NOVA AURORA

PARANÁ

Peça teatral da Copel ensina crianças sobre uso seguro e eficiente da energia no Litoral

Publicado em

Crianças e pais que circulam pelas praias do Litoral paranaense têm a oportunidade de assistir a uma peça teatral produzida pela Copel. O espetáculo Histórias Eletrizantes alia arte e educação para levar informações educativas sobre importantes cuidados a serem tomados no manuseio da rede elétrica, além de medidas para economizar energia.

O espetáculo conta a história de uma investigação que acontece na cidade fictícia de Raiolândia. Os personagens Jacuí e Maricota tentam desvendar situações estranhas que abordam temas sobre prevenção de acidentes com energia elétrica, eficiência energética, consumo consciente, poluição e outras questões ambientais. De maneira lúdica e interativa, com música, bonecos e truques de mágica, a história pontua valores e atitudes de cidadania.

Os papéis são vividos pelos atores Carlos Oliveira e Renata Voltolini, que trabalham com teatro desde 1997 e são pesquisadores de cultura popular, brinquedos e brincadeiras, cantigas e cirandas. Eles também ministram oficinas de teatro, musicalização e contação de histórias para crianças e adultos.

A história original tem cerca de 50 minutos, mas foi adaptada em versão reduzida para contemplar as famílias que circulam pelos espaços do Verão Maior Paraná. “É uma apresentação que fazemos muito nas escolas durante o ano e agora, no verão, estamos fazendo uma demonstração com alguns dos principais temas”, explicou Renata, que interpreta a Maricota. “Uma dica importante, por estarmos na orla, é nunca mexer com equipamentos elétricos ao voltar da praia quando estamos molhados”.

Leia Também:  Promovido pela Cultura, Movimenta Preta reflete sobre racismo e representatividade

“A apresentação fala dos cuidados com a energia elétrica para evitar acidentes que acontecem muito dentro de casa, como no uso do chuveiro e no manuseio das tomadas e também no lazer, como ao soltar pipa. O pessoal agradece as nossas dicas, como quando falamos sobre a diferença de amperagem, e a gente usa da música e da mágica para deixar a apresentação mais lúdica e agradável às crianças”, acrescenta o intérprete do Jacuí, Oliveira.

A veranista Sandra de Souza levou os filhos Ana Luiza, de 8 anos, e Arthur, de 7, para assistir a apresentação que acontecia na praia de Caiobá na primeira semana de janeiro. Além de participarem ativamente, eles receberam brindes ao final da peça e demonstraram animação em participar de outras atividades do Verão Maior Paraná

“Estamos desde o dia 28 de dezembro acompanhando as atividades. As crianças já participaram das recreações infantis com pessoal da Copel e do Detran-PR, atividades de dança, escalada, tirolesa e ainda querem participar do circo”, contou. “Sempre incentivando os nossos filhos à prática de atividade física e a participar das atividades propiciadas pelo Governo do Estado”.

Leia Também:  Paraná firma parceria com Centre Pompidou para construção do Museu Internacional de Arte de Foz do Iguaçu

PROGRAMAÇÃO – As apresentações são iniciadas à medida em que o estande da Copel junta um grupo crianças, atraídas também por outras recreações que ocorrem nos espaços do Governo do Estado. Os artistas permanecem em cada local das 9 às 12h e das 15 às 18h, e não há número mínimo nem máximo de participantes.

As apresentações em Guaratuba já foram concluídas. Nas manhãs dos dias 12 a 15 de janeiro, a dupla estará na Praia de Matinhos e, às tardes, na Praia de Caiobá. As últimas peças acontecerão no balneário de Ipanema, em Pontal do Paraná, entre os dias 19 e 22 do mês.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas planejadas para promover entretenimento seguro para todos. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná. Acesse o site verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Espetáculo "GAG" do G2 Cia de Dança Teatro Guaíra está de volta no Guairinha

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Promovido pela Cultura, Movimenta Preta reflete sobre racismo e representatividade

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA