NOVA AURORA

PARANÁ

Polícia Militar apreende mais de 140 quilos de cocaína em Paranaguá

Publicado em

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) apreendeu mais de 140 quilos de cocaína e prendeu dois homens, de 20 e 35 anos, por tráfico internacional de drogas, na noite desta terça-feira (10), em Paranaguá, no Litoral do Estado. A ação contou com apoio das unidades atuantes no Verão Maior Paraná.

A apreensão aconteceu após a Agência Local de Inteligência (ALI) do 9º Batalhão da PMPR monitorar dois veículos na região de acesso ao pátio de triagem do Porto de Paranaguá.

Uma equipe da Patrulha Costeira foi acionada e conseguiu realizar a abordagem. Durante as buscas, os policiais localizaram a droga escondida em um fundo falso na carroceria de um caminhão. Os entorpecentes estavam agrupados em quatro pacotes com aproximadamente 35 quilos cada, preparados para colocação em navios.

A droga foi localizada com a ajuda de um cão farejador do canil do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE).

Leia Também:  IDR-Paraná e associação de criadores realizam exposição da raça Purunã no Show Rural

O tenente Vinicius Szlanda, comandante da operação, conta que além da embalagem preparada para embarque, em um dos veículos também foi encontrado um lacre de contêiner e um bilhete de acesso ao Porto de Paranaguá.

“Eles tentariam embarcar essa droga em algum navio que iria para o Exterior, rompendo o lacre de um contêiner ou içando a droga quando o navio já estivesse fora do porto”, frisou. 

Os dois presos, a droga e os veículos apreendidos foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal em Paranaguá, que ficará responsável pela investigação.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. No site verao.pr.gov.br é possível conferir a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

Leia Também:  PCPR apreende adolescente por envolvimento em tentativa de homicídio ocorrida em Ponta Grossa

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Published

on

By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

Leia Também:  Polícia Militar recebe visita de magistrados no Quartel do Comando-Geral

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Leia Também:  PCPR apreende adolescente por envolvimento em tentativa de homicídio ocorrida em Ponta Grossa

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA