O Município de Iracema do Oeste concluiu recentemente as metas dos convênios firmados junto a Itaipu Binacional com a realização de ações de sustentabilidade, desenvolvimento cultural, práticas conservacionistas, saneamento ambiental, conservação da biodiversidade e fortalecimento da agropecuária. No dia 01/12, aconteceu em Foz do Iguaçu o Encontro de Integração que marcou o encerramento das atividades. O Município foi representado pelas Gestoras Municipais de Educação Ambiental Josiane Tonelli, Eliane Borin, Mariane Corrêa e pelas Gestoras Municipais de Cultura Izabella Guelfi e Marieli Renata Baltziki Paulosso.
No âmbito das ações de sustentabilidade e práticas de conservação foram realizadas 13 oficinas de recuperação de nascentes, 2 oficinas de grafite, 2 oficinas de horta (CMEI Pequeno Príncipe e APAE Menino Jesus), 02 oficinas de cisterna (CMEI Pequeno Príncipe e APAE Menino Jesus), 50 km de curvas de nível, 2 km de calçamento poliédrico na Estrada Patu e 10 km de cascalhamento que compreenderam trechos nas estradas São Luiz e Jacaré e no Ramal Pirapora. As ações foram coordenadas pelas Gestoras Municipais de Educação Ambiental.
As atividades incluíram ainda algumas campanhas educativas, como: entrega de imãs de geladeira com informações da coleta de resíduos; restauração de Área de Preservação Permanente – APP; concurso de desenhos e cartazes; distribuição de lápis semente; distribuição e plantio de mudas de árvores.
O desenvolvimento das ações culturais ficaram sob responsabilidade das Gestoras Municipais de Cultura, com a realização de oficinas de contação de histórias e oficina de maquiagem, que tiveram como público-alvo os adolescentes.
Os recursos financeiros necessários para a execução das atividades compreenderam repasses da Itaipu e recursos próprios do Município. Para o próximo ano está prevista a manutenção da parceria com a Itaipu Binacional para o desenvolvimento de novas ações.