15 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Secretário da Segurança Pública vistoria unidades das forças estaduais no Litoral

    Publicado em

    O secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, vistoriou nesta quarta-feira (28) as unidades das forças de segurança do Litoral. A ação visa fomentar a integração crescente durante o Verão Maior Paraná.

    E secretário visitou os batalhões da Polícia Militar em Paranaguá e Matinhos, as delegacias da Polícia Civil em Paranaguá, Matinhos e Pontal do Paraná, a Polícia Científica, a Polícia Penal e o Batalhão do Corpo de Bombeiros em Paranaguá.  

    Ele contou que as visitas são para fazer o reconhecimento do que as forças de segurança têm a oferecer para a sociedade e também entender as demandas.

    “A ideia é auxiliar nossas forças de forma integrada, promover uma melhor segurança para o cidadão paranaense, em especial durante o Verão Maior Paraná, para todos os turistas e moradores”, diz o secretário. 

    O coordenador do Verão Maior Paraná pela PCPR, Getúlio de Moraes Vargas, ressaltou que a instituição se mantém à disposição. “Estamos aqui para trabalhar juntos, para que a segurança pública do Paraná seja reconhecida como uma das melhores do Brasil”. 

    Leia Também:  Com apoio do Estado, 40 famílias de Santa Cruz de Monte Castelo conquistam casa própria

    O comandante-geral em exercício da PMPR, coronel Carlos Eduardo Cidreira, também apoiou a união entre as forças de segurança estaduais. “Vamos fazer o máximo pra trabalhar em prol da segurança pública e fazer com que o nosso Estado seja expoente na segurança”.

    O secretário Hudson acrescenta que pretende manter uma forma de trabalho isonômica. “Com muito respeito às características de cada instituição. Cada um tem uma realidade diferente e a gente não pode tratar todos da mesma forma.” 

    PREFEITURAS – O secretário e sua comitiva  também visitaram as prefeituras de Matinhos e Pontal do Paraná. As conversas com os prefeitos José Carlos do Espírito Santo e Rudão Gimenes, respectivamente, serviram para apresentar os trabalhos e novas diretrizes da Segurança Pública, além de ouvir as demandas locais.

    VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

    Leia Também:  Paraná é destaque nacional em adesão a protocolo de avaliação de segurança em UTI

    Fonte: Governo do Paraná

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Membros de oito comitês da Fundação Araucária que julgam projetos tomam posse

    Published

    on

    By

    Tomaram posse nesta segunda-feira (14) os 216 membros dos oito Comitês Assessores de Áreas (CAAs) da Fundação Araucária. Destes, 24 assumem a coordenação.

    Entre outras funções, os comitês são os responsáveis por analisar, avaliar e selecionar os projetos submetidos a chamadas públicas da Fundação Araucária, instituição ligada ao Governo do Estado que atua para fomentar o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Paraná por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação.

    Os comitês atuam em oito áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde e Engenharias.

    “Os comitês assessores são fundamentais porque não há ciência, não há mérito na ciência se as propostas não forem julgadas por pares. Todos os nossos projetos, mesmo que seja um projeto estratégico, de interesse do Estado, precisam ter o parecer dos pares”, explica o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig. 

    Ou seja, os comitês são integrados por especialistas do mesmo campo de pesquisa ou especialidade do trabalho submetido. “A partir da proposta apresentada e julgada pelos pares, existe um mérito científico e podemos apoiar financeiramente”, afirma Wahrhaftig.

    Leia Também:  Paraná envia policiais militares para auxiliar o Rio Grande do Sul com a segurança pública

    A composição dos CAAs é ocorre mediante um processo de consulta às instituições de ensino e pesquisa, de caráter público ou privado sem fins lucrativos, sediadas e atuantes no Paraná. Para cada área do conhecimento a Fundação Araucária seleciona um grupo de especialistas com mandato de quatro anos, permitindo-se uma recondução imediata. 

    “Temos que agradecer a participação dos nossos cientistas, que se propõem a darem pareceres sobre propostas de outros cientistas, porque sem eles, sem essas propostas, não teríamos uma ciência do nível que temos e com o avanço que queremos ter futuramente”, destacou o presidente da Fundação Araucária.

    As atribuições vão desde a contribuir para a formulação de programas e planos de desenvolvimento científico e tecnológico; analisar solicitações de bolsas e auxílios, apoiados por consultores ad hoc (os que exercem um trabalho colaborativo e voluntário), emitindo parecer fundamentado quanto ao mérito científico e técnico e a sua adequação orçamentária, recomendando ou não sua concessão.

    Os comitês também indicam nomes de pesquisadores que possam integrar o quadro de consultores ad hoc.

    Leia Também:  Vítima fatal de acidente é registrado na noite deste Domingo em Cafelândia

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA