NOVA AURORA

PARANÁ

Com brincadeiras e blitz educativas, Detran-PR reforça cuidados no trânsito no Litoral

Publicado em

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran PR) tem se utilizado de atividades como brincadeiras, danças e apresentações musicais para sensibilizar a população que mora ou visita o Litoral do Estado nesta temporada sobre os cuidados necessários no trânsito. Desde o início da operação Verão Maior Paraná, no final de dezembro, mais de cinco mil pessoas já foram atendidas nas atividades educativas, focadas principalmente nas crianças.

Chamada de Detran Educa, a iniciativa envolve ações em pontos fixos do Litoral em meio às estruturas do Governo do Estado na praia do Cristo, em Guaratuba, praias Brava e de Caiobá, em Matinhos, e no balneário de Ipanema, em Pontal do Paraná. Os visitantes podem participar de jogos interativos, utilizar óculos de realidade virtual e assistir peças musicais sobre o tema.

Além de aprenderem brincando, as crianças recebem brindes educativos com informações sobre as regras de trânsito e orientações sobre os cuidados que motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas devem ter ao circular. Muitos pais e avós também acabam se envolvendo com as ações e recebem materiais educativos.

Os funcionários atuam também de forma itinerante com o uso do Detran Móvel, que está percorrendo todo o Litoral. Na unidade, é possível esclarecer dúvidas, solicitar a segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou da Permissão Internacional para Dirigir (PDD), além de fazer consulta de pontos. As informações sobre os dias, horários e endereços do Detran Móvel estão disponíveis no site do Verão Maior Paraná.

“As atividades são para que elas entendam qual a responsabilidade delas no trânsito e a necessidade de ter paciência e cautela, porque as vias são feitas para todos, com especial cuidado com os mais vulneráveis, como pedestres e ciclistas”, enfatizou o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran-PR, Michael Bogo.

Leia Também:  Paraná recebe primeiro lote da vacina atualizada da Covid-19

ATRAÇÃO FAMILIAR – A dona de casa Tereza Berlezi, de 58 anos, saiu de Curitiba para passar as férias em Guaratuba com a família e gostou da programação oferecida pelo Detran-PR. “Estamos há uns 15 dias participando das brincadeiras. As crianças estão adorando e aprendendo e a gente está jogando junto”, contou.

Manuelle Marin, 9 anos, de Cornélio Procópio, estava com a vó Maria Luiza, 56, e disse que já aprendeu algumas coisas novas através do jogo. “Eu estou achando bem divertido jogar. Aprendi sobre ter uma certa idade para usar o banco da frente, atravessar na faixa de pedestres e os lugares onde pode ou não pode estacionar”, disse Manuelle.

Após uma longa viagem com a família de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, até o Litoral do Paraná, a gerente Zilmara Alves de Sá, 45, disse que está contente com toda a estrutura oferecida pelo Governo do Estado, em especial com a tenda do Detran-PR. “É uma brincadeira que te ensina coisas como o perigo do uso do celular ao volante e o respeito à faixa de pedestres, o que é bom para as crianças e os adultos também, e que nos levam de volta à infância”.

As tendas educativas do Detran-PR funcionam de terça-feira a domingo, das 8h às 12h e das 15h às 19h, e vão até o dia 29 de janeiro no Litoral. Também há ações ocorrendo em São Pedro do Ivaí e Porto Rico, na região Noroeste.

COMPROMISSO – Bogo explicou que o Paraná foi o primeiro Estado a firmar um compromisso formal com o Governo Federal no âmbito do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). Uma das ações é a promoção de blitz educativas nas rodovias e nas balsas e ferry boats que fazem a travessia da baía de Guaratuba.

Aos finais de semana, técnicos do Detran-PR também abordam veranistas que estão consumindo bebidas alcoólicas nas areias das praias para alertar sobre a Lei Seca e os perigos da grave associação entre álcool e direção.

Leia Também:  Com a chegada do inverno, Sesa alerta sobre os cuidados para proteger a saúde

“É um trabalho que temos feito durante todo o ano e que agora reforçamos neste período de férias, em que muitos acabam relaxando nas regras de trânsito. Por isso, contamos com a compreensão da população que vem ao Litoral para que cumpra com as regras de trânsito aqui também”, afirmou o coordenador do Detran-PR.

CAMPANHA PUBLICITÁRIA – Além das intervenções presenciais, o Governo do Estado lançou no fim do ano uma extensa campanha educativa sobre o tema.

Com peças para TV, rádio, outdoors, redes sociais, anúncios em jornais e mobiliário personalizado, a campanha visa conscientizar o público sobre a necessidade de redobrar os cuidados no trânsito no período de maior movimento causado pelas férias de verão.

O material destaca a necessidade do uso de segurança e de revisões periódicas do veículo antes de pegar a estrada, proibições do consumo de bebida alcoólica antes de dirigir e do uso do celular ao conduzir automóveis ou motocicletas.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e à comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

Confira abaixo duas peças da campanha do Detran-PR específicas para o Verão Maior Paraná:

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Coletivo Adega Teatral abre inscrições para oficinas de dramaturgia na BPP

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  MON funcionará normalmente durante todo o feriado de Páscoa e de Tiradentes

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA