Na tarde de ontem quinta-feira, 22, dia ímpar para o Município de Nova Aurora, a Administração Municipal fez a entrega de 10 unidades das 40 Casas do ‘Programa Sub 50’. Todas as 40 casas estão localizadas no Bairro Jardim São Roque.
Segundo o Prefeito José Aparecido de Paula e Souza-Pecinha, foi uma luta muito grande desde o início para conseguir concluir essa obra que a população já espera a mais de 10 anos. “Será um presente de Natal poder oportunizar essas famílias dentro das suas casas, durante o período eleitoral foi motivo de chacota por algumas pessoas, mas era uma questão de honra, estivemos em Curitiba depois de tanto vai e vem, ligações, e agora é uma alegria poder entregar essa obra”, enfatiza o Prefeito.
O Prefeito Pecinha faz um apelo aos moradores para que não vendam e não se desfaçam de suas casas, pois o critério de seleção não é fácil, ainda mais um projeto esse com custo zero ao morador.
A Vice-Prefeita Lucinéia Adevente-Néia fala da luta que foi desde 2012 para essa conquista e ressalta a importância de estar entregando essas 10 unidades ainda antes do Natal. Na oportunidade parabeniza os envolvidos, “Parabenizo ao nosso Prefeito Pecinha, toda a nossa Administração Municipal, a Secretaria de Assistência Social, o Rafael Fuhr da parte de engenharia, não foi fácil, mas quando a gente corre atrás as coisas acontecem”, finaliza Néia.
Natalino Alves dos Santos Diretor Presidente da CREHNOR, Instituição financeira responsável pelo projeto ‘Sub-50’ fala sobre o programa, “É uma política pública muito importante que vem sendo desenvolvida no município de Nova Aurora, é uma entrega de dignidade que hoje estamos possibilitando à 10 famílias”.
Segundo Natalino as próximas 10 casas já estão bem avançadas e serão entregues no prazo de 60 dias e as outras 20 já estão em pleno desenvolvimento e construção, o prazo que a CREHNOR teria de entregar seria no dia 23 de fevereiro, porém devido a Pandemia e as chuvas não será possível, o prazo estimado é para abril do ano de 2023.
Rogério Petronilho é um dos vereadores envolvidos na devolução do dinheiro para que se fosse aplicado nas obras dessas casas. O vereador fala que esse projeto estava paralisado a mais de 10 anos, o que impossibilitou a habitação para as famílias de baixa renda que foram inicialmente contempladas.
Segundo o Vereador Rogério Petronilho o compromisso efetivo para o término desse projeto nasceu de muita reinvindicação da câmara municipal aliado à economia da ordem de mais 2 milhões dos quais 850 mil em sua gestão como presidente foram repassados ao executivo com o compromisso de ser aplicado na construção desse projeto.
“O Prefeito Pecinha usando de muita sensibilidade e habilidade cuidou em adotar todos os procedimentos jurídicos para retomada desse projeto, buscando parceria com a COHAPAR e com a empresa encarregada da construção dessas casas, e hoje estamos entregando parcialmente esse projeto no montante de 10 casas. É com muita alegria e sentimento de dever cumprido como gestor, porque os recursos públicos tem que ser aplicados em prol daqueles que necessitam”, finaliza Rogério.