NOVA AURORA

ECONOMIA

Xavier&Scandolara Advocacia: Trabalhou sem registro e está com problemas na aposentadoria, o que fazer?

Publicado em

Encontrar um período de trabalho sem registro junto ao INSS é um problema comum, que pode reduzir drasticamente o valor do benefício. Já que não será contado como tempo e as contribuições não estarão registradas.

Mas se existe um vínculo com características trabalhistas, a responsabilidade de assinar a carteira de trabalho e efetuar os recolhimentos é do empregador. Você não precisa provar que as contribuições foram feitas, apenas comprovar a existência do vínculo.

Por isso, mesmo sem a carteira assinada é possível contar esse tempo para a aposentadoria. “O empregado não pode ser penalizado por um erro cometido pelo empregador”, enfatiza a Dra Priscila Wilxenski Silva.

Mas é preciso entender que o INSS não considera a existência do vínculo quando as provas são exclusivamente testemunhais. É preciso ter pelo menos início de prova material.

Quais documentos você pode utilizar para comprovar o vínculo?

– Contrato de trabalho

– Termo de rescisão do contrato

– Recibos de pagamento

Leia Também:  Peladão e mandando beijo: pré-candidato a prefeito tem nude vazado e viraliza nas redes

– Contracheques

– Livro de Registro de Empregados ou Ficha de Registro de Empregados

– Extrato analítico do FGTS

– Fotografias

– Comprovante de férias

– Depósitos bancários

– Documentos sindicais

E quem já se aposentou sem ter o vínculo considerado? Estar aposentado não impede o segurado de pleitear a inclusão de um período não registrado junto ao INSS. É possível fazer a revisão do benefício.

É muito comum empregadores que não assinam o contrato de trabalho dos empregados. Em um primeiro momento pode parecer vantajoso, porque não há incidência de tributos nem descontos trabalhistas e previdenciários na remuneração.

É o chamado trabalho informal: onde há uma RELAÇÃO DE EMPREGO, mas ela não foi registrada. Mas no futuro quem sai no prejuízo não é o empregador.

Possivelmente, só irá perceber isso na hora de se aposentar, o que pode gerar uma grande dor de cabeça e até mesmo adiar esse plano de aposentadoria.

Por isso que planejamento previdenciário é tão importante. Se você já encontrar esse problema, dá tempo de arrumar para estar tudo certinho na hora da aposentadoria.

Leia Também:  Mais de 12 mil vagas de emprego estão disponíveis nas Agências do Trabalhador do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

ECONOMIA

Sicoob realiza palestra de educação financeira para adolescentes do colégio cívico militar

Published

on

A Cooperativa Sicoob Médio Oeste, através dos Voluntários Transformadores do Instituto Sicoob realizaram na manhã de hoje 15, uma palestra de educação financeira para alunos do Colégio Cívico Militar de Assis Chateaubriand. Cerca de 150 adolescente do ensino médio, aprenderam sobre planejamento financeiro, controle de gastos e importância do hábito de poupar e investir, além de ganharem brindes e conhecer mais sobre a cooperativa.

O Programa Educação Financeira do Instituto Sicoob procura conscientizar sobre a importância do planejamento, para que a população possa desenvolver uma relação equilibrada com o dinheiro e tomar decisões acertadas sobre finanças e consumo sustentável.
Iolanda, professora do Colégio Cívico Militar, gostou de saber mais sobre investimentos. Para ela, a educação financeira é fundamental em qualquer idade. E quanto mais cedo, melhor. “Esse trabalho que o Sicoob está realizando é muito importante, porque vai muito além de ensinar os adolescentes a se organizarem financeiramente, a partir dessas ações, os nossos alunos começam a desenvolver comportamentos que podem fazer a diferença no futuro”, comenta.

Leia Também:  Novas regras do PIX entram em vigor a partir do dia 2

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA