NOVA AURORA

PARANÁ

CGE Itinerante encerra atividades do ano e reforça participação popular na gestão estadual

Publicado em

Sugestões, reclamações e elogios foram colhidos de usuários dos serviços estaduais prestados presencialmente, por meio do programa CGE Itinerante. Nesta semana, as equipes visitaram as sedes do Detran, Instituto de Identificação e Farmácia do Paraná, em Curitiba, e encerraram as atividades do Dezembro Transparente.

As pessoas são entrevistadas para avaliar a prestação do serviço e informadas sobre os canais de ouvidoria do Governo do Estado e sobre dados que constam no Portal da Transparência.

O trabalho de ouvidoria ativa é desenvolvido pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), por meio do CGE Itinerante, para estimular a participação do cidadão na gestão estadual. As informações colhidas nessas visitas são encaminhadas aos órgãos responsáveis para que possam promover melhorias no atendimento.

Acesso a dados oficiais e à administração estadual são ferramentas importantes para o exercício do controle social, aquele exercido pela sociedade sobre o poder público, conforme avaliação do controlador-geral do Estado, Raul Siqueira. “O governo estadual investe na gestão participativa e buscamos em quem usa os serviços públicos informações que possam melhorar cada vez mais o atendimento ao cidadão”, afirmou.

NO LOCAL – Desde segunda-feira (12) até esta sexta (16), servidores das coordenadorias de Ouvidoria (Ouvidoria-Geral) e de Transparência e Controle Social entrevistaram cerca de 400 pessoas e registraram impressões sobre o atendimento. Neste ano, foram 1,8 mil cidadãos entrevistados e, desde 2019, foram cerca de 6 mil. O trabalho ocorreu em mais de 200 municípios.

Leia Também:  PMPR já entregou mais de 2,3 mil pulseirinhas na orla do litoral paranaense e reforça cuidados com as crianças

Essa pessoas conhecem os canais de ouvidoria disponíveis para entrar em contato com o Governo do Estado. “Muita gente ainda não sabe que pode opinar, reclamar e sugerir ações para a administração pública e que a Ouvidoria é o canal adequado para isso. Todas as manifestações recebidas são respondidas em até 10 dias”, informou o coordenador de Ouvidoria, Yohhan Souza.

OUVIDORIA – Desde 2011, quando o serviço passou a ser registrado no sistema próprio, mais de 1 milhão de cidadãos entraram em contato com a Ouvidoria. Só de 2019 para cá, foram 531 mil, mais que o registrado com a soma dos anos anteriores.

De acordo com Souza, a procura pela ouvidoria se deve à confiança da população no governo e no serviço. Por exemplo, a melhoria na estrutura do setor reduziu em mais de 80% o tempo de resposta. “Melhoramos as formas de acesso à ouvidoria, como o atendimento pelo aplicativo Whatsapp, e aumentamos o número de servidores. Também a procura por esse serviço ocorre quando as pessoas têm certeza que suas manifestações chegarão às autoridades competentes”, informou o coordenador.

PANDEMIA – O número de entrevistados no programa CGE Itinerante só não foi maior por causa da interrupção provocada pela pandemia de Covid-19. Nesse período, quando possível, foi verificado o recebimento da vacina pelos municípios e a distribuição da merenda escolar.

Leia Também:  Cooperativa Agrária anuncia investimento de R$ 500 milhões em nova maltaria em Guarapuava

O programa também é acionado em situações identificadas como prioritárias, pelo número de manifestações na Ouvidoria, como ocorreu com o ferry-boat de Guaratuba, no início do ano.

Matheus Gruber, coordenador de Transparência e Controle Social, destacou que nas entrevistas o cidadão é informado sobre o como consultar dados disponíveis no Portal da Transparência. Segundo ele, somente com informações confiáveis as pessoas podem ter base para pensar soluções e identificar problemas. “O Portal da Transparência é monitorado diariamente para que possamos garantir a confiabilidade. Com essa segurança, divulgamos aos entrevistados como fazer para conhecer o Governo e exercer o papel de cidadão, colaborando com a gestão”, disse.

A ação também contou com servidores da Coordenadoria de Integridade e Compliance. Todas as observações e reclamações registradas são encaminhadas ao gestor do serviço avaliado, responsável por operar melhorias. “O principal é o cidadão saber que pode reclamar, sugerir e elogiar, que o Governo do Estado está pronto para ouvi-lo”, disse Cristiano Pereira, que coordena a ação.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Em 2024, Governo do Paraná investiu mais de R$ 250 milhões em segurança alimentar

Published

on

By

Segurança alimentar é uma prioridade no Paraná e a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) tem investido em iniciativas sólidas para garantir o acesso à alimentação de qualidade, promover a geração de renda e fortalecer a agricultura familiar. Ela acontece por meio dos programas Compra Direta, Restaurantes Populares, Hortas Urbanas, entre outros.

Em 2024, o Estado reforçou seu compromisso em combater a insegurança alimentar com ações estratégicas e integradas que beneficiaram mais de 500 mil famílias em situação de vulnerabilidade com um investimento de mais de R$ 250 milhões do Estado, promovendo também a sustentabilidade alimentar.

Para isso o Estado se guia pelo Plano de Segurança Alimentar e Nutricional 2024-2027, recém-publicado, que é o resultado de um esforço conjunto da Câmara Governamental Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-PR) e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-PR).

A publicação do plano reafirma o compromisso e a busca do Governo do Estado com a promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e com a construção de um sistema agroalimentar mais sustentável, que valorize os circuitos curtos de comercialização e respeite os hábitos alimentares da população paranaense. Esse novo plano abrange 9 eixos, com seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de 83 metas e 170 ações relacionadas.

COMPRA DIRETA – O programa que visa adquirir gêneros alimentícios de cooperativas ou associações da agricultura familiar, para entregar diretamente à rede socioassistencial do Estado, beneficiou cerca de mil entidades filantrópicas do Paraná, atendendo 358,6 mil pessoas com o recebimento de alimentos diversificados. Essa ação promoveu também a geração de renda para aproximadamente 20,4 mil agricultores familiares de 179 associações e cooperativas do Estado, totalizando um investimento de R$ 60 milhões.

Leia Também:  Encontros entre forças de segurança reforçam atuação integrada no Paraná

Os contratos assinados em 2024 finalizam em fevereiro de 2025 e uma nova chamada pública, que prevê a contratação de R$ 70 milhões em gêneros da agricultura familiar, está em fase final de planejamento.

LEITE DAS CRIANÇAS (PLC) – O programa que busca combater a desnutrição infantil, fornecendo diariamente 1 litro de leite enriquecido com vitaminas A, D e ferro quelato para crianças de 6 a 36 meses pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade social, em 2024 distribuiu aproximadamente 36,5 milhões de litros de leite de 4,5 mil produtores nos 1.291 pontos de distribuição espalhados pelo Estado, atendendo cerca de 100 mil crianças e totalizando um investimento de R$ 166 milhões.

O PLC é um programa intersecretarial, que conta com a participação da Seab, secretarias de Estado da Educação, da Justiça e Cidadania (Seju), e da Saúde (Sesa), além do monitoramento e fiscalização do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná (Consea-PR).

PROGRAMA AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) – O programa federal compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Entre a execução mista (com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e a direta (com a Seab), estão sendo beneficiados 1.666 agricultores de 162 municípios, com recursos na ordem de R$ 17,9 milhões. O grande destaque do ano foi a estreia do PAA Indígena, que beneficiou comunidades de 24 municípios com as maiores concentrações populacionais, totalizando R$ 1,5 milhão de investimento.

Leia Também:  Educação recebe novos profissionais da saúde mental para atendimento a servidores

RESTAURANTES POPULARES – Em 2024 o programa de restaurantes que oferecem refeições saudáveis e acessíveis para a população vulnerável formalizou 4 convênios para a construção e implantação de restaurantes populares nos municípios de Pato Branco, Cianorte, Campo Mourão e Quedas do Iguaçu. Os convênios totalizaram um investimento de R$ 21,5 milhões (Seab + municípios) e beneficiaram diretamente cerca de 5.500 pessoas.

HORTAS URBANAS, CENTRAIS PÚBLICAS E FEIRAS, COZINHAS E PANIFICADORAS – Em 2024 foram formalizados 22 convênios que beneficiaram diretamente a população de 11 regionais. Os convênios totalizaram um investimento de 3,6 milhões (Seab + municípios) e devem beneficiar diretamente 38.838 pessoas.

SISTEMA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – Atualmente o Paraná é o Estado com maior número de adesões em números absolutos ao Sisan, com 319 municípios, que correspondem a 24,5% do total de 1.301 adesões nacionais. A iniciativa possibilita que os municípios tenham acesso facilitado a recursos e políticas públicas nacionais, além de demonstrar o compromisso crescente com o combate à fome.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA