências Agrárias – A4
Boitatá – B1
Economia & Região – B1
Educação em Análise – B1
Informação@Profissões – B1
Scientia Iuris – B1
Semina: Ciências Sociais e Humanas – B1
Advances in Nursing and Health – B2
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde – B3
Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas – B4
Biosaúde – C.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Ganhando o Mundo: últimos intercambistas começam a chegar com mala cheia de experiências

Published

on

By

O Natal será com a família reunida e com diversas histórias para compartilhar para 27 alunos que voltaram do intercâmbio nos Estados Unidos nesta segunda-feira (23), dentro do programa Ganhando o Mundo. Eles desembarcaram no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, onde foram recebidos com muita emoção por pais e familiares depois de quatro meses estudando na América do Norte. Outros alunos devem chegar em janeiro.

Foram mil estudantes de escolas públicas paranaenses que tiveram a oportunidade de realizar um intercâmbio com as despesas pagas pelo Governo do Estado, após uma seleção que envolveu mais de 12 mil candidatos. A edição de 2025 será ainda maior e levará 1,2 mil alunos para cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

O chefe do Departamento de Intercâmbios da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Marlon de Campos, destacou que a edição do Ganhando o Mundo deste ano foi um sucesso. “Todo o processo está sendo incrível. Foi o primeiro ano que nós tivemos mil alunos viajando, 950 deles já retornaram no primeiro semestre, e agora o restante está voltando”, ressaltou.

“Eles voltam com uma cabeça completamente mudada, muito mais atenciosos com a sua família, com a sua escola, com o seu espaço. Quando eles viajam e experienciam uma oportunidade tão diferente, não só da língua, mas também cultural e acadêmica, eles ampliam os seus horizontes e isso faz com que se tornem líderes”, acrescentou.

EXPERIÊNCIA DE VIDA — Entre as intercambistas que chegaram nesta segunda-feira está Isabella Parra Hass, de 16 anos, estudante do Colégio Estadual Rio Branco, em Rio Branco do Ivaí, no Norte do Estado. Para ela, a principal conquista com o intercâmbio foi tornar-se uma pessoa mais independente. “Foi uma das melhores experiências da minha vida. Vivi coisas que eu nunca imaginaria viver, conheci pessoas incríveis e me tornei uma pessoa tão madura, independente, que eu nunca imaginei que eu conseguiria”, explicou.

Ela conta que pôde vivenciar a cultura americana na prática. “Fui líder de torcida e também gerente do time de basquete feminino. Foi muito legal vivenciar a cultura deles, do esporte, mas mais do que isso, saber que você consegue fazer algo quando realmente se quer muito. Uma oportunidade incrível que nunca imaginei que poderia ter e que graças ao Ganhando o Mundo consegui realizar um dos meus maiores sonhos”, disse, com os olhos ainda com lágrimas após encontrar os pais.

Leia Também:  Reforço policial no Porto de Paranaguá garante recepção segura aos turistas

A família viajou cerca de 350 quilômetros para receber a filha, pouco para uma distância que já foi continental. “A gente viveu junto esse intercâmbio. Ela lá e eu acompanhando daqui, nos falando todos os dias, dando força nas horas das dificuldades e sorrindo, acreditando que tudo ia dar certo”, afirmou Maria Inez Parra Hass, mãe de Isabella.

“Agradeço ao Governo do Estado por esse intercâmbio, por esse projeto. Ela gostou muito da escola, construiu muitas amizades, foi muito bem recebida pela família e agora esse presente de Natal que estamos está recebendo com a chegada dela”.

Para Pedro Moreira Silva, 16 anos, do Colégio Estadual Arcângelo Nandi, de Santa Terezinha de Itaipu, no Oeste, o que mais lhe chamou sua atenção foi a cultura do esporte nos colégios americanos. “Eu não teria oportunidade de fazer um intercâmbio se não fosse por esse programa, para estudar numa verdadeira high school. Uma das coisas mais legais foi o esporte que pratiquei, participando do time de futebol americano, que foi incrível, e um pouco de wrestling”, ressaltou.

Outro destaque foi o aprimoramento da língua. “O meu inglês melhorou muito, o que vai me ajudar a ter um bom emprego. Fora isso, aprendi coisas novas, como comidas típicas de lá e que vou cozinhar para a minha família, além da neve, porque lá é bem gelado”, disse.

A mãe de Pedro, Katyussa Maiara Moreira, contava os minutos para chegada do filho, acompanhada do marido e da filha mais nova. “Começa a bater aquela ansiedade. A gente fala que não vai ficar nervosa, mas não tem como. É um orgulho como mãe saber que ele conquistou isso, que chegou onde chegou e só tenho muito a agradecer a Deus e ao Governo do Estado”, salientou.

“Ele se desenvolveu muito bem. No começo foi difícil, mas todo dia conversava com ele pelo WhatsApp, então estava longe, mas perto ao mesmo tempo. E agora ter ele aqui junto no Natal, poder passar o Ano-Novo era uma coisa que a gente queria muito”, celebrou o pai, Rodimar Silva.

Quem também vai ter muita história para contar é Amanda Samiria, de 16 anos, do Colégio Estadual Joaquim de Oliveira Franco, de Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba. Ela foi recebida pelos pais e amigos no saguão do aeroporto. “Ao mesmo tempo que apertava o coração, eu sabia que aquilo ia ser para o meu bem. Toda a independência, maturidade e responsabilidade que eu ganhei com esse programa foi incrível, uma oportunidade de estar vivendo em um outro país, de morar com uma outra família, com uma cultura totalmente diferente da minha”, comentou.

Leia Também:  Sanepar mostra a estudantes os impactos de ações de cada um no meio ambiente

“Ao mesmo tempo que o coração está apertado por eu ter deixado minha segunda família lá nos Estados Unidos, também está muito alegre de reencontrar todo mundo, de ver o quanto eu sou amada aqui e o quanto tudo valeu a pena. Já tenho planos para compartilhar tudo o que eu aprendi, que eu não vou deixar só para mim, mas sim dividir com os outros, contar como foi a minha experiência para inspirar outras pessoas a também participarem”, acrescentou.

GANHANDO O MUNDO – Iniciado como projeto-piloto em 2022, o Ganhando o Mundo levou 100 estudantes para o Canadá, na América do Norte, naquele ano. Na segunda edição, outros 100 alunos tiveram a experiência de conhecerem uma outra cultura, desta vez com destino a Nova Zelândia, na Oceania.

Em 2023, o programa passou a incluir professores, com 96 docentes enviados para o Canadá e a Finlândia, países referências em educação. No mesmo ano, mais 40 alunos estudaram por um semestre letivo na França. Já em 2024, o número de intercambistas cresceu dez vezes, chegando a mil alunos que viajaram para países de língua inglesa, como Canadá, Nova Zelândia, Inglaterra, Austrália e Estados Unidos. Além disso, 100 diretores de colégios estaduais embarcaram no meio do ano para um intercâmbio de duas semanas no Chile.

A próxima edição, em 2025, será ainda maior. Mais de 1,2 mil alunos da rede estadual terão como destino cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

Também em 2025 acontecerá a primeira edição do programa voltada aos alunos de 1ª série dos cursos técnicos em agropecuária, agrícola, florestal, operações de máquinas florestais e agronegócio, matriculados nos centros de educação profissional. Cem estudantes vão para Iowa, nos Estados Unidos, estado líder em tecnologia agrícola e coração do corn belt (cinturão agrícola forte em produção de milho e um dos principais pólos agrícolas do mundo).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA