NOVA AURORA

Itaipu

Sachsida conhece novas tecnologias sustentáveis para produção de energia

Publicado em

O ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, visitou a Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR), nesta sexta-feira (16). Acompanhado de uma comitiva de técnicos do Ministério, ele assistiu a uma apresentação sobre a empresa, feita pelo diretor-geral brasileiro, Anatalicio Risden Junior, e fez uma visita técnica. À tarde, conheceu as instalações da unidade de biometano e a planta de produção de hidrogênio verde – ambas localizadas na área da usina -, além do Refúgio Biológico Bela Vista, que é mantido pela empresa.
De acordo com o ministro, o objetivo da viagem foi aproximar as equipes técnicas do MME e da Itaipu, promovendo a integração e criação de canais diretos de comunicação entre áreas que têm correlação para a atividade diária. “O fato de conhecer in loco esse lugar fantástico que é a Itaipu ajuda também na análise de demandas que vêm da empresa.  Essa integração gera uma melhor resposta a essas demandas e, acima de tudo, mais velocidade e qualidade na decisão de políticas públicas”, destacou Sachsida.
Para a engenheira eletricista Isabela Sales Vieira, diretora de Programa do Ministério de Minas e Energia, é fundamental essa aproximação e o diálogo entre as duas instituições. “Itaipu foi pioneira e poder estar aqui é uma honra e permite que a gente veja que o que fazemos dentro do nosso escritório é importante para o nosso país. É ótimo acompanhar essa modernização da empresa, que continuará sendo um modelo para o mundo.”
Além de conhecer o funcionamento da usina, os servidores federais puderam ter contato também com particularidades da empresa, que é única no país por seu modelo de criação e gestão. “É uma grande obra de engenharia, mas também de diplomacia e jurídica. O tratado que criou a empresa ainda é atual, é um documento que tinha muita visão de futuro”, ressaltou a diretora Jurídica da Itaipu, Mariana Favoreto Thiele.
Ao tratar de novas energias sustentáveis, como o biometano e hidrogênio verde produzido nas plantas que visitou em Itaipu, o ministro fez questão de ressaltar o potencial da empresa para a evolução do setor energético do país. “Itaipu tem uma contribuição fundamental, isso é inquestionável. É uma empresa que bate recordes, que bate metas, com a qual o Brasil pode contar. Nesse governo procuramos ter um norte muito claro, que é energia limpa, segura e barata, e Itaipu contribui decisivamente para o desenvolvimento econômico e social brasileiro ao fornecer exatamente isso ao nosso país”, frisou.
O diretor-geral brasileiro apresentou também aos visitantes o trabalho ambiental desenvolvido pela empresa, que é premiada mundialmente pelo cuidado com a água e com a fauna e flora da sua área de abrangência. De acordo com Risden, Itaipu é um exemplo de como a geração de energia pode ser uma grande aliada do meio ambiente – ponto destacado pelo diretor de Coordenação, Luiz Felipe Carbonell, responsável pelas ações ambientais da empresa. De acordo com ele, “desenvolvimento sustentável não é apenas uma bandeira de Itaipu, mas parte fundamental da empresa”.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  13 pontes do Oeste vão receber investimento de R$ 11 milhões em reformas
Advertisement

Itaipu

Natal da Itaipu 2024 terá shows e oficinas gratuitas

Published

on

O Papai Noel estará muito bem acompanhado na Vila Encantada do Natal 2024 da Itaipu Binacional. De 7 de dezembro a 5 de janeiro, o bom velhinho terá uma série de atividades gratuitas para encantar e divertir adultos e crianças no Gramadão da Vila A.
A abertura do Natal da Itaipu será neste sábado (7), às 20h, com o espetáculo “Uma Noite Antes do Natal”, da Companhia Despertar. É o terceiro ano consecutivo em que a companhia participa das festividades, sempre com shows muito elogiados pelo público.  Em 2024, um grupo de mais de 40 artistas vai contar a história de Luli, uma garota determinada a resgatar o espírito natalino para sua família.
No domingo (8), o Padre Reginaldo Manzotti relembra o verdadeiro significado do Natal em uma missa seguida de show, com início às 18h.
Padre Reginaldo Manzotti fará missa e show no domingo (8). Foto: Marcos Labanca/Itaipu Binacional
A partir daí, todo final de semana (de sexta a domingo), vai ter música para todos os estilos, com destaque para artistas locais. O início será sempre às 19h. No dia 13, DJ; no dia 14, Banda Fumê; no domingo (15) showzaço com Coral de Itaipu e APAE. Já no dia 20 tem Orquestra Doxologia; no dia 21, Inspira Samba e, no domingo (22), banda Lei de Gauss. Em janeiro, no dia 4, sobe ao palco do Gramadão Maxcilene Carvalho, e no domingo (5), Marina Araldi.
Luz e emoção
As noites do Natal do Gramadão começarão com a alegria de uma fanfarra convidando os visitantes para a Vila Encantada. Às 19h30, a árvore de 22 metros de altura será acesa pelo “Engenheiro da Itaipu”, personagem responsável por cuidar de todos os detalhes do funcionamento da Vila.
Haverá ainda efeitos artísticos com luzes de LED, projeção de vídeos e vários espaços “instagramáveis” para registrar o momento em família, além de acrobatas, palhaços e “duenders”, os fotógrafos que estarão registrando o evento e os visitantes.
Outro destaque da decoração é a Casa do Papai Noel. Durante a semana, ele conversa e tira fotos com as crianças das 20h às 22h; nos fins de semana, das 18h às 22h. E ele estará de acordo com a última moda no Polo Norte: camiseta e bermuda. Afinal, em Foz do Iguaçu, a roupa tradicional não dá!
Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional
Oficinas
A partir da próxima terça-feira (10), o público vai aprender e se divertir com várias oficinas gratuitas, ministradas por personagens muito especiais.
A Oficina de Contação de Histórias fica a cargo da Mamãe Noel. A Senhora Árvore vai ministrar uma oficina de Pintura de Enfeites usando madeira de reflorestamento. O Maestro Capivara e a Onça Maestrina vão ensinar a fazer instrumentos musicais usando materiais recicláveis. O artista Natalino fará pintura em ecobags e, para completar, a Fada Atlântica ministrará a Oficina de Jardinagem.
Companhia Despertar trará um novo show para emocionar. Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional
As Oficinas acontecem em casinhas decoradas de acordo com a personalidade de cada habitante, de terça a sexta, das 20h às 22h, e nos fins de semana, das 17h30 às 22h. A participação nas Oficinas é aberta ao público com número limitado de inscritos conforme a capacidade de atendimento. Para se inscrever basta chegar no local.
Os jovens dos projetos Um chute para o futuro, CAIA-Foz, Anjo Gabriel, Aprendendo a Viver e Associação Fraternidade Aliança, todos apoiados pela Itaipu, já confirmaram presença.
Solidariedade
Em parceria com a RPCTV e o Sebrae, os visitantes poderão entregar brinquedos novos ou usados em bom estado para doação a crianças em situação de vulnerabilidade. E quem doar vai receber uma surpresa da bolinha de Natal, Mary.
Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Todos contra a dengue: campanha de saúde vai mobilizar escolas de Foz do Iguaçu
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA