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Agepar ganha novos servidores e avança na regulação de serviços públicos

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Em seu primeiro ano em nova sede, a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Paraná (Agepar) obteve importantes conquistas em 2022. Não apenas em termos de estrutura, com a adequação do prédio às atividades de regulação e fiscalização, como também no que se refere ao desenvolvimento e capacitação de seus servidores.

As melhorias na sede foram necessárias para acompanhar o crescimento da Agência ao longo de 2022. Somente neste ano, foram convocados 14 servidores aprovados em concurso público, fortalecendo seu quadro funcional com profissionais especializados nas áreas de atuação da entidade.

Em paralelo, a primeira turma de servidores efetivos, formada por 12 profissionais, concluiu seu estágio probatório, adquirindo estabilidade.

Com o objetivo de promover a transferência de conhecimento e o desenvolvimento de toda a equipe, os servidores da Agepar participaram, de agosto a novembro, de uma capacitação de 100 horas sobre a Revisão Tarifária Periódica (RTP) da Sanepar, ministrada por uma consultoria especializada. Para complementar sua qualificação, eles também passaram por outros cursos, treinamentos e congressos.

O diretor-presidente da Agepar, Reinhold Stephanes, ressaltou que há dois anos tem sido tratada com prioridade a melhoria das condições de trabalho dos servidores, o que inclui ter uma estrutura física adequada e estimular o aprimoramento das inteligências de equipe.

“A mudança para a nova sede foi um passo importante para atingir esse objetivo, permitindo que tivéssemos espaço adequado para abrigar toda a equipe, com a chegada dos novos servidores”, disse.

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Ele acrescentou que foi um ano de muito trabalho, com tomadas de decisões muito importantes, sempre com a participação ativa da sociedade civil. “Com isso, a Agepar entra em 2023 ainda mais preparada para continuar buscando a excelência no âmbito da regulação e fiscalização dos serviços públicos delegados”, exaltou.

OUTRAS REALIZAÇÕES – Além do fortalecimento de seu quadro funcional, a Agência também reforçou seu compromisso com a transparência e a qualidade dos serviços públicos regulados, oportunizando que os cidadãos participem das tomadas de decisões, por meio de instrumentos de participação social.

Ao todo, em 2022, foram realizadas oito consultas públicas, duas tomadas de subsídios e uma audiência pública. Em todas essas ocasiões, as contribuições apresentadas pela população foram analisadas e, sempre que possível, incorporadas aos atos normativos elaborados pela equipe da Agepar.

Ampliando a abrangência de suas atividades, a Agência ainda firmou contrato inédito com a Prefeitura de Cascavel para regulação e fiscalização do serviço de manejo de resíduos sólidos no município.

O acordo atende uma disposição do Novo Marco Legal do Saneamento, que estabelece que “o titular dos serviços públicos de saneamento básico deverá definir a entidade responsável pela regulação e fiscalização desses serviços, independentemente da modalidade de sua prestação”.

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Outra importante iniciativa da Agência no ano de 2022 foi o lançamento de campanha de conscientização dos usuários da travessia da Ilha do Mel.

Além disso, também houve o aprimoramento de seu trabalho, com a participação no Programa QualiREG, uma iniciativa do UNOPS, escritório da ONU especializado em gestão de projetos, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

SOBRE A AGEPAR – A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) é uma autarquia em regime especial, criada para exercer a regulação, fiscalização e normatização dos serviços públicos operados por outras empresas, públicas ou privadas, visando assegurar a eficiência, qualidade e regularidade de sua prestação.

Atualmente, é responsável pela regulação e fiscalização dos serviços de transporte coletivo intermunicipal de passageiros; transporte de passageiros da Região Metropolitana de Curitiba; travessias marítimas, fluviais e lacustres (ferryboat de Guaratuba e travessia da Ilha do Mel); saneamento básico; distribuição de gás canalizado; e serviços públicos na área de trânsito (pátios veiculares).

Com a aprovação da Lei Complementar 222/2020, a Agepar também está apta a receber novas atribuições, incluindo entre suas competências outros serviços públicos delegados incluídos na Lei de Concessões ou leis específicas.

Fonte: Governo do Paraná

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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