NOVA AURORA

PARANÁ

Hospital Universitário de Londrina promove campanha de natal com arrecadação de brinquedos

Publicado em

O Hospital Universitário Regional de Londrina, vinculado à Universidade Estadual de Londrina (UEL), promove uma campanha para arrecadação de brinquedos novos e usados para as crianças hospitalizadas. Também é possível doar materiais de papelaria, que serão utilizados na confecção de cartões de natal e personalização de bonecos terapêuticos para as crianças. Os brinquedos usados devem estar em boas condições. A arrecadação começou nesta semana e segue até quinta-feira (15).

A iniciativa conta com a parceria do Instituto Benfazer, organização londrinense que apoia projetos sociais voltados para crianças, adolescentes e suas famílias; e a Casa de Apoio Amigos do HU/UEL, instituição que atua no acolhimento de acompanhantes de pacientes de outras cidades, em situação de vulnerabilidade financeira.

Segundo a cabeleireira Ivone Alice da Silva, voluntária do HU/UEL há 14 anos, as campanhas solidárias proporcionam conforto em períodos como páscoa, dia das crianças e natal. “Atendemos duas vezes por semana entre 38 e 40 crianças. Cantamos músicas e contamos histórias para os pequenos nos leitos. Levamos brinquedos e kits de pintura, para que possam brincar no período em que estão internadas. Os brinquedos usados são lavados e embalados em pacotes individuais”, afirma.

Leia Também:  Atletas paranaenses foram destaque na primeira etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, em Maringá

REFERÊNCIA – O HU/UEL é referência no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo o único hospital público de grande porte do Norte do Paraná. Com atuação em diferentes áreas de assistência médica, são internadas, em média, 275 crianças por mês. O complexo hospitalar conquistou, inclusive, o título de Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A instituição atende pacientes de 250 municípios paranaenses e cem cidades de outros estados.

OUTRAS CAMPANHAS – Em Guarapuava, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) promove duas campanhas semelhantes, uma para arrecadação de brinquedos e doces e outra para alimentos e doces. A primeira tem como objetivo presentear 63 crianças, entre filhos e netos de funcionários das empresas terceirizadas, que atuam no câmpus do Centro Educacional de Desenvolvimento Tecnológico (Cedeteg). Já a outra irá beneficiar pelo segundo ano consecutivo famílias em situação de vulnerabilidade social do bairro Xarquinho.

Leia Também:  Inovação e sustentabilidade em grandes negócios marcam encerramento do BRDE Labs 2022

Os interessados devem retirar uma sacola com os dados das crianças na direção do câmpus. Os kits devem ser entregues no mesmo local até a quinta-feira (15). Nessa mesma data encerra a coleta de alimentos não perecíveis e doces da campanha Natal Solidário. As doações podem ser depositadas em local específico, na Direção-Geral do câmpus.

Serviço:

Campanha de arrecadação de brinquedos e materiais de papelaria do HU/UEL

Período: até 15 de dezembro

Locais: Serviço Social do HU – Av. Robert Koch, n° 60 – Brasília; e Serviço Social do Ambulatório de Especialidades do HU (Campus da UEL) – Rod. Celso Garcia Cid, PR-445, Km 380 – Campus Universitário

Mais informações: (43) 3371-2256 e (43) 3371-5733

Campanhas de arrecadação de alimentos, brinquedos e doces da Unicentro

Período: até 15 de dezembro

Locais: Centro Educacional de Desenvolvimento Tecnológico (Cedeteg) – Direção-Geral

Mais informações: (42) 3629-8100 – Ramais 8102 e 8185

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Jogos Abertos Master levam mais de 700 atletas a Foz do Iguaçu neste feriado

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Com contas públicas equilibradas, Paraná se fortalece na vitrine de parcerias internacionais

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA