NOVA AURORA

PARANÁ

Praia de Caiobá recebe Campeonato Paranaense de Futevôlei neste fim de semana

Publicado em

Com direito a muito calor, começou neste sábado (7) o Campeonato Paranaense de Futevôlei na praia de Caiobá, em Matinhos. O evento, em sua fase eliminatória, conta com a participação de mais de 200 atletas amadores e profissionais que estão competindo em duplas divididas em cinco categorias, cujas finais estão marcadas para domingo (8).

A competição está inserida dentro da programação da operação Verão Maior Paraná e também faz parte dos Jogos da Aventura e Natureza, que tem o objetivo de fomentar o turismo regional através de atividades esportivas. O Futevôlei abre a série de competições oficiais, que também contará com Surfe, Motocross e Hand Beach, entre outras. O calendário completo está disponível no site www.verao.pr.gov.br.

Segundo o secretário de Estado do Esporte e coordenador geral do Verão Maior Paraná, Hélio Wirbiski, o campeonato tem impacto direto no movimento de turistas no Litoral. “A ideia é que o esporte seja um indutor do turismo com a atração de mais pessoas para o nosso Litoral, que consumam no comércio e fomentem a economia local”, afirmou. “Os atletas vêm para cá e ficam hospedados com suas famílias, além de atraírem a atenção dos veranistas. Hoje são as eliminatórias e amanhã as finais e assim será com outros esportes até o final do verão”, concluiu Wirbiski.

De acordo com o organizador do campeonato de Futevôlei, Dinei Dias, a competição valoriza os atletas locais e fomenta a formação de novos profissionais. “Estamos bem felizes com a participação de um número expressivo de atletas e do público presente na arena. O Litoral do Paraná é maravilhoso e nada melhor do que o Futevôlei, com a presença de atletas de nível nacional para valorizar este cenário”, disse.

Leia Também:  Avanços no licenciamento ambiental e rodadas internacionais marcam ano da Nova Ferroeste

Um dos destaques da competição é Gabriel da Cruz, mais conhecido como Lapiseira, atleta profissional de Curitiba. “É um prazer imenso participar novamente do campeonato, que no ano passado acabamos em terceiro lugar, e esperamos levar este título para Curitiba”, contou. “O evento tem uma das melhores estruturas que eu já vi e que bate de frente com muitos eventos nacionais, podendo facilmente sediar uma etapa do Campeonato Brasileiro”, finalizou Lapiseira.

Também presente no evento, a atleta amadora Andressa da Cunha, comemorou o visível aumento da participação feminina na modalidade. “Eu comecei a praticar futevôlei há seis anos exatamente aqui nas areias de Caiobá e nesse período muita coisa mudou e hoje eu vejo muito mais mulheres participando tanto na categoria feminina quanto nas duplas mistas”, apontou. “A estrutura está sensacional não só aqui na arena, com três quadras e arquibancada, mas em vários pontos do Litoral. A organização está de parabéns”, elogiou a jogadora.

JOGOS DA AVENTURA E NATUREZA – O projeto foi criado em 2019 com o objetivo de unir a prática esportiva, o turismo e a natureza com a realização de eventos itinerante, em todo o território paranaense. Trata-se de uma iniciativa pioneira no Brasil e que visa gerar benefícios esportivos e econômicos aos municípios que sediam as atividades.

Leia Também:  Polícia Penal e Justiça Eleitoral regularizam títulos de eleitor de custodiados paranaenses

Desde a sua criação, os Jogos da Aventura e Natureza (JANs) contaram com a participação de mais de 150 mil atletas em suas variadas competições. Todas as modalidades foram chanceladas pelas respectivas federações esportivas, que encamparam a proposta do Governo do Estado e passaram a integrar o calendário oficial dos jogos.

Na próxima semana, serão realizados jogos de vôlei com a presença de estrelas como os ex-jogadores e medalhistas olímpicos brasileiros Giba e Emanuel. Além das competições, também são realizadas oficinas e cursos relacionados à prática esportiva em comunidades e escolas. Em 2022, a iniciativa recebeu o prêmio nacional Top Inovation da Uninter, na categoria Desporto.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Além dos esportes, Verão Maior Paraná tem atividades de lazer, aulas de ginástica, danças, caminhadas e recreação infantil, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além das praias de água doce dos municípios de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Treinamento ambiental da Sanepar capacita profissionais para assistência em Iretama

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Programa de formação em tecnologia com apoio do BRDE reúne dois mil estudantes

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA