NOVA AURORA

PARANÁ

Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais capacita 66 capitães da PMPR e do Corpo de Bombeiros

Publicado em

O Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), encerrado na noite desta segunda-feira (12), capacitou 66 capitães da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Essa é uma importante etapa na área de administração e segurança pública e ajuda os oficiais a assumir futuramente funções de coordenação e de gestão nas corporações, além de ser requisito para ascensão na carreira, como major e tenente-coronel.

Dos 66 formandos, 50 são do quadro de policiais militares e 16 do quadro de bombeiros militares. O curso contou com 650 horas-aula, distribuídas em 21 disciplinas: políticas públicas voltadas para os direitos humanos e cidadania, gestão de pessoas, gestão pela qualidade, inteligência policial, gerenciamento de crises, análise criminal e táticas para confrontos armados.

“Além dos investimentos em equipamentos, procuramos investir também na capacitação dos militares estaduais, para que possamos ter corporações cada vez mais fortes. É um importante passo desses oficiais para alcançarem novos objetivos dentro das corporações”, destacou o secretário de Segurança Pública, Wagner Mesquita.

Leia Também:  Paraná promove curso de aperfeiçoamento sobre extensão universitária

“É imprescindível a busca pelo conhecimento, pela atualização e pelo próprio reconhecimento de que todos atuamos de forma a melhorar nossa atuação em prol da sociedade. Esse curso é mais um passo na carreira desses oficiais e das corporações”, disse o coronel Hudson Leôncio Teixeira, comandante da PMPR.

“Esse curso possibilita que os oficiais sejam reconhecidos e possam assumir o posto de major e tenente-coronel da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Isso vem ao encontro das necessidades das corporações em qualificar seus quadros e também das necessidades dos oficiais em conquistarem esses postos”, completou o chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros, coronel Gelson Marcelo Jahnke.

Durante o evento, foi feita uma homenagem aos primeiros colocados, uma vez que o curso exige aplicação aos estudos, desenvolvimento de trabalhos, pesquisas e provas. O primeiro colocado pela PMPR foi o capitão Otávio Lúcio Roncalio, seguido pelo capitão Marcos Daner de Andrade e pelo capitão Lauro Sperka Júnior. Pelo Corpo de Bombeiros, o primeiro colocado foi o capitão Lucas Romaniuk, o segundo foi o capitão Oliveira Orlandi Junior e o terceiro foi o capitão Flávio Ferreira Machado.

Leia Também:  Com novas usinas habilitadas, programa de distribuição de leite chega a mais produtores

Já os formandos homenagearam o secretário de Segurança Pública, o comandante da PMPR e o chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros, além do subcomandante-geral da PMPR, coronel Carlos Eduardo Cidreira; do chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel Adilson Luiz Lucas Prüsse; e do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Júnior.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Hospitais Dermatológico e Regional do Litoral têm mutirão para diagnóstico de câncer

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Polícia Militar do Paraná forma 38 policiais no 2º Curso de Inteligência

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA