As redes de coleta do esgoto da área central de Toledo, no Oeste do Estado, vão passar por obras de substituição e melhorias. Serão trocados cerca de 500 metros de tubulações cerâmicas por material de PVC e feitas as adequações em 30 ligações prediais de esgoto, que estão no trecho das obras. A substituição começa na próxima segunda-feira (09) e deve se estender até meados de fevereiro. Os trabalhos ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
As obras serão executadas no Largo São Vicente de Paulo, entre as ruas Barão do Rio Branco e Rui Barbosa; na Rua Barão do Rio Branco entre o Largo São Vicente de Paulo e a Rua Guarani; e na Rua Guarani, entre as ruas Barão do Rio Branco e Sarandi.
O gerente regional da Sanepar, Eduardo Arrosi, explica que os trabalhos são preventivos e visam corrigir problemas de infiltrações, fissuras, vazamentos e rompimentos no trecho central do sistema de esgoto da cidade. “São obras de melhorias do sistema e de recuperação das redes que foram se deteriorando com o passar dos anos”, afirma.
Para fazer a obra será necessário interromper total ou parcialmente o trânsito de pessoas nos trechos das calçadas onde as redes estão implantadas. A Sanepar utilizará sistema não destrutivo, por meio de cravação, na maior parte ao trecho, para evitar a remoção de calçadas e pavimentos. No entanto, nas esquinas e nos pontos onde se encontram as ligações será necessário abrir valas, com movimentação de terra e equipamentos.
Todas as medidas operacionais e de segurança serão adotadas para evitar danos e acidentes durante as obras. Os transtornos causados serão temporários. A Sanepar pede a colaboração de todos para que os trabalhos sejam realizados no menor tempo possível. Informações e esclarecimentos sobre estas obras podem ser obtidos na Central de Relacionamento da Sanepar em Toledo, na Rua Guarani, 1893, das 8h30 às 17h, pelo telefone 0800 200 0115 e pelo e-mail toledo@sanepar.com.br .
O compromisso da Sanepar é fazer a varrição e a limpeza diária nos trechos trabalhados para reduzir os impactos e transtornos ao comércio local e aos transeuntes.
Fonte: Governo do Paraná