PARANÁ
Ipardes vai lançar Índice de Preços Regional para medir a taxa de inflação no Paraná
Publicado em
12 de dezembro de 2022por
Itajuba TadeuO Paraná contará com uma metodologia própria para medir os índices de inflação de alimentos e bebidas. O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) lança na próxima quinta-feira (15) o Índice de Preços Regional (IPR), que vai calcular mensalmente a variação no preço de 35 produtos da cesta em seis cidades: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu. Com o cálculo dos valores dos maiores municípios, onde vive um terço da população paranaense, o Ipardes terá um indicador médio da inflação de todo o Estado.
O levantamento utiliza os registros fiscais da Receita Estadual do Paraná, extraídos para uma amostra elaborada pelo instituto, de 366 estabelecimentos comerciais de diferentes portes. “É uma iniciativa inédita no Paraná, na qual trabalhamos em conjunto com a Receita Estadual e a Secretaria da Fazenda para levantar a taxa de variação dos itens a partir das notas fiscais eletrônicas do comércio”, explica o diretor-presidente do Ipardes, Marcelo Curado.
Entre os itens avaliados estão arroz, feijão, macarrão, batata, queijo, cerveja, café, frutas, carnes e outros produtos que compõem a maior parte das compras mensais dos paranaenses, definidos a partir da Pesquisa de Orçamentos Familiares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A lista com variação detalhada de cada item, nas seis cidades analisadas, ficará disponível em um painel interativo no site do Ipardes, com os recortes mensais, no acumulado do ano e no acumulado de doze meses.
ABRANGÊNCIA – O diretor de estatística do Ipardes, Daniel Nojima, ressalta que, por atender outras cidades paranaenses além de Curitiba, o IPR consegue fazer uma radiografia mais abrangente da inflação de alimentos no Estado, em linha semelhante ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE, que analisa o contexto nacional.
“O IPCA é levantado nas principais regiões metropolitanas de capitais do País. Aqui, no Paraná, estamos analisando um grupo de alimentos e bebidas que tem grande participação nas despesas dos consumidores, trazendo as estatísticas para seis localidades bastante representativas do Estado”, salienta.
“Isso permite que o interior paranaense possa acompanhar mais precisamente o que está acontecendo com o custo da alimentação nas suas áreas, podendo verificar cada produto, confirmando o que está variando mais no ano ou no mês”, explica o economista. “Ter esses índices em mãos também pode auxiliar nas decisões público-privadas, com a possibilidade, por exemplo, de subsidiar programas sociais que tenham como parâmetro o custo dos alimentos”.
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ESTATÍSTICA – Somados, os seis municípios analisados têm cerca de 3,9 milhões de habitantes, o que representa 34% da população do Estado, e possuem um Produto Interno Bruto (PIB) total de R$ 180,9 bilhões, 39% do PIB paranaense. Além disso, o comportamento do comércio nessas cidades também tende a representar a dinâmica dos municípios sob suas influências, o que amplia a abrangência explicativa do indicador.
Da mesma forma, os alimentos e bebidas selecionados são os principais itens presentes nas compras mensais de produtos alimentícios dos paranaenses, aproximando a estatística à realidade da população. A amostra dos estabelecimentos escolhidos, que vão desde minimercados até grandes redes, também reflete o comportamento da população no momento das compras, ou seja, os lugares que as pessoas mais frequentam para comprar comidas e bebidas.
“A forma como viemos trabalhando para esses seis municípios nos conferiu a oportunidade de gerar uma amostra bastante representativa em cada um deles. Estamos conseguindo capturar as variações do preço de alimentos de forma clara, como acontece no dia a dia do paranaense”, destaca o diretor de Estatística do Ipardes. “Como referência, utilizamos a Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, que captura um perfil geral dos hábitos de consumo para o Estado”.
Além disso, o registro eletrônico das notas fiscais, que abrange todos os estabelecimentos comerciais do Estado, representa um grande potencial para a análise da variação do preço de alimentos e de bebidas.
“Esses registros contêm informações bastante consistentes, o que nos possibilita desenvolver e calcular um indicador igualmente consistente e muito amplo do comportamento dos preços dos itens de alimentação”, afirma Nojima. “A nota fiscal eletrônica permite fazer uma análise muito precisa. Junto com a Fazenda e a Receita Estadual, pudemos levantar um indicador desse porte a um custo muito baixo”.
Fonte: Governo do Paraná
PARANÁ
20 colégios do programa Escola Solar levam produção de energia sustentável para as salas de aula
Published
24 minutos agoon
15 de abril de 2025By

O Governo do Paraná concluiu no fim do ano passado a instalação de usinas fotovoltaicas em 20 escolas da rede estadual de educação. Elas participaram do projeto-piloto chamado Escola Solar. O investimento foi de R$ 3,5 milhões. Além dos ganhos ambientais e redução dos custos com energia elétrica, o programa promove conscientização para o uso de tecnologias limpas.
A economia aos cofres públicos chegou a R$ 430 mil (comparativo dos gastos com energia entre 2023 e 2024), de acordo com levantamento do Paranaeducação (Preduc), o serviço social autônomo responsável pela supervisão técnica do contrato e que promove a interlocução entre o Governo e as empresas nas áreas de educação, infraestrutura e inovação para tornar os processos mais eficientes, assegurando total rigor em todas as etapas de execução. Ou seja, em breve o programa terá “quitado” o investimento inicial.
As 20 escolas estaduais foram selecionadas para o projeto-piloto após uma análise técnica realizada pela equipe do Paranaeducação. Entre os critérios para a escolha, foram avaliados por exemplo, as regiões com mais incidência de luz solar e as instituições com estrutura adequada de telhado para suportar o peso das placas. O Escola Solar foi desenvolvido em Foz do Iguaçu, Londrina, Sarandi, Maringá, Paranavaí, Umuarama, Jandaia do Sul, Cascavel, Uraí e Campo Largo.
A proposta, alinhada ao Programa de Eficiência Energética da Seed, teve como objetivo equipar escolas públicas com usinas solares, possibilitando a geração de energia limpa diretamente nas unidades de ensino e permitindo a realocação de verbas para outras necessidades. “É o que chamamos de ganha a ganha. Ganha o meio ambiente, com a produção de energia limpa e ainda gera economia de recursos, que podem ser aplicados em outras áreas da Secretaria”, afirma o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
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“Essa iniciativa alia inovação, responsabilidade e compromisso social. Dentro das escolas ele mostra que é possível transformar o presente e preparar as futuras gerações para construir um mundo mais justo, consciente e ambientalmente responsável”, reitera.
Segundo o superintendente do Paranaeducação, Carlos Roberto Tamura, o projeto integrou o tema ao conteúdo pedagógico, promovendo o uso de fontes renováveis. “Nossa forma de fazer o futuro sustentável é com cuidado e transparência com os recursos públicos”, completou.
No Colégio Estadual Bento Mossurunga, em Umuarama, o diretor Anderson José Pereira conta que a implantação do Escola Solar promoveu uma conscientização generalizada entre alunos, professores e a comunidade escolar sobre o uso racional de energia, tanto na instituição quanto nas residências dos estudantes.
Além disso, a instalação do sistema fotovoltaico permitiu a criação de um novo curso técnico em Sistemas de Energia Renovável. Ele tem duração de três anos e agora está ao lado de outros cursos, como técnico em Administração e técnico em Eletromecânica. “O sistema representou uma oportunidade concreta de qualificação profissional, abrindo novas possibilidades de atuação para os nossos alunos”, diz.
Quando as placas que geram energia através dos raios solares foram instaladas no Colégio Cívico-Militar 1º Centenário, em Campo Largo, na região de Curitiba, os professores do componente curricular de Física incorporaram o conteúdo às aulas. “Foi um período em que os alunos acompanharam de perto cada etapa de trabalho dos técnicos para que pudessem entender na prática a importância da energia renovável. E eles gostaram muito de participar do processo”, lembra a diretora Roselaine Cristine Lachozistz.
Entre os conteúdos que o “novo laboratório” permitiu estão estudos sobre as ondas eletromagnéticas, a formação da célula voltaica e a incidência de fótons, e os fluxos das correntes elétricas.
Fonte: Governo PR

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