NOVA AURORA

PARANÁ

Com o tema “Bichos do Paraná”, CJAP promove premiação e exposição de desenhos

Publicado em

Acontece no sábado (10), às 10h30, no Canal da Música, em Curitiba, a abertura da exposição “Bichos do Paraná: Personalidades”, evento conjunto à premiação do 3º Concurso Paranaense de Desenho, iniciativa promovida pelo Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP).

Nesta terceira edição, o concurso levou os participantes a pesquisarem e retratarem importantes figuras paranaenses, com o tema “Bichos do Paraná”, que faz referência à música de João Lopes, que cantava “eu não sou gato de Ipanema, sou bicho do Paraná”.

“Sejam elas pessoas conhecidas ou que ainda são anônimas, são personalidades que trazem inspiração para essas crianças e adolescentes”, diz Adriana Cichocki, responsável pela comissão organizadora, reforçando o caráter didático do evento.

Centenas de desenhos participaram do concurso. Dentre esses, 40 foram selecionadas para integrar a exposição, que fica em cartaz até 23 de janeiro de 2023.

No dia da abertura, também serão divulgados e premiados os três primeiros colocados nas categorias Infantil e Juvenil, além da presença de diversos homenageados.

Leia Também:  Balé Teatro Guaíra faz apresentações em festivais de João Pessoa e Recife

Luiz Gustavo Vidal, diretor do CJAP, convida a todos para atestar a qualidade dos trabalhos. “A mostra apresenta surpreendentes retratos de artistas, intelectuais, lideranças e muitos outros paranaenses que inspiram e seguem construindo o nosso Paraná”, afirmou.

PREMIAÇÃO – A comissão julgadora é formada por agentes da cena cultural: os artistas Ana Laura Torquato, Ana Lígia de Souza Mello, Lavalle, Marcelo Conrado e Sabine Feres, que elegeram as 40 obras selecionadas – 20 da categoria Infantil e 20 da Juvenil.

Além de participarem da exposição, os três primeiros colocados de cada categoria receberão uma mesa digitalizadora, prêmio viabilizado pela Associação de Pais e Amigos do CJAP em parceria com a XP-Pen, fabricante do eletrônico.

“É um mundo que se abre para os primeiros colocados, que poderão soltar toda a sua criatividade por meio da arte digital, e continuar a desenvolver o seu estilo artístico em novos formatos”, disse Luiz Vidal.

Leia Também:  Paraná reconhece 45 empresas comprometidas com segurança das mulheres no turismo

CJAP – O Centro Juvenil de Artes Plásticas, idealizado pela educadora Eny Caldeira e pelo artista e educador Guido Viaro, é uma instituição que se dedica à educação inicial do ensino artístico, propondo a transversalização da arte para crianças e jovens. Em seu espaço acontecem oficinas e atividades que constroem o referencial e aprendizado artístico dos aprendizes, em uma dinâmica de entendimento acessível e comunitário.

Serviço:

Abertura: 10 de dezembro, às 10h30

Exposição: de 12/12 a 23/01/2023

Canal da Música – Rua Júlio Perneta, 695 – Mercês – Curitiba

(41) 3331-7400

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  PCPR prende homem por dívida de pensão alimentícia em Fazenda Rio Grande

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Governo lança edital para restaurar nova rodovia estadual em concreto, no Centro-Oeste

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA