PARANÁ
Com PIÁ, novos aplicativos e sites reformulados, Celepar amplia ações no Paraná
Publicado em
31 de dezembro de 2022por
Itajuba TadeuNos últimos anos, a atuação da Celepar se voltou a atender a missão de ajudar a fazer do Paraná o Estado mais inovador do País. Nessa linha, a empresa busca desburocratizar e descomplicar o acesso a serviços públicos, garantindo mais qualidade de vida aos cidadãos. Uma das principais ações é o Programa Paraná Inteligência Artificial (PIÁ). Lançado em 2019, o PIÁ agrega cerca de 720 serviços do estaduais, disponíveis em canal de diálogo com inteligência artificial ao cidadão em um único local.
Também são destaques e exemplos de melhorias nos serviços aos cidadãos, os aplicativos Paraná Serviços, que conecta a pessoa que precisa de serviços com um prestador autônomo; o Detran InteliGENTE, que oferece diversos serviços do órgão de forma centralizada e fácil, e o Paraná Solidário, que facilita as doações a instituições de caridade.
Na área da educação, a Celepar implementou a matrícula online aos estudantes da rede estadual de ensino e também um programa de acompanhamento de presença de alunos na escola.
PANDEMIA – Em 2020, com a eclosão da pandemia do coronavírus, a Celepar trabalhou para ajudar a transformar em digitais os processos até então feitos no papel. Um dos projetos foi o GIT Mobi, aplicativo que substituiu o bloco de multas de papel por um aplicativo.
Outra ação foi a criação, logo no início da pandemia, do Portal do Coronavírus, com orientações e informações sobre prevenção para o público em geral. Outra ferramenta importante criada em 2020 foi o Fomento Fácil, uma plataforma que acelera os processos para liberação de crédito da Fomento Paraná.
A Celepar, inclusive, adotou o modelo híbrido de trabalho, permitindo que seus colaboradores trabalhassem de casa, algo que foi institucionalizado, demonstrando que a transformação digital também está dentro de casa. Já no ambiente físico, a Companhia lançou o Shareworking Cloud Computing, um espaço diferenciado e moderno destinado aos colaboradores. Além da criação de uma nova diretoria, de Gestão de Pessoas, para atender seus 1.200 funcionários.
Diversas soluções surgiram para o enfrentamento da pandemia, como o Telemedicina Paraná, que possibilitou o atendimento de mais de 11 mil pacientes pela plataforma. Sistemas tecnológicos implantados pela Celepar auxiliam na gestão de leitos de UTI para atender casos de Covid-19. Eles são a base operacional da Secretaria de Estado da Saúde e, além disso, propiciam aos gestores da pasta dados para acompanhar a evolução dos casos da doença e das condições da assistência hospitalar em tempo real.
Um outro exemplo é app 190, feito em parceria com a Polícia Militar, que ganhou o botão Covid-19. Isso possibilitou ao cidadão fazer denúncias de locais com aglomeração de pessoas, com a opção de enviar fotos e vídeos.
Outro exemplo foi o app Melhor Hora, solução criada em parceria com a Receita Estadual do Paraná, com base na emissão de Notas Fiscais Eletrônicas em farmácias e supermercados. Ele permite que os consumidores paranaenses possam escolher os horários com menor fluxo de pessoas nos estabelecimentos para fazer suas compras.
COMIDA BOA – A empresa atuou, também, no programa Cartão Comida Boa, uma das iniciativas do governo estadual para dar suporte à população durante a pandemia. Pelo programa, famílias em situação de vulnerabilidade social recebem o repasse mensal de recursos para compra de alimentos em estabelecimentos cadastrados. Criado em 2020, o programa beneficiou mais de 750 mil famílias paranaenses, além de movimentar cerca de R$ 113 milhões no comércio dentro do Paraná.
A Celepar fez a impressão do cartão, além de criar e administrar o site www.cartaocomidaboa.pr.gov.br, com as informações voltadas ao cidadão, unidades de atendimento e o cadastramento dos comerciantes que participaram do programa. Também fez o desenho e implementou a solução tecnológica que geriu as informações desta solução.
PORTAIS E PLATAFORMAS – De 2019 para cá, a Celepar também desenvolveu diversos portais para ampliar o atendimento e o diálogo do Estado com a sociedade. Dois exemplos são o Ame-se, voltado ao fortalecimento do protagonismo da mulher paranaense, e o Viaje Paraná, com foco no turismo, divulgando as atrações em municípios de todas as regiões do Estado.
Além disso, portais como o da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) e Detran/PR foram reformulados, facilitando a navegação por parte do cidadão.
Foram criadas diversas outras plataformas, como a Paraná Cultura Streaming, pioneira na disponibilização e divulgação de conteúdos culturais paranaenses, e o Passe Livre, que garante a isenção tarifária nos transportes coletivos intermunicipais para pessoas com deficiência e doenças crônicas, de acordo com a legislação prevista.
EVOLUÇÃO – Projetos já consolidados como o Nota Paraná e o aplicativo Escola Paraná receberam novas versões com base na experiência de seus usuários. No Caso do Nota Paraná, foram incorporados mais serviços, como o Paraná Pay, que possibilita o uso de créditos em estabalecimentos cadastrados de turismo, de gás de cozinha e combustíveis.
Para facilitar o recebimento de tributos estaduais, a Celepar implantou o PIX, disponível como opção para os cidadãos pagarem licenciamento, IPVA e guias de trânsito do Detran. Outro projeto da Celepar fez do Paraná o primeiro Estado a ter transferência de veículos 100% online.
INOVAÇÃO – A empresa criou o projeto Pitch Celepar para aproximar o Estado e a comunidade da inovação. O projeto tem o objetivo de conectar empresas com soluções criativas e que ajudem a resolver os desafios do Estado. Inovar também faz parte da cultura interna da empresa, que lançou o projeto Banco de Ideias, voltado aos colaboradores. A iniciativa possibilitou um espaço para a inserção de ideias que podem se tornar futuras soluções para a sociedade.
Também inédito e igualmente com o objetivo de ouvir as pessoas, foi lançado o aplicativo PRPREV da Paranaprevidência para aposentados e pensionistas usuários do serviço. O desenvolvimento do app foi feito a partir de um sprint online com equipes multidisciplinares que buscaram identificar os desafios da Paranaprevidência. Outro app pioneiro lançado pela empresa foi o BRDE, elaborado em conjunto com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Ele possibilita aos usuários acessarem as principais funcionalidades do banco de forma digital.
REESTRUTURAÇÃO – Para atender as demandas da sociedade, é necessário também efetuar reestruturações internas. Um exemplo foi a criação de uma área de Internet das Coisas (IoT) dentro da Gerência de Inovação. Ela foi oficialmente estruturada com foco em buscar soluções para governo neste universo promissor, em especial com a vinda do 5G para o Brasil. E para continuar antenada no universo tecnológico, foi formada no final de 2022 a Rede Blockchain Celepar, com colaboradores capacitados para absorver e pensar em soluções que esta tecnologia proporciona.
INCENTIVO – De forma inédita, a Celepar investiu em sonhos de atletas paranaenses por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, instrumento fiscal que fomenta o setor e possibilita que as instituições destinem parte do imposto devido a projetos sociais. A Celepar incentivou a piloto de kart, Giovana Marinoski, e o Centro de Excelência de Ginástica do Paraná (Cegin), projeto que busca preparar atletas a nível olímpico e também levá-las a integrar a Seleção Brasileira de Ginástica Artística.
Fonte: Governo do Paraná
PARANÁ
Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado
Published
3 horas agoon
12 de abril de 2025By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.
O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.
Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.
Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.
- Com avanços no saneamento, mortalidade infantil cai até 5,9% no Paraná, aponta estudo
- Sanepar investe em solução inovadora para monitorar ruídos e detectar vazamentos de água
ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.
CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.
Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.
Serviço:
Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:
Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo
Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva
Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163
Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua
Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru
Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos
Fonte: Governo PR

