NOVA AURORA

PARANÁ

Universidades estaduais do Paraná ofertam 7.299 vagas para cursos de graduação

Publicado em

As universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro) e do Norte do Paraná (UENP) farão as provas dos vestibulares nas próximas semanas, referentes ao ano letivo de 2023. O vestibular é o principal processo seletivo para ingressar nos cursos de graduação das instituições de ensino superior.

A UENP aplica as provas no dia 15 de janeiro e o resultado será publicado em 10 de fevereiro. Os candidatos realizam o vestibular em Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho. Neste ano, a universidade oferta 1.110 vagas para ingressar nos 27 cursos de graduação. Mais informações AQUI.

As inscrições do vestibular da Unioeste foram prorrogadas e seguem abertas até 9 de janeiro. As provas serão no dia 5 de fevereiro e o candidato pode escolher entre nove cidades para fazê-las: Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Toledo e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A instituição oferta 64 cursos que somam 1.230 vagas.

Os inscritos no vestibular da UEM farão as provas em 12 de fevereiro e o resultado será anunciado em 23 de março. São 2.366 vagas distribuídas em mais de 70 cursos de graduação. As acontecerão nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Maringá, Paranavaí e Umuarama. Acesse o edital.

Leia Também:  Programa Trilhando pelo Paraná leva circo-teatro para pequenos municípios do Estado

A UEL divide o processo seletivo em duas etapas: 1ª fase contempla os conteúdos de conhecimentos gerais e será no dia 5 de março. Nesta edição, as provas serão aplicadas em Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Londrina e Umuarama. As inscrições encerraram no dia 10 de outubro de 2022 e 20.858 estudantes se inscreveram.

A 2ª fase foi dividida em três dias: em 2 de abril ocorre a prova de Línguas e Literaturas; no dia 3 a prova discursiva de conhecimentos específicos; e a prova de habilidades específicas, no dia 4 de abril, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design Gráfico e Design de Moda. São ofertadas 2.541 vagas distribuídas em 52 cursos de graduação. A primeira chamada dos aprovados será divulgada em 4 de maio. Veja mais informações.

As universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG), do Paraná (Unespar) e a Unicentro realizaram os processos seletivos para ingressar nas instituições no ano passado. A UEPG divulgou a lista dos aprovados em 22 de dezembro. Os 10.730 inscritos fizeram a prova em 11 de dezembro para as 1.495 vagas.

Leia Também:  Casa Fácil Paraná: valor de entrada para financiamentos residenciais sobe para R$ 20 mil

Na Unespar, o resultado foi divulgado em 21 de dezembro e as provas aplicadas no dia 6 de novembro. Houve 4.341 candidatos inscritos. Os aprovados no processo seletivo da Unicentro foram anunciados em 2 de dezembro. Os 6.035 estudantes inscritos disputaram 1.240 vagas e realizaram as provas no dia 6 de novembro.

POVOS INDÍGENAS – Neste ano, a Unicentro organiza o Vestibular dos Povos Indígenas. São reservadas seis vagas em cada uma das sete universidades estaduais do Paraná e outras 10 para a Universidade Federal do Paraná (UFPR). As inscrições são gratuitas e seguem até 13 de fevereiro. As provas ocorrem nos dias 7 e 8 de maio dentro das terras indígenas em sete polos: Apucaraninha, Cornélio Procópio, Curitiba, Mangueirinha, Manoel Ribas, Nova Laranjeiras e Santa Helena. O resultado sai no dia 31 do mesmo mês. Confira o Manual do Candidato.

Veja o cronograma das próximas provas:

UENP – 15/01

Unioeste – 05/02 – Inscrições até 9/01

UEM – 12/02

Unicentro – 07 e 8/05 – Vestibular dos Povos Indígenas. Inscrições até 13/02

UEL – 05/03 – 1ª fase. 2/04 a 4/04 – 2ª fase

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Operação integrada mira grupo envolvido com o tráfico nos Campos Gerais e região Norte

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Paraná liderou empregabilidade de jovens na região Sul do País em fevereiro

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA