NOVA AURORA

PARANÁ

Campanha de Natal do Estado atende 5,3 mil crianças e idosos com ações de voluntariado

Publicado em

Este ano, a campanha Natal Voluntário, desenvolvida pela Superintendência Geral de Ação Solidária, não arrecadou brinquedos, mas foi marcada pela doação de muito carinho, brincadeiras, acolhimento e diversas ações voluntárias que envolveram os órgãos do Governo do Estado e centenas de servidores. As ações alegraram 5,3 mil pessoas, entre crianças, adolescentes e idosos.

As atividades foram realizadas entre 23 de novembro e 18 de dezembro por mais de 30 órgãos da administração estadual, atendendo instituições não governamentais, casas-lares, casa de passagem, asilos, condomínios do idosos, escolas municipais e estaduais de educação especial, casas de apoio, penitenciária feminina e hospitais da rede estadual.

As ações levaram ao público-alvo lanches, brinquedos, cestas básicas, itens de higiene, dia de beleza, apresentações de canto e viola, palhaços e muitas brincadeiras, com cama elástica, piscina de bolinhas e pinturas, além da atração mais importante – a presença do Papai Noel.

Para a primeira-dama do Estado e presidente do Conselho de Ação Solidária, Luciana Saito Massa, a campanha foi um momento único para que os servidores sentissem a realidade vivida pelas crianças e idosos que passam momentos de vulnerabilidade. “Acima de receber algo material, eles necessitam e precisam do mais essencial na vida de um ser humano, que é amor, carinho e esperança de um futuro melhor”, disse Luciana.

Leia Também:  População de Reserva receberá projeto PCPR na Comunidade nesta semana

A superintendente de Ação Solidária, Cristina Ricordi, afirma que a prática do voluntariado é muito recompensadora e que, com certeza, faz toda a diferença na vida do próximo. “Além de encher o coração daqueles que recebem, também faz bem a quem pratica. Tem muitas pessoas ansiando por atenção e carinho. Considero muito nobre o ato de doar o tempo e o afeto que a pessoa carrega dentro de si”, ressaltou.

A Casa Civil, por exemplo, escolheu o projeto Playing for Change. “Escolhemos esse projeto para o Natal Voluntário porque acreditamos na sua capacidade de mudar vidas. Estivemos em uma comunidade carente e este é o nosso papel, estar perto da população, perto da sociedade, ajudando a transformar vidas”, destacou o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega

De acordo com ele, incentivar projetos sociais como este é acreditar que o investimento nesses jovens vai gerar resultados futuros. “É uma contribuição para o nosso País, para o nosso Estado, através da música, da cultura, do esporte, da arte e da educação”, completou Ortega.

Leia Também:  Pavimentação, Meu Campinho e hospital: Estado reforça investimentos em Colombo

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar e Assembleia Legislativa entregam doações do programa Tampinha Paraná

Published

on

By

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) entregou nesta semana 230 kg de tampinhas plásticas ao Asilo São Vicente de Paulo, no bairro Juvevê, em Curitiba. A doação faz parte das atividades conjuntas entre a Sanepar e a Assembleia Legislativa do Paraná, por meio de um termo de cooperação firmado no ano passado para o Programa Tampinha Paraná.

Criado pela lei estadual 21.697/2023, o programa tem como objetivo arrecadar tampinhas plásticas para instituições que atendem pessoas idosas em situação de vulnerabilidade. Desde o início da parceria, a Sanepar já repassou cerca de 700 kg de tampinhas plásticas para o asilo.

O material vem sendo arrecadado junto aos seus empregados, com incentivo do Programa de Voluntariado Corporativo da Sanepar, e também nas ações realizadas no Litoral durante o último Verão Maior.

O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, destaca que o Programa Tampinha Paraná tem duas vertentes muito importantes. “A primeira delas é a ação ambiental. Com a coleta deste material, que tem valor econômico, estamos dando a destinação correta e evitando o descarte irregular dessas tampinhas plásticas. E, ainda, há o componente mais importante, que é a transformação dessas tampinhas em produtos de higiene para instituições assistenciais. É uma ação socioambiental que beneficia as pessoas, o meio ambiente e, neste caso, o Asilo São Vicente de Paulo, que atua com tanta maestria no atendimento dos idosos”, disse.

Leia Também:  Paraná apoia projetos de prevenção e pesquisas sobre tratamento do câncer de mama

O superintendente do Asilo São Vicente de Paulo, padre José Aparecido Pinto, vê no programa um importante parceiro para a aquisição de fraldas geriátricas. Ele destaca que, entre tantas campanhas, a Tampinha Paraná tem contribuído significativamente para a instituição, que utiliza 20 mil fraldas geriátricas mensalmente.

“O impacto pra nós é muito grande. Hoje já compramos mais de 10 mil fraldas através dessa campanha das tampas de garrafa pet, com apoio da Sanepar, e também de condomínios, escolas, igrejas, e todos os espaços e famílias que vão guardando as tampas e mostrando às crianças o significado disso. Estamos falando de educação, de consciência, de compreensão. A importância é incrível”, afirmou.

O Programa recebe diversos tipos de materiais plásticos, que precisam estar higienizados antes da doação. Entre eles, tampinhas de garrafa pet, margarina, manteiga, requeijão, achocolatado, maionese, ketchup, temperos, leite, leite em pó, amaciante, sabão ou sabonete líquido, água sanitária, álcool, desinfetante, limpa odores em geral, lustra móveis, detergente, shampoo, condicionador, cremes de tratamento, hidratante, creme dental, acetona, sabonete líquido, de lenço umedecido, talco, pomadas, remédios, caneta e canetinhas. 

Leia Também:  Estado viabiliza novas obras em São José dos Pinhais, Itaúna do Sul, Rio Negro e Ventania

A coordenadora do Comitê de Voluntariado Corporativo da Sanepar, Lucilene Costa, ressalta que as arrecadações têm sido organizadas com dedicação pelos comitês internos de voluntariado, que estão sempre atentos ao que pode ser reutilizado ou transformado em benefício de quem mais precisa. “Queremos arrecadar muito mais porque sabemos da importância social e ambiental desse trabalho”, disse. “Essa campanha vai muito além da reciclagem, ela representa cuidado, responsabilidade e amor ao próximo”.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA