NOVA AURORA

PARANÁ

Curso do Corpo de Bombeiros no Litoral prepara surfistas para salvamentos de forma segura

Publicado em

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CRBM) iniciou nesta segunda-feira (9) mais uma edição do Projeto Surf-Salva, na praia de Matinhos, durante o Verão Maior Paraná. Trata-se de um curso que tem como objetivos propagar a prevenção de afogamentos por meio da capacitação dos surfistas e praticantes de esportes náuticos e que eles atuem de forma voluntária e segura.

O curso é uma iniciativa tradicional do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros que aproveita o período do verão para desenvolver nos surfistas uma conscientização dos riscos de afogamento, possibilitando que eles ajam em prol da segurança dos banhistas com procedimentos básicos. 

“A ideia deste projeto é pegar esse pessoal que conhece o mar, como os surfistas, e capacitá-los com a técnica do salvamento, da prevenção e do atendimento, para que eles possam fazer isso de uma maneira mais segura, caso haja um vítima afogada”, explicou o coordenador do curso, major Ícaro Gabriel. 

Leia Também:  Polícia Militar levou mais segurança aos veranistas e moradores do Litoral durante a temporada

De acordo com ele, no primeiro dia eles fazem um teste com os voluntários para ter certeza que eles sabem nadar. Depois, iniciam a aula teórica para ensinar como funciona a atividade do bombeiro na praia. No segundo dia acontecem as técnicas de salvamento com os pranchões, com vítima consciente, vítima inconsciente, técnicas de salvamento com a moto aquática.

“O curso é muito bacana, nós estamos com uma expectativa muito grande em poder fazer o resgate aquático e ajudar algumas pessoas. Como aqui é um pico de surfe e uma cidade turística, a gente tem essa necessidade de saber um pouco mais das técnicas para poder ajudar e auxiliar os guarda-vidas, na medida do possível”, destacou Bruna Lopes, aluna do curso Surf-Salva. 

Ao concluir a capacitação, os alunos recebem do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná um certificado e também uma camiseta de Lycra, um dos tecidos uilizados em roupas para atividades aquáticas.

Leia Também:  Ta friozinho ai? Aprenda a fazer um delicioso caldo verde e aqueça o corpo e a alma com essa maravilha!

PROJETO – O Surf-Salva acontece no Litoral do Paraná desde 2005, durante a temporada de verão. O curso é realizado pelo o 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros (8º GB). As vagas são ilimitadas e apenas maiores de 18 anos podem se inscrever.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. No site verao.pr.gov.br é possível conferir a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Carteira assinada: semana inicia com 11,7 mil vagas disponíveis nas Agências do Trabalhador

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  DER/PR prepara Estrada da Graciosa para liberação parcial nesta quarta-feira

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA