NOVA AURORA

PARANÁ

Evento em alusão ao Dezembro Transparente discute desafios para ampliar a transparência

Publicado em

Em alusão ao Dezembro Transparente, começou nesta quarta-feira (7) a 2ª Semana Paranaense da Transparência Fazendária: Cooperação, Modernização e Inovação na Gestão Pública. O encontro, que segue até esta quinta-feira (8), das 9h às 12h, destaca a importância da transparência e do controle social fazendário. O objetivo é conscientizar a população e, particularmente, os agentes públicos, sobre os mecanismos de acesso à informação.

Promovido pela Ouvidoria e Transparência da Secretaria da Fazenda, e também pela Escola Fazendária do Paraná (Efaz), em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE) e o apoio da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, o evento acontece de forma online pelo Canal do YouTube da Efaz.

Na abertura, o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, destacou o trabalho do Governo em avançar com a transparência de dados da gestão pública. “É através dessas ações de gestão pública, de melhoria dos procedimentos e de capacitação de todos os servidores, que fomentamos efetivamente o combate à corrupção, por meio da promoção da transparência pública e da integridade dentro da administração”, afirmou.

Leia Também:  Paraná firma novo acordo para uso de tecnologia sul-coreana na educação pública

A diretora-geral da Secretaria da Fazenda, Marcia do Valle, explicou que a transparência dos gastos para a população é uma preocupação constante do Governo do Paraná. “Nos preocupamos em mostrar todos os dados no portal de forma didática, para que todos os cidadãos possam entender e questionar as políticas sociais, para que sejam realmente transparentes todos os gastos, pensando na boa aplicação do recurso público, dando o retorno para a população”, afirmou.

Estão sendo abordados transparência na gestão pública e nos documentos fiscais. O evento também focará nos desafios para alcançar as metas nesta área e os avanços na gestão fiscal através do Programa de Modernização da Gestão Fiscal (Profisco II).

“Neste encontro, buscamos destacar a relevância da cooperação entre os agentes públicos, os órgãos e entes federados, bem como a importância dos documentos fiscais e os desafios enfrentados na promoção da transparência e do controle social”, disse Clarice Kusma, ouvidora da Sefa.

TRANSPARÊNCIA – O Paraná é o único estado brasileiro avaliado com Transparência Diamante pelo Programa Nacional de Transparência Pública. O índice no Radar da Transparência Pública chegou a 98,51%. O levantamento foi divulgado em novembro.

Leia Também:  Seminário reúne professores formadores e profissionais em estágio probatório

Em 2020, o Paraná virou referência na gestão financeira e orçamentária do Estado nas ações de combate à pandemia da Covid-19. O Estado foi um dos poucos que ficaram de fora do relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) que apontou falhas no uso de recursos federais na pandemia.

Com o Profisco II, o Governo quer avançar com melhorias na gestão fazendária e transparência fiscal; criar ferramentas mais modernas para a administração tributária, levando em consideração a concessão de benefícios; e qualificar o gasto público no detalhe com a implantação de projetos que têm como objetivo proporcionar um retorno satisfatório para a sociedade.

PARTICIPANTES – O evento conta com a participação de servidores e representantes da Secretaria da Fazenda, da Receita Estadual do Paraná, CGE, Ministério Público, Procon-PR, Superintendência Geral de Inovação do Paraná e Secretaria da Fazenda e Receita Estadual do Rio Grande do Sul.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  PCPR atende mil pessoas em evento de conscientização sobre drogas na Capital

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Portos do Paraná participa de mutirão na Ilha do Mel e retira 3 toneladas de resíduos

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA