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Controladoria-Geral do Estado premia servidores e agentes que se destacaram em 2022

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Os servidores que se destacaram neste ano foram premiados pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) no 3º Seminário Paranaense contra a Corrupção, que terminou nesta sexta-feira (02), no Canal da Música, em Curitiba. A cerimônia encerrou o evento, depois de painéis que reforçaram o uso da tecnologia para o exercício do controle social sobre a administração pública.

O controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, afirmou que os servidores são guardiões da integridade no serviço público. As áreas atendidas pelos premiados são Ouvidoria, Transparência, Controle Interno e Compliance.

“Essa premiação é uma forma de valorizarmos aqueles agentes que mais se destacaram dentro de suas funções nos mais de 60 órgãos e entidades do Governo do Paraná”, disse.

Foram laureadas 15 pessoas: três servidores (Camila Teixeira Zavadzki, Josiane Lourenço Schneider e Marlon Stafin) e 12 agentes (Adão Aparecido Brasilino – UEL, Andrea Krawutshke Lera e Lais Alves Ventura – Secretaria de Saúde, Ben Hur Juvencio Bueno – CGE, Daniel Kravetz – Paranaprevidência, Ezequiel Emerson Vieira e Janize Aparecida Barbosa – Junta Comercial do Paraná, Fernanda Ferreira Da Silva – Procuradoria-Geral do Estado, Manoela Silveira Dos Santos – Unioeste, Louisie Caroline De Pascoal e Stiverson Charles De Oliveira – Celepar, e Rosemeire Santos Rodrigues – Copel).

SEGUNDO DIA – O controle da sociedade sobre a gestão tem na transparência pública sua principal ferramenta. Esse foi o destaque do segundo dia do evento.

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No Paraná, o Portal da Transparência divulga informações sobre contratações, despesas e receitas, além de muitas outras áreas. Com isso, a população pode acompanhar a gestão e auxiliar no controle dos gastos e na execução de obras, por exemplo.

“É impossível o Estado ter controle sobre absolutamente 100% dos seus processos, então essa participação é fundamental para combater desvios e outras formas de corrupção”, ponderou Marcelo Calero, diplomata e cientista político.

A professora-doutora Vera Lúcia Suguihiro, da Universidade Estadual de Londrina, compôs o mesmo painel e acrescentou que recursos financeiros, principalmente os de grande monta, precisam ganhar visibilidade tanto na arrecadação quando na aplicação.

“Com o controle social, obviamente vamos ter mais dinheiro para políticas públicas, e o próprio Estado vai ter a sua governança executadas com primor, para efetivamente fazer o seu papel de atender ao interesse da população”, completou.

Sem tecnologia esse controle fica prejudicado. No painel seguinte, Juliana Nascimento, professora de Consultoria de Soluções para Riscos na Escola de Negócios KPMG, disse que o avanço digital da administração pública facilita a acessibilidade por parte do cidadão, que pode acompanhar mais de perto o trabalho dos órgãos públicos.

“Recursos tecnológicos trazem a possibilidade de desburocratização dos processos e dão maior agilidade no acompanhamento destes, além de o Estado responder mais rapidamente para o cidadão as suas dúvidas e questionamentos sobre a gestão”, ressaltou.

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No mesmo painel, Glades Chueiry, fundadora do Potencial Compliance Brasil e diretora da Taticca Allinial Global Brasil, debateu o metaverso na administração pública. “A tecnologia vai humanizar cada vez mais as relações que estão dentro do metaverso, em termos de atendimento e educação, para que as pessoas possam compreender corretamente o que é a integridade, por exemplo”, comentou.

APROVAÇÃO – O 3º Simpósio Paranaense contar a Corrupção foi aprovado pelos participantes que elogiaram a qualidade e a pertinência das palestras para suas rotinas. Josiane Nascimento trabalha com Ouvidoria e Transparência na Universidade do Norte do Paraná, em Jacarezinho, e disse que o evento superou as expectativas.

“Vejo que a gente está no caminho certo, mas percebi que é possível melhorar alguns pontos. Absorvemos muitas coisas novas que podemos introduzir na nossa instituição”, contou.

Maurício da Costa trabalha no setor financeiro e de compras do Hospital Luíza Borba Carneiro, em Tibagi, e elogiou a escolha dos temas e palestrantes para enriquecer o conhecimento e a oportunidade para trocar experiências. “Essas palestras, principalmente sobre integridade, são estimulantes e incentivam o desenvolvimento de nosso trabalho”, declarou.

Fonte: Governo do Paraná

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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