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Produtores cobram ações contra invasões e pedem mais segurança

Inovação rural ganha espaço no South Summit e aponta caminhos para o agro

Colheita avança, mas clima afeta desempenho da safra de grãos

Guerra tarifária entre China e Estados Unidos impulsiona exportações brasileiras
PARANÁ


Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado
A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento...


Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos
O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do...


Com golf-7 e mais modalidades, Festival Paradesportivo já percorreu três cidades em abril
Na programação de abril, o Festival Paradesportivo das Regionais percorreu três cidades – Paranavaí (04/04), Cascavel (08/04) e Laranjeiras do...
POLÍCIA


PCPR e PMPR prendem três pessoas durante operação contra o tráfico de drogas no Noroeste
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu três homens, de 21, 38 e 45 anos, por tráfico e associação para...


PCPR prende 17 pessoas em megaoperação contra o tráfico de drogas no Sudoeste
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 17 pessoas durante uma operação deflagrada em combate a uma organização criminosa voltada...


PCPR prende homem suspeito de homicídio ocorrido em Sarandi
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem investigado pelo homicídio que vitimou Carlos Eduardo Garcia da Silva....
ENTRETENIMENTO


Rafael Cardoso exibe transformação corporal e impressiona: ‘Que shape!’
O ator Rafael Cardoso, de 39 anos, chocou seus seguidores no Instagram, nesta sexta-feira (11), ao compartilhar várias fotos de antes...


Luciana Gimenez surge de lentes claras em evento e arrasa: ‘Primeiro após cirurgia’
Luciana Gimenez, de 55 anos, foi clicada durante um evento em São Paulo nesta sexta-feira (11), usando lentes de contato...


Filha do sertanejo Leandro, Lyandra Costa, se emociona em chá de bebê: ‘Caiu no choro’
A médica Lyandra Costa, de 29 anos, filha do saudoso sertanejo Leandro (1961-1998), que fazia dupla com o irmão Leonardo, de 61 anos,...
ESPORTES


Dourado empata com Avaí na Arena Pantanal
Em uma partida emocionante e cheia de reviravoltas, Cuiabá e Avaí empataram em 2 a 2 na noite de ontem,...


Internacional atropela Atlético Nacional com hat-trick de Alan Patrick na Libertadores
Em noite inspirada de Alan Patrick, o Internacional goleou o Atlético Nacional por 3 a 0 nesta quinta-feira, em partida...


Fluminense atropela o San José no Maracanã com goleada de 5 a 0 pela Sul-Americana
Em uma noite de gala no Maracanã, o Fluminense não tomou conhecimento do San José, da Bolívia, e aplicou uma...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Leis e projetos em tramitação na Assembleia visam prevenir e combater a prática de bullying e cyberbullying
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Expogrande segue até dia 13 e espera comercializar R$ 600 milhões
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Bancada Feminina recebe projeto que cria 1º Câmara do TJPR especializada em violência doméstica e familiar
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Preços dos ovos fecham março em queda, mas carne de frango sobe