15 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    PMPR cumpriu 26 mandados de prisão no litoral paranaense na primeira semana do ano

    Publicado em

    A Polícia Militar do Paraná (PMPR) cumpriu, entre os dias 02 e 09 de janeiro, 26 mandados de prisão que estavam em aberto na Justiça. As prisões aconteceram em abordagens e operações policiais nos municípios do Litoral durante as ações do Verão Maior Paraná.

    Durante a primeira semana do ano, as equipes abordaram 4.151 pessoas e 1.303 veículos. Foram feitos 158 atendimentos por perturbação do sossego, ocorrência mais registrada no período. Além disso, foram confeccionados 52 termos circunstanciados por diferentes infrações como ameaça, desacato e posse de drogas para consumo, entre outras.  

    As equipes também distribuíram 3,7 mil pulseirinhas de identificação para crianças através dos módulos móveis da PMPR, que foram alocados em pontos diferentes da orla marítima de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. O uso da pulseirinha foi orientado pelos policiais, pois ela promove mais segurança aos pais e responsáveis em casos de desaparecimentos.

    Leia Também:  Flamengo está pronto para enfrentar o Athletico Paranaense pela Copa do Brasil

    O efetivo de policiais militares foi reforçado desde o dia 16 de dezembro de 2022, com o início do Verão Maior Paraná, promovido pelo Governo do Estado em todas as cidades do Litoral.

    “Com o reforço de efetivo conseguimos promover maior segurança para os moradores e veranistas que estão no litoral paranaense. Os números mostram que atuamos de forma preventiva e ostensiva em todas as cidades e até nas áreas mais distantes”, afirma porta-voz da PMPR no Verão Maior Paraná, capitã Elizangela de Lima. “Por isso é importante lembrar que a população pode contar sempre com a Polícia Militar e fazer denúncias pelo telefone 190, pelo app 190 e até mesmo pelo disque-denúncia 181, de forma anônima”.

    VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. No site verao.pr.gov.br é possível conferir a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

    Leia Também:  Produtos com DNA paranaense foram destaques da missão no Japão e Coreia do Sul

    Fonte: Governo do Paraná

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Membros de oito comitês da Fundação Araucária que julgam projetos tomam posse

    Published

    on

    By

    Tomaram posse nesta segunda-feira (14) os 216 membros dos oito Comitês Assessores de Áreas (CAAs) da Fundação Araucária. Destes, 24 assumem a coordenação.

    Entre outras funções, os comitês são os responsáveis por analisar, avaliar e selecionar os projetos submetidos a chamadas públicas da Fundação Araucária, instituição ligada ao Governo do Estado que atua para fomentar o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Paraná por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação.

    Os comitês atuam em oito áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde e Engenharias.

    “Os comitês assessores são fundamentais porque não há ciência, não há mérito na ciência se as propostas não forem julgadas por pares. Todos os nossos projetos, mesmo que seja um projeto estratégico, de interesse do Estado, precisam ter o parecer dos pares”, explica o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig. 

    Ou seja, os comitês são integrados por especialistas do mesmo campo de pesquisa ou especialidade do trabalho submetido. “A partir da proposta apresentada e julgada pelos pares, existe um mérito científico e podemos apoiar financeiramente”, afirma Wahrhaftig.

    Leia Também:  Governo do Paraná contrata aviões para reforçar combate a incêndios florestais

    A composição dos CAAs é ocorre mediante um processo de consulta às instituições de ensino e pesquisa, de caráter público ou privado sem fins lucrativos, sediadas e atuantes no Paraná. Para cada área do conhecimento a Fundação Araucária seleciona um grupo de especialistas com mandato de quatro anos, permitindo-se uma recondução imediata. 

    “Temos que agradecer a participação dos nossos cientistas, que se propõem a darem pareceres sobre propostas de outros cientistas, porque sem eles, sem essas propostas, não teríamos uma ciência do nível que temos e com o avanço que queremos ter futuramente”, destacou o presidente da Fundação Araucária.

    As atribuições vão desde a contribuir para a formulação de programas e planos de desenvolvimento científico e tecnológico; analisar solicitações de bolsas e auxílios, apoiados por consultores ad hoc (os que exercem um trabalho colaborativo e voluntário), emitindo parecer fundamentado quanto ao mérito científico e técnico e a sua adequação orçamentária, recomendando ou não sua concessão.

    Os comitês também indicam nomes de pesquisadores que possam integrar o quadro de consultores ad hoc.

    Leia Também:  Na volta da Olimpíada, ginasta Barbara Domingos recebe carinho das crianças em treino

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA