NOVA AURORA

PARANÁ

Com 310 mil atendimentos, programação esportiva gratuita anima temporada de verão

Publicado em

Oferecidas pela Secretaria de Estado do Esporte, aulas de ginástica, dança, caminhada, recreação infantil, avaliação física, torneios e eventos esportivos são algumas das atividades promovidas gratuitamente no Verão Maior Paraná. São ofertadas no Litoral e na Costa Noroeste do Estado, de terça a domingo, das 8h às 12h e das 15h às 19h. Nas primeiras semanas de ações, de 26 de dezembro a 8 de janeiro, foram registrados 313.861 atendimentos.

Nas praias de Guaratuba, Caiobá, Matinhos, Praia de Leste, Ipanema e Shangri-lá são seis pontos fixos no Litoral, três equipes itinerantes, além de outros dois postos fixos no Noroeste, em Porto Rico e São Pedro do Paraná.

Os postos fixos estão estruturados com palcos para as aulas, muro de escalada com tirolesa, futmesa e quadras de vôlei de praia, futebol e beach tennis. As quadras ficam à disposição da comunidade, que pode emprestar os equipamentos necessários. Há, ainda, brindes dos apoiadores e patrocinadores aos participantes.

As atividades são preparadas, acompanhadas e conduzidas por mais de 250 profissionais e acadêmicos de Educação Física, Turismo, Enfermagem e Comunicação. Entre as atrações com maior número de participantes estão as atividades de palco, que englobam as aulas de dança, ginástica e demais interações.

O professor de Educação Física e coordenador do posto fixo em Guaratuba, Rafael Borges, diz que as atividades, como aulas de dança e ginástica, têm grande importância para a saúde e o bem-estar. “As atividades de palco, além de contribuírem com a coordenação motora, mobilidade e condicionamento cardiovascular, proporcionam alegria e liberam hormônios como a endorfina e a serotonina, que causam sensação de bem-estar e satisfação’’, afirma.

Leia Também:  Corpos artísticos movimentam produção cultural do Teatro Guaíra há quase sete décadas

Para o profissional de Educação Física e um dos responsáveis pelas atividades de palco, Victor Volpato, as coreografias de dança e a ginástica são pensadas para todas as idades. “Mesmo estando de férias, as pessoas procuram meio de se divertir e a dança é um ótimo caminho para que todos consigam participar, e a forma mais lúdica é fazendo coreografias”, comenta.

Segundo o secretário estadual do Esporte e coordenador-geral do Verão Maior Paraná, Helio Wirbiski, o Litoral está muito movimentado e era o que se esperava, depois de trabalho de seis meses de planejamento. “O esporte está dando exemplos, mas todas as estruturas do governo, de forma irmanada e planejada, estão recebendo muito bem o cidadão paranaense e o turista. Agora com os shows acontecendo, temos uma estrutura completa e muito segura para receber os veranistas”, afirma.

Além da programação contínua, o Verão Maior Paraná contará com eventos esportivos nos fins de semana, como os Jogos de Aventura e Natureza, Cross Games, Campeonato Paranaense de Beach Soccer, apresentações de BMX Freestyle, apresentações de Wheeling e outros campeonatos ao longo da temporada. Neste final de semana estão programados o Futebol das Estrelas com ex-jogadores dos times paranaenses e Vôlei das Estrelas, com Giba e Emanuel. A programação completa está AQUI.

Leia Também:  Virginia Fonseca surge dançando novo hit do marido: “Anima que essa é boa!”

Confira a programação diária dos postos fixos:

8h30 – 11h45: Muro de escalada com tirolesa, vôlei de praia, beach tennis, futevôlei, futmesa, beach soccer e empréstimo de material

8h30 – 9h15: Caminhadas

8h30 – 11h45: Torneios com inscrição

9h30 – 10h30: Recreação infantil

10h30 – 11h: Mexa-se (atividade de palco)

11h – 11h15: Torneio relâmpago

15h – 18h45: Muro de escalada com tirolesa, vôlei de praia, beach tennis, futevôlei, futmesa, beach soccer e empréstimo de material

15h30: Torneio relâmpago

16h – 17h: Recreação infantil

17h30 – 18h: Danças e ritmos

18h – 18h45: Ginástica Verão

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Arte, música e dança são as novidades da programação cultural do Paraná

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Ceasa Curitiba é a primeira do Brasil a conquistar a ISO 14001, que atesta gestão ambiental

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA