PARANÁ
Brinquedos feitos em unidades prisionais são doados para crianças de instituições do Litoral
Publicado em
5 de janeiro de 2023por
Itajuba TadeuBrinquedos produzidos por pessoas privadas de liberdade nos canteiros de costura e artesanato de unidades penitenciárias do Paraná, geralmente destinados a escolas públicas, entidades e hospitais, foram doados nesta quarta-feira (04) durante o evento Litoral Cidadão, em Matinhos. A feira itinerante que integra o Verão Maior Paraná ocorrerá às quartas-feiras para aproximar as forças de segurança da população e levar serviços.
Os brinquedos são produzidos durante o ano todo, com a mão de obra dos presos, e revertidos diretamente para a sociedade.
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O coordenador regional da Polícia Penal de Cascavel, Thiago Correia, afirma que todos os projetos desenvolvidos dentro do sistema prisional trazem inúmeros benefícios, modificando a vida da pessoa privada de liberdade e ajudando no principal trabalho da Polícia Penal do Paraná: a reinserção social.
“Os projetos servem como uma forma de incentivá-los a se desenvolver pessoalmente e profissionalmente, além de oferecer ao voluntário o benefício de remição de pena. São também uma maneira de entregar frutos à sociedade e devolver aquilo que em algum momento foi retirado”, ressalta o coordenador.
Com o benefício de remição de pena, a cada três dias de trabalho um é reduzido da pena a ser cumprida.
Dos brinquedos confeccionados, 120 são bonecos de crochê (amigurumis) que vieram da Cadeia Pública de Ponta Grossa Hildebrando de Souza. Os itens foram produzidos por dez detentos no canteiro de artesanato. O projeto é mantido com recursos do Conselho da Comunidade.
O coordenador Regional de Ponta Grossa, Mauricio Ferracini, falou sobre destinação destes itens. “Todos os amigurumi desenvolvidos durante o ano são destinados a crianças carentes de hospitais da nossa região, para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) da cidade e para o Núcleo Promocional Pequeno Anjo, que atende crianças em situações de fragilidade. E, durante o verão, destinamos essas produções para ajudar nas doações realizadas pela Polícia Penal do Paraná”, comenta.
Nos canteiros de trabalho implementados na Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro – Unidade de Progressão em Cascavel, no Oeste do Estado, também foram fabricadas 450 bichos de pelúcia e 100 bonecas de fuxico, por 32 detentos, para contribuir com o Verão Maior Paraná.
O diretor da unidade, Álvaro Marcelo Alegrette, explica como os projetos são desenvolvidos, muitos deles, também, com recursos do Conselho da Comunidade.
“O projeto das pelúcias foi iniciado em fevereiro de 2022 para agregar as atividades do canteiro de costura onde já ocorria a produção das bonecas de fuxico. Os insumos, tecidos e fibra utilizados nas produções dos brinquedos, são materiais que seriam descartados pela indústria têxtil, que são doados para os nossos projetos, e assim conseguimos reutilizá-los”, comenta.
A policial penal responsável pelos projetos da unidade, Suzana Backes, reforça que as atividades nos canteiros impactam na vida de cada participante do projeto. “As ações que realizamos na penitenciária possuem um efeito positivo tanto nos apenados que trabalham diretamente nas produções dos canteiros, quanto nas pessoas envolvidas no processo que contribuem, de alguma forma, para levar alegria para quem recebe as doações”.
VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. No site verao.pr.gov.br é possível conferir a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado, que acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, na região Noroeste.
Fonte: Governo do Paraná
PARANÁ
Semana Cultural Indígena Guarani deve reunir quase 5 mil pessoas em Diamante D’Oeste
Published
13 minutos agoon
14 de abril de 2025By

Diamante D’Oeste, na região metropolitana de Toledo, será o epicentro da cultura indígena paranaense nos próximos dias. A partir desta segunda-feira (14), a cidade recebe a Semana Cultural Indígena Guarani, que chega à 19ª edição. A programação segue até quarta-feira (16) e deve reunir quase 5 mil pessoas na Escola Estadual Indígena Araju Porã.
As atrações programadas incluem apresentações culturais, danças, exposições, vendas de artesanato e trilha na natureza. O evento é aberto não só às comunidades locais, mas a toda a sociedade. Para agendar visitas em grupo, escolas e universidades devem preencher um formulário on-line.
A Semana Cultural ocorre em celebração ao Dia dos Povos Indígenas, comemorado no próximo sábado (19). Conforme os organizadores, o principal objetivo da ação é fortalecer e valorizar a tradição dos povos Guarani. “É um momento em que a comunidade indígena pode levar sua cultura para os não-indígenas. Nosso interesse é mostrar que existe uma cultura milenar e que o povo Guarani mantém sua língua e suas tradições. Realizar um evento como esse é muito gratificante”, diz o professor Teodoro Tupã Alves.
A Escola Estadual Indígena Araju Porã organiza a atual edição da Semana em parceria com o Colégio Estadual Indígena Kuaa Mbo’e e as associações comunitárias indígenas Tekoha Itamarã (Aciti) e Tekoha Añetete (Acitea). Apoiam a iniciativa a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo, o governo federal, a Prefeitura Municipal de Diamante D’Oeste e a Itaipu Binacional.
“A Semana Cultural Indígena Guarani já se consolidou como um dos principais eventos culturais da região, e isso fica evidente pela quantidade de parceiros e apoiadores que tem angariado ano a ano. Além da celebração da cultura indígena, a Semana é também um espelho do papel fundamental que as escolas estaduais indígenas desempenham junto às comunidades locais”, afirma o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
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CRESCIMENTO E VALORIZAÇÃO – A Semana Cultural Indígena Guarani é realizada anualmente desde 2006. Responsáveis pela criação do evento, as escolas estaduais indígenas Araju Porã e Kuaa Mbo’e se alternam como sede das edições anuais.
Desde a primeira realização, há 19 anos, a iniciativa ganhou visibilidade e se tornou uma das principais atrações culturais da região. Conforme os organizadores, a Semana Cultural Indígena Guarani é, hoje, o evento que mais atrai pessoas de outros municípios para Diamante D’Oeste.
“As expectativas são excelentes. O diferencial desta edição é justamente o potencial de ampliação. Neste ano, queremos consolidar a Semana Cultural Indígena Guarani, não só para o município, mas como uma referência regional quando se trata de cultura indígena”, afirma Mauro Dietrich, diretor da Escola Estadual Indígena Araju Porã, que reúne cerca de 80 alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental.
“Para isso, contamos com o trabalho dos professores e funcionários tanto aqui da Escola Estadual Araju Porã quanto do Colégio Estadual Kuaa Mbo’e. São cerca de 52 profissionais da educação que direcionam esforços para o sucesso desta Semana Cultural”, acrescenta.
Além de estudantes e membros das próprias comunidades indígenas, moradores locais e excursionistas de outras regiões têm prestigiado as edições recentes da Semana Cultural Indígena. Em 2024, os três dias de programação reuniram quase 4 mil visitantes.
“Recebemos muitos visitantes da região e até de outros locais do Estado. Isso reforça o trabalho que é feito pelas escolas no contexto de dar visibilidade à cultura e à tradição Guarani para a sociedade envolvente, e também é uma forma de desconstruir estereótipos em relação aos povos indígenas”, aponta o diretor do Colégio Estadual Indígena Kuaa Mbo’e, Jairo Cesar Bortolini.
Os cerca de 140 alunos do colégio, matriculados em turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio, também participam da organização do evento junto a professores e funcionários.
ESCOLAS INDÍGENAS – A rede estadual de ensino do Paraná conta com 40 escolas indígenas que atendem a cerca de 5,5 mil estudantes das etnias Kaingang, Guarani, Xokleng e Xetá. As instituições de ensino têm normas, pedagogia e funcionamento próprios, respeitando a especificidade étnico-cultural de cada comunidade. Os estudantes têm direito a ensino intercultural e bilíngue – com aulas da língua indígena e de língua portuguesa – desde o início da jornada escolar.
O Novo Ensino Médio no Paraná, estabelecido em 2022, também prevê componentes curriculares específicos para a matriz curricular dos colégios indígenas. Além dos componentes curriculares previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os estudantes indígenas cursam Projeto de Vida e Bem Viver, Informática Básica e Robótica e Laboratório de Escrita e Produção Audiovisual. Ainda foram incluídos à grade curricular componentes como filosofia indígena e cultura corporal indígena.
Além da manutenção das escolas indígenas, a Seed-PR promove a inserção de conteúdos e práticas pedagógicas que celebram a valorização da cultura indígena em todas as escolas da rede estadual. Por meio do trabalho de equipes multidisciplinares, a secretaria implementou a Lei 11.645, de 10 de março de 2018, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura indígenas em todos os níveis de ensino.
Fonte: Governo PR

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