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Procon-PR orienta passageiros sobre problemas em relação a viagens com companhias aéreas

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O Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR) emitiu algumas recomendações à população paranaense sobre o relacionamento com as companhias aéreas, principalmente neste período de intenso movimento. A movimentação do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, deve ultrapassar 350 mil pessoas neste fim de ano. Em Londrina, segunda maior cidade do Estado, a previsão é de 51 mil passageiros em deslocamento.

Uma das questões que complicaram a relação nesta semana foi a greve da categoria de pilotos e comissários. Com isso, voos comerciais têm registrado atrasos ou cancelamentos, gerando transtornos aos passageiros que dependem desse transporte. Segundo o Procon-PR, as companhias aéreas têm obrigação de dar toda a assistência aos seus consumidores, o que deve ser exigido dos clientes.

Órgão vinculado à Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), o Procon-PR, orienta que todas as pessoas que se sentirem lesadas devem procurar a companhia aérea ou as agências de viagens para conhecer as soluções oferecidas. “As companhias têm que prestar assistência aos consumidores”, explica Claudia Silvano, diretora do Procon-PR. “Como o prejuízo não será apenas material, financeiro, mas também a perda de pacotes de viagens, conexões, passeios e experiências, é possível formalizar a reclamação no Procon”.

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O órgão de defesa do consumidor pode ser acionado caso não haja uma resposta satisfatória por parte da companhia aérea ou agência de viagens. Claudia Silvano ainda destaca que, para evitar transtornos maiores, o consumidor pode entrar em contato com a companhia aérea antes mesmo de se deslocar ao aeroporto para saber se há atrasos ou cancelamentos.

Ela ainda explica que se essas situações ocorrerem com os consumidores já no aeroporto, eles têm direito a apoio material como alimentação, comunicação e hospedagem por conta da empresa. O Procon-PR aconselha aos passageiros a guardarem todos os comprovantes de eventuais gastos em decorrência dos atrasos e cancelamentos para comprovação no momento oportuno.

Outra orientação é procurar as orientações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), órgão que regula todas as questões relacionadas aos voos no Brasil. Em termos de direitos dos passageiros aéreos, a legislação mais relevante é a Resolução Nº 400. Ela define quais são as responsabilidades das companhias aéreas quando ocorrem problemas com os voos e especifica os tipos de assistência que as empresas são obrigadas a prestar em cada situação.

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Fonte: Governo do Paraná

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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